A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, Lívia Milhomem
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tafuri, Maria Izabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367
Resumo: O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.
id UNB_78c855f3e90b171719d586bb661aeab5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14367
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Januário, Lívia MilhomemTafuri, Maria Izabel2013-10-17T16:47:17Z2013-10-17T16:47:17Z2010-06JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation.Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessA relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de WinnicottTransferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTransferência (Psicologia)Interpretações psicoanalíticasWinnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretaçãoAutismoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/2/license.txt4f768635e1193be25402cb2c7c734803MD52open accessORIGINALARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdfARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdfapplication/pdf373824http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/3/ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf609604287ba77567fb581a781202c417MD53open access10482/143672023-05-31 21:40:05.006open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14367TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTEwLTE3VDE2OjQ2OjI3WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-01T00:40:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Transferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approach
title A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
spellingShingle A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
Januário, Lívia Milhomem
Transferência (Psicologia)
Interpretações psicoanalíticas
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação
Autismo
title_short A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
title_full A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
title_fullStr A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
title_full_unstemmed A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
title_sort A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
author Januário, Lívia Milhomem
author_facet Januário, Lívia Milhomem
Tafuri, Maria Izabel
author_role author
author2 Tafuri, Maria Izabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Januário, Lívia Milhomem
Tafuri, Maria Izabel
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Transferência (Psicologia)
Interpretações psicoanalíticas
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação
Autismo
topic Transferência (Psicologia)
Interpretações psicoanalíticas
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação
Autismo
description O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-17T16:47:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-17T16:47:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367
identifier_str_mv JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14367/3/ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f768635e1193be25402cb2c7c734803
609604287ba77567fb581a781202c417
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573522591645696