Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Priscila América Solís Mendez
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5108
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
id UNB_7a4ea05ba1db76e1b03887727a7bf16c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5108
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídiaA traffic engeering methodology based in a self-similar approach for parameters characterization and the optimization of a multimedia networkAnálise de redes (Planejamento)TelecomunicaçõesInterconexão em rede (Telecomunicações)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.Este trabalho propõe uma metodologia de engenharia de tráfego que tem como base a caracterização do tráfego em uma rede multimídia. A metodologia tem como objetivos a otimização das capacidades dos enlaces da rede e do tamanho das filas assim como a preservação da estabilidade operativa da rede ao otimizar o mapeamento de novos fluxos em caminhos virtuais. É proposto um modelo de tráfego híbrido que considera a topologia de uma rede do tipo backbone com tecnologia de comutação de etiquetas e tráfego agregados auto-similar e de Poisson. O modelo de tráfego proposto permite, então, o cálculo de métricas de QoS que estabelecem limites superiores para o tráfego agregado da rede. Com o cálculo dessas métricas é possível implementar o processo de otimização de planejamento da rede e avaliar o impacto da introdução de novas aplicações. Foi proposto e avaliado um algoritmo que integra o processo de otimização de planejamento e mapeamento do tráfego em rotas. Com diversos tipos de séries de tráfego foram feitas avaliações do algoritmo proposto e os resultados foram comparados com simulações. A comparação confirmou que o método proposto consegue, na maioria dos casos, estabelecer um limite superior aceitável para os valores das métricas de QoS na rede, o que permite a realização do processo de otimização. Os resultados obtidos validam a metodologia proposta neste trabalho como de utilidade prática em redes operativas de grande porte devido ao baixo custo computacional que um modelo analítico tem em relação à simulação destes ambientes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work proposes a traffic engineering methodology based in multimedia traffic characterization. The methodology goals are the optimization of capacities of network links and buffers as well as the preservation of the network operation stability when optimizing the task of mapping flows into network virtual paths. A hybrid traffic model is proposed, which considers the network topology of a backbone network with label switching technology and aggregated self-similar and Poisson traffic flows. The proposed traffic model permits the calculus of more accurate QoS metrics, which allows the establishment of upper QoS limits for aggregated traffic flows in the network. With the metrics calculus, it is possible to implement the optimization procedure of network planning and evaluate the impact of introducing new applications. Also, an algorithm which integrates the optimization of network planning and flows mapping is proposed. With different traffic series, an evaluation of the proposed algorithm is made and the results were compared with simulations. The comparison showed that the proposed method achieves, in most of the cases, the establishment of an acceptable upper limit for the QoS metric values in the network, which allows the execution of the optimization process. The results validate the proposed methodology of this work as a practical method for wide operative networks due the litte computational effort that an analytical model has in comparison to the simulation of these environments.Carvalho, Paulo Henrique Portela deBarreto, Priscila América Solís Mendez2010-06-29T12:29:44Z2010-06-29T12:29:44Z2010-06-292007-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARRETO, Priscila América Solís Mendez. Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia. 2007. 164 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5108info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-07T21:09:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/5108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-07T21:09:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
A traffic engeering methodology based in a self-similar approach for parameters characterization and the optimization of a multimedia network
title Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
spellingShingle Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
Barreto, Priscila América Solís Mendez
Análise de redes (Planejamento)
Telecomunicações
Interconexão em rede (Telecomunicações)
title_short Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
title_full Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
title_fullStr Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
title_full_unstemmed Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
title_sort Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia
author Barreto, Priscila América Solís Mendez
author_facet Barreto, Priscila América Solís Mendez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Paulo Henrique Portela de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Priscila América Solís Mendez
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de redes (Planejamento)
Telecomunicações
Interconexão em rede (Telecomunicações)
topic Análise de redes (Planejamento)
Telecomunicações
Interconexão em rede (Telecomunicações)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03
2010-06-29T12:29:44Z
2010-06-29T12:29:44Z
2010-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRETO, Priscila América Solís Mendez. Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia. 2007. 164 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5108
identifier_str_mv BARRETO, Priscila América Solís Mendez. Uma metodologia de engenharia de tráfego baseada na abordagem auto-similar para a caracterização de parâmetros e a otimização de redes multimídia. 2007. 164 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580841154215936