Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Bernardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/937
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
id UNB_7b32e81530eb12e8472aa563dcaf3bd0
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/937
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Lins, BernardoMueller, Bernardo Pinheiro Machado2008-10-01T11:55:17Z2008-10-01T11:55:17Z20082008LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/937Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.O trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores. O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva. O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em EconomiaEnsaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCensuraEconomia da mídiaImprensaOrganização industrialPolítica setorialRadiodifusãoTelefonia celularBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_BernadoFELins.pdf2008_BernadoFELins.pdfapplication/pdf932188http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/1/2008_BernadoFELins.pdf24e11faf2759f34122c77a8170e61a3aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/2/license.txtabbffae3c12cf68bcd776b0547d71960MD52open accessTEXT2008_BernadoFELins.pdf.txt2008_BernadoFELins.pdf.txtExtracted texttext/plain340881http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/3/2008_BernadoFELins.pdf.txt987adbb2c2c3060e4c75219c285a532bMD53open access10482/9372023-11-16 14:02:00.344open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-16T17:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
title Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
spellingShingle Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
Lins, Bernardo
Censura
Economia da mídia
Imprensa
Organização industrial
Política setorial
Radiodifusão
Telefonia celular
title_short Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
title_full Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
title_fullStr Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
title_full_unstemmed Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
title_sort Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
author Lins, Bernardo
author_facet Lins, Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Bernardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
contributor_str_mv Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Censura
Economia da mídia
Imprensa
Organização industrial
Política setorial
Radiodifusão
Telefonia celular
topic Censura
Economia da mídia
Imprensa
Organização industrial
Política setorial
Radiodifusão
Telefonia celular
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-10-01T11:55:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-01T11:55:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/937
identifier_str_mv LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/1/2008_BernadoFELins.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/3/2008_BernadoFELins.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24e11faf2759f34122c77a8170e61a3a
abbffae3c12cf68bcd776b0547d71960
987adbb2c2c3060e4c75219c285a532b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573489632804864