Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007 |
Resumo: | Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos. |
id |
UNB_7934dda4a3e91c89c09c267eae693f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/44791 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolasProspect of educators in relation to sex education in schoolsPerspectiva de los educadores en relación con la educación sexual en las escuelasEducação sexualEducação em saúdeProfessoresAdolescentesCom o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos.With the increasing number of STD/AIDS infections among the young population, ques-tions arise regarding the approach to the subject made Sex Education in schools. The aim of this study was to understand how sex education is worked with adolescents and young schoolchildren. This is a qualitative study in a school environment, through semi--structured interviews with nine teachers from state schools in the Northwest region of Goiânia and applied content analysis to establish the themes. Emerged two categories of analysis: Sexual Education – interest of students as a facilitator and Sexual Education – obstacles to overcome. Teachers show that there is interest of the students towards the subject, but different factors interfere with the right approach. Almost all the teachers rea-lize that preparation does not have to address the issue with their students. It is evident that the training of teachers on the subject is a path to be traced for better clarification of doubts and curiosities of the pupils.Con el aumento del número de infecciones por ETS/SIDA entre la población joven, sur-gen preguntas sobre el abordaje del tema de educación sexual realizado en las escue-las. El objetivo de este estudio es entender cómo la educación sexual se trabaja con adolescentes y jóvenes escolares. Se trata de un estudio cualitativo en la escuela, a través de entrevistas semiestructuradas con nueve profesores de las escuelas estatales de la región noroeste de Goiânia y se aplica el análisis de contenido para establecer los temas. Surgieron dos categorías de análisis: Educación Sexual – interés de los es-tudiantes como elemento facilitador y Educación Sexual – obstáculos que superar. Los maestros revelan que hay interés de los estudiantes hacia el tema, pero diferentes factores interfieren con el enfoque correcto. Casi todos los maestros coinciden en no contar con la preparación para abordar el tema con sus alumnos. Es evidente que la formación de los profesores sobre el tema es un camino a desarrollar para una mejor aclaración de las dudas e inquietudes de los alumnos.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-09-13T12:17:51Z2022-09-13T12:17:51Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007(CC BY) Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessMatão, Maria Eliane LiégioRibeiro, Aline de AlmeidaDias, Ilara Tamyres da SilvaCarrijo, Talita de MoraisCaetano, Wagner JoséSilva, André Ribeiro daMiranda, Denismar Borges deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/44791Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas Prospect of educators in relation to sex education in schools Perspectiva de los educadores en relación con la educación sexual en las escuelas |
title |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
spellingShingle |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas Matão, Maria Eliane Liégio Educação sexual Educação em saúde Professores Adolescentes |
title_short |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
title_full |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
title_fullStr |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
title_full_unstemmed |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
title_sort |
Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas |
author |
Matão, Maria Eliane Liégio |
author_facet |
Matão, Maria Eliane Liégio Ribeiro, Aline de Almeida Dias, Ilara Tamyres da Silva Carrijo, Talita de Morais Caetano, Wagner José Silva, André Ribeiro da Miranda, Denismar Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Aline de Almeida Dias, Ilara Tamyres da Silva Carrijo, Talita de Morais Caetano, Wagner José Silva, André Ribeiro da Miranda, Denismar Borges de |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matão, Maria Eliane Liégio Ribeiro, Aline de Almeida Dias, Ilara Tamyres da Silva Carrijo, Talita de Morais Caetano, Wagner José Silva, André Ribeiro da Miranda, Denismar Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Educação em saúde Professores Adolescentes |
topic |
Educação sexual Educação em saúde Professores Adolescentes |
description |
Com o crescente número de infecções por DST/aids na população juvenil, surgem ques-tionamentos a respeito da abordagem do tema Educação Sexual feita nas escolas. O objetivo deste estudo foi conhecer como a Educação Sexual é trabalhada junto aos adolescentes e jovens escolares. Trata-se de estudo qualitativo realizado no âmbito escolar, através de entrevista semi-estruturada, com nove professores da rede estadual de ensino da região Noroeste de Goiânia e aplicou-se análise de conteúdo para estabe-lecimento das categorias temáticas. Emergiram duas categorias de análise: Educação Sexual – interesse dos educandos como elemento facilitador e Educação Sexual – obs-táculos a serem vencidos. Os docentes revelam que há interesse dos estudantes para com a temática, mas diferentes fatores interferem no enfoque adequado. A quase totali-dade dos docentes percebe que não possui preparo para abordar o tema junto aos seus alunos.Evidencia-se que a capacitação dos docentes acerca do assunto é um caminho a ser traçado para o melhor esclarecimento de dúvidas e curiosidades dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 2022-09-13T12:17:51Z 2022-09-13T12:17:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007 |
identifier_str_mv |
MATÃO, Maria Eliane Liégio et al. Perspectiva dos educadores em relação a educação sexual nas escolas. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 76-87, 2019. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/22834. Acesso em: 4 fev. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/44791 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508291916562432 |