Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matão, Maria Eliane Liégio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Aline de Almeida, Dias, Ilara Tamyres da Silva, Carrijo, Talita de Morais, Caetano, Wagner José, Silva, André Ribeiro da, Miranda, Denismar Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007
Resumo: Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.
id UNB_7934dda4a3e91c89c09c267eae693f6a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/44791
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolasProspect of educators in relation to sex education in schoolsPerspectiva de los educadores en relación con la educación sexual en las escuelasEducação sexualEducação em saúdeProfessoresAdolescentesCom o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.With the increasing number of STD/AIDS infections among the young population, ques-tions arise regarding the approach to the subject made Sex Education in schools. The aim of this study was to understand how sex education is worked with adolescents and young schoolchildren. This is a qualitative study in a school environment, through semi--structured interviews with nine teachers from state schools in the Northwest region of Goiânia and applied content analysis to establish the themes. Emerged two categories of analysis: Sexual Education – interest of students as a facilitator and Sexual Education – obstacles to overcome. Teachers show that there is interest of the students towards the subject, but different factors interfere with the right approach. Almost all the teachers rea-lize that preparation does not have to address the issue with their students. It is evident that the training of teachers on the subject is a path to be traced for better clarification of doubts and curiosities of the pupils.Con el aumento del número de infecciones por ETS/SIDA entre la población joven, sur-gen preguntas sobre el abordaje del tema de educación sexual realizado en las escue-las. El objetivo de este estudio es entender cómo la educación sexual se trabaja con adolescentes y jóvenes escolares. Se trata de un estudio cualitativo en la escuela, a través de entrevistas semiestructuradas con nueve profesores de las escuelas estatales de la región noroeste de Goiânia y se aplica el análisis de contenido para establecer los temas. Surgieron dos categorías de análisis: Educación Sexual – interés de los es-tudiantes como elemento facilitador y Educación Sexual – obstáculos que superar. Los maestros revelan que hay interés de los estudiantes hacia el tema, pero diferentes factores interfieren con el enfoque correcto. Casi todos los maestros coinciden en no contar con la preparación para abordar el tema con sus alumnos. Es evidente que la formación de los profesores sobre el tema es un camino a desarrollar para una mejor aclaración de las dudas e inquietudes de los alumnos.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-09-13T12:17:51Z2022-09-13T12:17:51Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007(CC BY) Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMatão, Maria Eliane LiégioRibeiro, Aline de AlmeidaDias, Ilara Tamyres da SilvaCarrijo, Talita de MoraisCaetano, Wagner JoséSilva, André Ribeiro daMiranda, Denismar Borges deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/44791Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
Prospect of educators in relation to sex education in schools
Perspectiva de los educadores en relación con la educación sexual en las escuelas
title Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
spellingShingle Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
Matão, Maria Eliane Liégio
Educação sexual
Educação em saúde
Professores
Adolescentes
title_short Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
title_full Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
title_fullStr Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
title_full_unstemmed Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
title_sort Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
author Matão, Maria Eliane Liégio
author_facet Matão, Maria Eliane Liégio
Ribeiro, Aline de Almeida
Dias, Ilara Tamyres da Silva
Carrijo, Talita de Morais
Caetano, Wagner José
Silva, André Ribeiro da
Miranda, Denismar Borges de
author_role author
author2 Ribeiro, Aline de Almeida
Dias, Ilara Tamyres da Silva
Carrijo, Talita de Morais
Caetano, Wagner José
Silva, André Ribeiro da
Miranda, Denismar Borges de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matão, Maria Eliane Liégio
Ribeiro, Aline de Almeida
Dias, Ilara Tamyres da Silva
Carrijo, Talita de Morais
Caetano, Wagner José
Silva, André Ribeiro da
Miranda, Denismar Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Educação em saúde
Professores
Adolescentes
topic Educação sexual
Educação em saúde
Professores
Adolescentes
description Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2022-09-13T12:17:51Z
2022-09-13T12:17:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007
identifier_str_mv MATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508291916562432