A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Henrique Mariano da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44385
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
id UNB_77651058a9e67e88de87baaec0dc7b07
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44385
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-PintoPoesia brasileira - crítica, interpretação, etcPoesia contemporâneaMulheres na literaturaCidadesTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.Em Corola (2000b) e Margem de manobra (2005a), de Claudia Roquette-Pinto, somos envolvidos pelos ambientes circunscritos de uma casa ou apartamento aos limites dos jardins e de cidades devastadas. A voz poética se materializa nas fibras do corpo e nos espaços que habita, amalgamada com a natureza viva do jardim e da cidade. Com “delicada violência”, os espaços públicos e privados invadem-se e imiscuem-se. O eu lírico se objetiva nas imagens e sensações do poema e desafia o próprio fôlego na ameaça ou iminência da autodestruição. A potência de sua dicção se realiza entre a fala e a impossibilidade de ser compreendida, entre a concretude, o erotismo do corpo, e o logro abstrato da linguagem. A análise de poemas selecionados do corpus literário, fundamentada na crítica materialista dialética e em teorias da lírica, nos permite compreender a voz e o corpo como eixos simbólicos e estruturais que captam esteticamente a experiência histórica da mulher no eu lírico. Esta se universaliza na forma estética e no que tem de profundamente humano, na medida em que capta a experiência urbana contemporânea.In Corola (2000b) and Margem de manobra (2005a), by Claudia Roquette-Pinto, we are enveloped by the circumscribed environments of the house or the body, or by the limits of the garden and the city. The poetic voice materializes itself in the fibers of the body and in the spaces of nature, amalgamated with the life of the garden and the city. With “delicate violence”, public and private spaces invade each other and intermingle. The lyrical self is objectified in the poem's images and sensations and risks its own breath in the threat or imminence of self-destruction. The power of her diction takes place between speech and the difficulty of being understood, between the concreteness or eroticism of the body, and the abstract achievement of language. The analysis of selected poems from the literary corpus, based on dialectical materialist criticism and lyrical theories, allows us to understand the voice and the body as symbolic and structural axes that capture this history of women in the lyrical self. It becomes universal in its aesthetic form and in what is deeply human, insofar as it captures the contemporary urban experience.Pilati, Alexandre Simõeslucihms@gmail.comSilva, Luciana Henrique Mariano da2022-08-02T21:53:48Z2022-08-02T21:53:48Z2022-08-022022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Luciana Henrique Mariano da. A mulher que fala: voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44385A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:58:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/44385Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:58:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
title A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
spellingShingle A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
Silva, Luciana Henrique Mariano da
Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Cidades
title_short A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
title_full A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
title_fullStr A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
title_full_unstemmed A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
title_sort A mulher que fala : voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto
author Silva, Luciana Henrique Mariano da
author_facet Silva, Luciana Henrique Mariano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pilati, Alexandre Simões
lucihms@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Henrique Mariano da
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Cidades
topic Poesia brasileira - crítica, interpretação, etc
Poesia contemporânea
Mulheres na literatura
Cidades
description Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02T21:53:48Z
2022-08-02T21:53:48Z
2022-08-02
2022-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciana Henrique Mariano da. A mulher que fala: voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44385
identifier_str_mv SILVA, Luciana Henrique Mariano da. A mulher que fala: voz, corpo e cidade em corola (2000) e margem de manobra (2005), de Claudia Roquette-Pinto. 2022. 120 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580673144029184