Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009. |
id |
UNB_7b18e3bec116926c2259de44e3d34710 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/4708 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantilEducação de criançasLiteratura infanto-juvenilTeatro de bonecosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.O presente trabalho buscou compreender a importância do brincar com Teatro de Bonecos para o desenvolvimento infantil. Entende-se que a Educação Infantil tem como um de seus objetivos pedagógicos a instrumentalização das crianças pequenas, para a construção gradativa de linguagens e conhecimentos cada vez mais amplos. Para fundamentar as proposições deste trabalho, nos apoiamos na abordagem Sócio-Histórica e, também, buscamos resgatar a importância fundamental do ato de ouvir e contar histórias nas classes de Educação Infantil valorizando, sobretudo, a literatura oral. O presente estudo insere-se nas propostas metodológicas qualitativas, utilizando uma metodologia inspirada na pesquisa-ação e foi realizado numa sala de Educação Infantil, de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Foram realizadas 11 sessões de intervenção, sendo seis Oficinas de Rodas de Histórias e cinco Oficinas de Teatro de Bonecos. Participaram das oficinas os alunos de cinco anos de uma turma do 2 período da Educação infantil e sua professora regente. A pesquisa de campo foi registrada com a filmagem das Oficinas de Teatro de Bonecos e pela construção de Portfólios contendo os desenhos produzidos pelas crianças nas Oficinas de Rodas de Histórias. Os dados foram submetidos à análise interpretativa e a análise apontou que as crianças foram capazes de representar, com intencionalidade, por meio de desenhos e da fala, as ações vivenciadas nas oficinas e que interações entre as crianças foram, cada vez mais, sendo mediadas por diálogos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study sought to understand the importance of playing with puppet theaters in child development. It is understood that early childhood education has as one of its pedagogical aims to give small children instruments for the gradual building of languages and increasingly broader knowledge. In order to fundament the propositions of this study, we supported ourselves in the Sociohistorical approach and also sought to recover the importance of the act of listening and storytelling in early childhood education classes, emphasizing, especially, the oral literature. This study inserts itself in the qualitative methodological propositions, using a methodology inspired by Action- Research and conducted in an early childhood education class, an in tuition free school in the Brazil. Eleven sessions were conducted, being six storytelling sessions and five puppet theater ones, where five years old students participated, accompanied by their teacher. The field research was registered by recording the puppet theater sessions and by the construction of portfolios containing the drawings produced by children in storytelling sessions. The data were submitted to interpretive analysis and revealed that the children were capable of represent, intentionality, through drawings and speeches, the actions experienced in the sessions, and that the interactions with them were increasingly being mediated by dialogues.Neves, Marisa Maria Brito da JustaFigueiredo, Taicy de Ávila2010-05-19T05:48:52Z2010-05-19T05:48:52Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/4708Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
title |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
spellingShingle |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil Figueiredo, Taicy de Ávila Educação de crianças Literatura infanto-juvenil Teatro de bonecos |
title_short |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
title_full |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
title_fullStr |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
title_sort |
Brincar, interagir, expressar e comunicar : um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil |
author |
Figueiredo, Taicy de Ávila |
author_facet |
Figueiredo, Taicy de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Marisa Maria Brito da Justa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Taicy de Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Literatura infanto-juvenil Teatro de bonecos |
topic |
Educação de crianças Literatura infanto-juvenil Teatro de bonecos |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2010-05-19T05:48:52Z 2010-05-19T05:48:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Taicy de Ávila. Brincar, interagir, expressar e comunicar: um estudo a partir do teatro de bonecos na educação infantil. 2009. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508298297147392 |