Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
Resumo: | Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras. |
id |
UNB_7b71de7ac2c98339b6c84d91c4afabbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/7128 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002Comunicação de massaEleiçõesPolítica - BrasilOpinião públicaOs meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras.2011-03-15T15:01:15Z2011-03-15T15:01:15Z2003-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128Miguel, Luis Felipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:15:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/7128Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:15:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
spellingShingle |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 Miguel, Luis Felipe Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
title_short |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_full |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_fullStr |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_full_unstemmed |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
title_sort |
Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002 |
author |
Miguel, Luis Felipe |
author_facet |
Miguel, Luis Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Luis Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
topic |
Comunicação de massa Eleições Política - Brasil Opinião pública |
description |
Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04 2011-03-15T15:01:15Z 2011-03-15T15:01:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
identifier_str_mv |
MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508325173198848 |