O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Fernanda Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tokarski, Flávia Millena Biroli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21457
http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
Resumo: Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_7b7b735649d2577998ca7dee5e669384
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21457
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mota, Fernanda FerreiraTokarski, Flávia Millena Biroli2016-09-23T12:00:21Z2016-09-23T12:00:21Z2014-07BIROLI, Flávia; MOTA, Fernanda Ferreira. O gênero na política: a construção do 'feminino' nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 set. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197http://repositorio.unb.br/handle/10482/21457http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe article discusses the intersections between media, gender and elections, presenting an analysis of the coverage in the Jornal Nacional, the evening news of the main Brazilian Television Network, Rede Globo, and propaganda produced by candidates during the 2010 Brazilian presidential elections. It is not a general analysis of TV news and propaganda, but a study focused on gender bias in an election that had two women running for President, both with real chances of winning. The analysis shows how gender is part of the image of the main candidates, both in journalism and in their own campaign strategies. We point out differences and complementarities in gender stereotypes in these two different discourses.Núcleo de Estudos de Gênero - PaguCadernos Pagu - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative CommonAtribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0) which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. 3.0. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 08 set. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessO gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010Gender within politics : the building of the “feminine” in the 2010 presidential elections in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação de massaEleiçõesMulheresEstereótipos (Psicologia social)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_GeneroPoliticaConstrucao.pdfARTIGO_GeneroPoliticaConstrucao.pdfapplication/pdf408803http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21457/1/ARTIGO_GeneroPoliticaConstrucao.pdf17641c7284fd4b4e749e3c7d8c1cb5c8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain192http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21457/2/license.txt472c76b72a3c9703f0ed15df1d9d95d0MD52open access10482/214572023-06-04 19:15:35.799open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21457TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IENhbWlsYSAgRHVhcnRlIChjYW1pbGFkaWFzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMDktMDhUMTk6MTc6NThaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:15:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Gender within politics : the building of the “feminine” in the 2010 presidential elections in Brazil
title O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
spellingShingle O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
Mota, Fernanda Ferreira
Comunicação de massa
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
title_short O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
title_full O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
title_fullStr O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
title_full_unstemmed O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
title_sort O gênero na política : a construção do “feminino” nas eleições presidenciais de 2010
author Mota, Fernanda Ferreira
author_facet Mota, Fernanda Ferreira
Tokarski, Flávia Millena Biroli
author_role author
author2 Tokarski, Flávia Millena Biroli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Fernanda Ferreira
Tokarski, Flávia Millena Biroli
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comunicação de massa
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
topic Comunicação de massa
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
description Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-23T12:00:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-23T12:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIROLI, Flávia; MOTA, Fernanda Ferreira. O gênero na política: a construção do 'feminino' nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 set. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21457
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
identifier_str_mv BIROLI, Flávia; MOTA, Fernanda Ferreira. O gênero na política: a construção do 'feminino' nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 set. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21457
http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21457/1/ARTIGO_GeneroPoliticaConstrucao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21457/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 17641c7284fd4b4e749e3c7d8c1cb5c8
472c76b72a3c9703f0ed15df1d9d95d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864090482638848