A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367 |
Resumo: | O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial. |
id |
UNB_78c855f3e90b171719d586bb661aeab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/14367 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Januário, Lívia MilhomemTafuri, Maria Izabel2013-10-17T16:47:17Z2013-10-17T16:47:17Z2010-06JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation.Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessA relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de WinnicottTransferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTransferência (Psicologia)Interpretações psicoanalíticasWinnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretaçãoAutismoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/2/license.txt4f768635e1193be25402cb2c7c734803MD52open accessORIGINALARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdfARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdfapplication/pdf373824http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/3/ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf609604287ba77567fb581a781202c417MD53open access10482/143672023-05-31 21:40:05.006open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14367TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTEwLTE3VDE2OjQ2OjI3WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Transferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approach |
title |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
spellingShingle |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott Januário, Lívia Milhomem Transferência (Psicologia) Interpretações psicoanalíticas Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação Autismo |
title_short |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
title_full |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
title_fullStr |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
title_full_unstemmed |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
title_sort |
A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott |
author |
Januário, Lívia Milhomem |
author_facet |
Januário, Lívia Milhomem Tafuri, Maria Izabel |
author_role |
author |
author2 |
Tafuri, Maria Izabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Januário, Lívia Milhomem Tafuri, Maria Izabel |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Transferência (Psicologia) Interpretações psicoanalíticas Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação Autismo |
topic |
Transferência (Psicologia) Interpretações psicoanalíticas Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação Autismo |
description |
O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-17T16:47:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-17T16:47:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367 |
identifier_str_mv |
JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/3/ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f768635e1193be25402cb2c7c734803 609604287ba77567fb581a781202c417 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573522591645696 |