Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9277
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011
id UNB_799c41025547688dcab807154971fffd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9277
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensinoOndas eletromagnéticasFísica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011O ensino de Física nas escolas torna-se maçante e pouco atrativo na medida em que é praticado fora de contexto, sem ligação com os elementos que motivam a própria existência da ciência. Direcionar o ensino de Física para o fim social, tornando o conhecimento útil ao usuário por meio de vínculos com temas relevantes é imperativo. Nesse trabalho de pesquisa propomos a utilização de temas de relevância social, pela abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), familiares aos estudantes, para o estudo dos temas científicos relacionados. Como exemplo, aplicamos as tecnologias utilizadas pela perícia forense para abordar os conteúdos relativos à “Radiação Eletromagnética”. Para o desenvolvimento desse estudo fundamentamos na teoria sócio-histórica de Vygostsky o referencial teórico. O projeto de pesquisa foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal com uma turma de voluntários do 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes que participaram do projeto responderam um pré e um pós-teste com o objetivo de se verificar o aumento na compreensão dos conceitos abordados. A partir da análise dos dados colhidos, concluímos ser possível afirmar que o método pôde contribuir para o desenvolvimento dos conceitos por nós abordados. Faz parte dessa dissertação os diapositivos (slides) utilizados nas aulas, o planejamento de cada aula contendo os objetivos de cada aula, a carga horária necessária e a atividade desenvolvida, além das atividades avaliativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe teaching of physics in schools becomes dull and unattractive as it is practiced out of context, no connection with the elements that motivate the self-existence of science. Direct the teaching of physics to the social order, making knowledge useful to the user through links with relevant issues is imperative. In this research work proposes the use of themes of social relevance by addressing STS (Science-Technology-Society), familiar to students, to study scientific subjects related. As an example, we use the technologies used by forensic expertise to tackle the content relating to "Electromagnetic Radiation". To develop this study used the social-historical theory of Vygotsky as referential. The research project was developed in a high school in the public schools of the Federal District with a group of volunteers from the 3rd year of high school. Students who participated in the project answered a pre-and post-test in order to verify the increased understanding of the concepts covered. From the analysis of data collected, we believe we can affirm that the method could contribute to the development of the concepts we discussed. Part of this dissertation the slides used during lessons, each lesson plan with objectives for each lesson, the workload required and the activity undertaken, in addition to evaluation activities.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaMonteiro, Rodrigo Dutra Silveira2011-09-23T12:15:10Z2011-09-23T12:15:10Z2011-09-232011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Rodrigo Dutra Silveira. Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9277info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/9277Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
title Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
spellingShingle Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
Ondas eletromagnéticas
Física - estudo e ensino
title_short Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
title_full Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
title_fullStr Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
title_full_unstemmed Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
title_sort Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino
author Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
author_facet Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rodrigo Dutra Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ondas eletromagnéticas
Física - estudo e ensino
topic Ondas eletromagnéticas
Física - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física/Instituto de Química, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-23T12:15:10Z
2011-09-23T12:15:10Z
2011-09-23
2011-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Rodrigo Dutra Silveira. Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9277
identifier_str_mv MONTEIRO, Rodrigo Dutra Silveira. Uma proposta de abordagem do tema "radiação eletrômagnética" baseada na proposta CTS de ensino. 2011. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasilia 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508385638285312