Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kátia Regina do Carmo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9331
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
id UNB_797f5250a4bbdbeae0966819ef227724
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9331
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativasAprendizagem cognitivaAvaliação educacionalPsicopedagogiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.O termo “dificuldade de aprendizagem” tem se tornado recorrente no ambiente escolar, embora ainda não haja consenso ou clareza sobre sua definição, tem sido o motivador maior de encaminhamentos de alunos ao Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA). Este serviço é disponibilizado pela SEE-DF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal) com o objetivo de promover a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, por meio de ações institucionais, preventivas e interventivas. O SEAA conta com algumas equipes compostas por um psicólogo e um pedagogo. Dentre as funções desta equipe está a de realizar procedimentos de avaliação para verificar as “queixas escolares” apresentadas por professores, que, geralmente, acionam o serviço visando à obtenção de um diagnóstico que possa justificar a nãoaprendizagem do aluno. Compreender o processo de construção desse diagnóstico realizado pelo SEAA, perceber as concepções que o permeiam e as expectativas que o cercam, é o objetivo desse trabalho. Para alcançar tal propositiva contou-se com a participação de sujeitos colaboradores atuantes no SEAA: duas psicólogas e três pedagogas, além de uma orientadora educacional e cinco professoras que trabalhavam com alunos encaminhados ou diagnosticados. A condução da pesquisa se deu sob a orientação da Epistemologia Qualitativa que referenda o modelo construtivo-interpretativo do conhecimento. No decorrer da investigação valeu-se de instrumentos para favorecimento da expressão dos sujeitos e do conhecimento de sua realidade: entrevista individual, conversação, análise documental, sessão reflexiva, memorial e observação. As análises conduziram ao entendimento de que o diagnóstico de dificuldade de aprendizagem passa por um processo de construção que se encontra centrado em aplicação de testes e provas padronizados. Além de encontrar-se pautado em concepções ainda biologizantes, culpabilizadoras e limitadoras acerca do sujeito; na ideia de uma relação dicotômica entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, na qual o desenvolvimento precede a aprendizagem; e, no entendimento da escola como um espaço de reprodução de conteúdos previamente selecionados – quadro que não contribui para a efetiva melhoria da qualidade no processo ensino-aprendizagem, proposta inicial do SEAA e expectativa das equipes que nele atuam. Tornou-se perceptível que para a concretização desta possibilidade se faz necessária a criação de um espaço dialógico e de reflexão sobre a prática entre os sujeitos que compõem este serviço de apoio, bem como uma fundamentação teórica que possa confluir para a mudança das concepções arraigadas e o favorecimento da compreensão do aluno avaliado como um sujeito de possibilidades, algo para além das dificuldades que por ventura possa demonstrar. __________________________________________________________________________________ ABSTACTThe term ‘learning disability’ has become usual in the school environment, although it has neither precise nor consensual definitions. It has been the greatest cause of appeals to the Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA – Learning Support Special Service), supplied by the SEE-DF (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – Federal District’s State Secretary of Education). The SEAA’s aim is to enhance the quality of the learning process, through preventive and interventive institutional actions. The SEAA teams are composed of a psychologist and a pedagogue. One of its functions is to evaluate complaints filled by teachers, which use the service to achieve a diagnosis that justifies the student’s lack of learning. Our goal in this text is to understand the process of constructing this diagnosis, to perceive its conceptions and its expectatives. To reach this goal we examined the actions of two psychologists, three pedagogues, one educational counsellor, and five teachers who worked with students sent to the SEAA. The research was conducted under Qualitative Epistemology, which authenticates the constructiveinterpretative model of knowledge. The investigation used tools that encouraged the subject’s expression and the understanding of its reality: individual interview, dialogue, analysis of documents, reflexive sessions, memorials, and observations. Our analysis showed that the diagnosis of learning disability is constructed with the application of standard tests and proofs. Those are based: in biological, guilty-laden, and limited conceptions of the self; in the idea of a dialogical relation between learning processes and the human development, where the development must precede the learning; in the concept that the school is only reproducing previously selected contents – beliefs which doesn’t enhance the learning process, SEAA’s initial aim. It became clear that, in order to achieve this aim, it is necessary to create a true dialectical reflexion on the practice of this support service, and to integrate SEAA’s teams and the school’s teaching staff to act preventively. It is also essential to change the theoretical view to promote the idea of students as potential beings, beyond its eventual disabilities.Tacca, Maria Carmen Villela RosaPereira, Kátia Regina do Carmo2011-09-29T12:29:14Z2011-09-29T12:29:14Z2011-09-292011-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Kátia Regina do Carmo. Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9331info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:21:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/9331Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:21:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
title Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
spellingShingle Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
Pereira, Kátia Regina do Carmo
Aprendizagem cognitiva
Avaliação educacional
Psicopedagogia
title_short Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
title_full Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
title_fullStr Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
title_full_unstemmed Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
title_sort Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas
author Pereira, Kátia Regina do Carmo
author_facet Pereira, Kátia Regina do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kátia Regina do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cognitiva
Avaliação educacional
Psicopedagogia
topic Aprendizagem cognitiva
Avaliação educacional
Psicopedagogia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29T12:29:14Z
2011-09-29T12:29:14Z
2011-09-29
2011-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Kátia Regina do Carmo. Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9331
identifier_str_mv PEREIRA, Kátia Regina do Carmo. Diagnóstico de dificuldade de aprendizagem: construção, concepções e expectativas. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508299382423552