Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/937 |
Resumo: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008. |
id |
UNB_7b32e81530eb12e8472aa563dcaf3bd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/937 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lins, BernardoMueller, Bernardo Pinheiro Machado2008-10-01T11:55:17Z2008-10-01T11:55:17Z20082008LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/937Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008.O trabalho reúne três artigos relacionados à oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. O primeiro artigo, “Publicidade e crescimento econômico”, propõe um modelo de competição monopolística para discutir o Princípio da Constância Relativa (PRC), que postula uma relação estável entre os gastos agregados de publicidade em um país e o PIB. Sugere, a partir desse modelo, grandezas que poderiam ser adotadas para comprovar empiricamente essa relação, colocando em perspectiva trabalhos empíricos anteriores. O segundo texto, “Censura e classificação indicativa: um conflito renovado”, desenvolve um modelo de economia política positiva para examinar, a partir das motivações dos agentes na demanda por conteúdo, as várias formas de controle praticadas no Brasil em distintos períodos. As recentes pressões de diversos grupos de interesse em busca de um maior controle do conteúdo veiculado pelas emissoras de televisão são discutidas nessa perspectiva. O artigo final, “Convergência de serviços, concentração de mercado e implantação da TV digital: o caso brasileiro”, apresenta um modelo de jogos para contextualizar os movimentos estratégicos das empresas de radiodifusão e de telefonia celular diante das oportunidades que a tecnologia descortina no momento. O foco da disputa é um novo mercado em potencial, dado pelo uso do celular como receptor de conteúdo audiovisual, ensejando decisões estratégicas dos dois setores na definição do marco legal aplicável ao serviço.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em EconomiaEnsaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCensuraEconomia da mídiaImprensaOrganização industrialPolítica setorialRadiodifusãoTelefonia celularBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_BernadoFELins.pdf2008_BernadoFELins.pdfapplication/pdf932188http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/1/2008_BernadoFELins.pdf24e11faf2759f34122c77a8170e61a3aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/2/license.txtabbffae3c12cf68bcd776b0547d71960MD52open accessTEXT2008_BernadoFELins.pdf.txt2008_BernadoFELins.pdf.txtExtracted texttext/plain340881http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/3/2008_BernadoFELins.pdf.txt987adbb2c2c3060e4c75219c285a532bMD53open access10482/9372023-11-16 14:02:00.344open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-16T17:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
title |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
spellingShingle |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil Lins, Bernardo Censura Economia da mídia Imprensa Organização industrial Política setorial Radiodifusão Telefonia celular |
title_short |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
title_full |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
title_fullStr |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
title_full_unstemmed |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
title_sort |
Ensaios sobre economia da mídia : oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil |
author |
Lins, Bernardo |
author_facet |
Lins, Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Bernardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mueller, Bernardo Pinheiro Machado |
contributor_str_mv |
Mueller, Bernardo Pinheiro Machado |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Censura Economia da mídia Imprensa Organização industrial Política setorial Radiodifusão Telefonia celular |
topic |
Censura Economia da mídia Imprensa Organização industrial Política setorial Radiodifusão Telefonia celular |
description |
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-10-01T11:55:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-01T11:55:17Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/937 |
identifier_str_mv |
LINS, Bernardo Felipe Estellita. Ensaios sobre economia da mídia: oferta de conteúdo das empresas de mídia no Brasil. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/1/2008_BernadoFELins.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/937/3/2008_BernadoFELins.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
24e11faf2759f34122c77a8170e61a3a abbffae3c12cf68bcd776b0547d71960 987adbb2c2c3060e4c75219c285a532b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573489632804864 |