Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Taicy de Ávila
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
id UNB_7b18e3bec116926c2259de44e3d34710
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4708
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantilEducação de criançasLiteratura infanto-juvenilTeatro de bonecosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas, para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposições deste trabalho, nos apoiamos na abordagem Sócio-Histórica e, também, buscamos resgatar a importância fundamental do ato de ouvir e contar histórias nas classes de Educação Infantil valorizando, sobretudo, a literatura oral. O presente estudo insere-se nas propostas metodológicas qualitativas, utilizando uma metodologia inspirada na pesquisa-ação e foi realizado numa sala de Educação Infantil, de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas 11 sessões de intervenção, sendo seis Oficinas de Rodas de Histórias e cinco Oficinas de Teatro de Bonecos. Participaram das oficinas os alunos de cinco anos de uma turma do 2 período da Educação infantil e sua professora regente. A pesquisa de campo foi registrada com a filmagem das Oficinas de Teatro de Bonecos e pela construção de Portfólios contendo os desenhos produzidos pelas crianças nas Oficinas de Rodas de Histórias. Os dados foram submetidos à análise interpretativa e a análise apontou que as crianças foram capazes de representar, com intencionalidade, por meio de desenhos e da fala, as ações vivenciadas nas oficinas e que interações entre as crianças foram, cada vez mais, sendo mediadas por diálogos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study sought to understand the importance of playing with puppet theaters in child development. It is understood that early childhood education has as one of its pedagogical aims to give small children instruments for the gradual building of languages and increasingly broader knowledge. In order to fundament the propositions of this study, we supported ourselves in the Sociohistorical approach and also sought to recover the importance of the act of listening and storytelling in early childhood education classes, emphasizing, especially, the oral literature. This study inserts itself in the qualitative methodological propositions, using a methodology inspired by Action- Research and conducted in an early childhood education class, an in tuition free school in the Brazil. Eleven sessions were conducted, being six storytelling sessions and five puppet theater ones, where five years old students participated, accompanied by their teacher. The field research was registered by recording the puppet theater sessions and by the construction of portfolios containing the drawings produced by children in storytelling sessions. The data were submitted to interpretive analysis and revealed that the children were capable of represent, intentionality, through drawings and speeches, the actions experienced in the sessions, and that the interactions with them were increasingly being mediated by dialogues.Neves, Marisa Maria Brito da JustaFigueiredo, Taicy de Ávila2010-05-19T05:48:52Z2010-05-19T05:48:52Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/4708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
title Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
spellingShingle Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
Figueiredo, Taicy de Ávila
Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Teatro de bonecos
title_short Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
title_full Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
title_fullStr Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
title_full_unstemmed Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
title_sort Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
author Figueiredo, Taicy de Ávila
author_facet Figueiredo, Taicy de Ávila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marisa Maria Brito da Justa
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Taicy de Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Teatro de bonecos
topic Educação de crianças
Literatura infanto-juvenil
Teatro de bonecos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2010-05-19T05:48:52Z
2010-05-19T05:48:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508298297147392