Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anache, Alexandra Ayach
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Mitjáns, Albertina Martinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27060
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a deficiência mental e a partir dessa caracterização, compreender o lugar que nela ocupam as pesquisas direcionadas ao processo de aprendizagem da população com deficiência mental. Para este fim, pesquisamos produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado no período de 1990 até 2005/2006, registradas no Banco de Teses do Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faziam referência à deficiência mental, bem como era o assunto privilegiado por elas. A análise de conteúdo dos resumos permitiu obter informações sobre a data, o locus das pesquisas, o tema tratado e o direcionamento teórico e metodológico. Foram encontradas 122 referências, sendo 38 dissertações e 84 teses. No conjunto dessas produções, os assuntos relacionados à avaliação e ao diagnóstico, ao ensino, às interações sociais, à saúde, à inclusão e à avaliação educacional foram os temas mais contemplados. O tema aprendizagem foi abordado em 6% dos trabalhos (7), demonstrando a necessidade de se construir estratégias para compreensão e aprofundamento desse aspecto visto que ele foi tratado de forma tímida pela academia brasileira. Os resumos das pesquisas assinalam resultados promissores sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência mental.
id UNB_797d94877825758e502182495d7049bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27060
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagemMental deficiency and scientific production in the CAPES database: the place of apprenticeshipabstractDeficiencia mental y producción científica en la base de datos del CAPES: el lugar del aprendizajeDeficiência mentalAprendizagemProduções acadêmicasEste trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a deficiência mental e a partir dessa caracterização, compreender o lugar que nela ocupam as pesquisas direcionadas ao processo de aprendizagem da população com deficiência mental. Para este fim, pesquisamos produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado no período de 1990 até 2005/2006, registradas no Banco de Teses do Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faziam referência à deficiência mental, bem como era o assunto privilegiado por elas. A análise de conteúdo dos resumos permitiu obter informações sobre a data, o locus das pesquisas, o tema tratado e o direcionamento teórico e metodológico. Foram encontradas 122 referências, sendo 38 dissertações e 84 teses. No conjunto dessas produções, os assuntos relacionados à avaliação e ao diagnóstico, ao ensino, às interações sociais, à saúde, à inclusão e à avaliação educacional foram os temas mais contemplados. O tema aprendizagem foi abordado em 6% dos trabalhos (7), demonstrando a necessidade de se construir estratégias para compreensão e aprofundamento desse aspecto visto que ele foi tratado de forma tímida pela academia brasileira. Os resumos das pesquisas assinalam resultados promissores sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência mental.This paper has for its objective the data collection of research on mental deficiency and, from this characterization, the comprehension of the place occupied by research directed to the learning process of members of this group. We analyze the theoretical and methodological orientation of academic production at master's and doctoral levels during the 1990 to 2005/2006 registered in the Theses Bank of the Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES]. We had found 122 references, 38 dissertations and 84 theses. On the whole, the topics dealt with evaluation and diagnosis, teaching, social interaction, health, inclusion and educational evaluation were the most cited. Learning accounted for 6% of the works (7), demonstrating the necessity for constructing strategies for the comprehension and deepening of this aspect, given the timid form of treatment by the Brazilian academia.Este trabajo tiene como objetivo realizar un levantamiento de las investigaciones sobre la deficiencia mental y a partir de esa caracterización entender el lugar que ocupan en ella las investigaciones dirigidas al proceso de aprendizaje de la población con deficiencia mental. Para ese fin investigamos producciones académicas a nivel de maestría y de doctorado en el período de 1990 hasta 2005/2006 registradas en el Banco de Teses del Portal de la Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que hacían referencia a la deficiencia mental, así como tambien era el asunto privilegiado por ellas. El análisis de contenido de los resúmenes permitió obtener informaciones sobre la fecha, el locus de la investigación, el tema tratado y el direccionamiento teórico y metodológico. Fueron encontradas 122 referencias, siendo 38 de maestría y 84 de doctorado. En el conjunto de esas producciones, los asuntos relacionados a la evaluación y al diagnóstico, a la enseñanza, a las interacciones sociales, a la salud, a la inclusión y a la evaluación educacional fueron os temas más contemplados. El tema aprendizaje fue abordado en 6% de los trabajos (7), demostrando la necesidad de construir estrategias para la comprensión y la ampliación de ese aspecto, una vez que fue tratado de forma tímida por la academia brasileña. Los resúmenes de las investigaciones señalan resultados positivos sobre las posibilidades de aprendizaje de los alumnos con deficiencia mental.Em processamentoAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-07T04:48:26Z2017-12-07T04:48:26Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPsicol. Esc. Educ. (Impr.),v.11,n.2,p.253-274,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27060https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006porAnache, Alexandra AyachMitjáns, Albertina Martinezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T21:16:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/27060Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T21:16:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
Mental deficiency and scientific production in the CAPES database: the place of apprenticeshipabstract
Deficiencia mental y producción científica en la base de datos del CAPES: el lugar del aprendizaje
title Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
spellingShingle Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
Anache, Alexandra Ayach
Deficiência mental
Aprendizagem
Produções acadêmicas
title_short Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
title_full Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
title_fullStr Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
title_full_unstemmed Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
title_sort Deficiência mental e produção científica na base de dados da CAPES: o lugar da aprendizagem
author Anache, Alexandra Ayach
author_facet Anache, Alexandra Ayach
Mitjáns, Albertina Martinez
author_role author
author2 Mitjáns, Albertina Martinez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anache, Alexandra Ayach
Mitjáns, Albertina Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência mental
Aprendizagem
Produções acadêmicas
topic Deficiência mental
Aprendizagem
Produções acadêmicas
description Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das pesquisas sobre a deficiência mental e a partir dessa caracterização, compreender o lugar que nela ocupam as pesquisas direcionadas ao processo de aprendizagem da população com deficiência mental. Para este fim, pesquisamos produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado no período de 1990 até 2005/2006, registradas no Banco de Teses do Portal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faziam referência à deficiência mental, bem como era o assunto privilegiado por elas. A análise de conteúdo dos resumos permitiu obter informações sobre a data, o locus das pesquisas, o tema tratado e o direcionamento teórico e metodológico. Foram encontradas 122 referências, sendo 38 dissertações e 84 teses. No conjunto dessas produções, os assuntos relacionados à avaliação e ao diagnóstico, ao ensino, às interações sociais, à saúde, à inclusão e à avaliação educacional foram os temas mais contemplados. O tema aprendizagem foi abordado em 6% dos trabalhos (7), demonstrando a necessidade de se construir estratégias para compreensão e aprofundamento desse aspecto visto que ele foi tratado de forma tímida pela academia brasileira. Os resumos das pesquisas assinalam resultados promissores sobre as possibilidades de aprendizagem dos alunos com deficiência mental.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2017-12-07T04:48:26Z
2017-12-07T04:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Psicol. Esc. Educ. (Impr.),v.11,n.2,p.253-274,2007
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27060
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006
identifier_str_mv Psicol. Esc. Educ. (Impr.),v.11,n.2,p.253-274,2007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27060
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508297690021888