Evidências de validade convergente do SON-R 6-40, um teste não-verbal de inteligência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriel Olimpio Nascimento de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14378
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013.
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spelling Evidências de validade convergente do SON-R 6-40, um teste não-verbal de inteligênciaTestes não-verbais de inteligênciaTestes de inteligênciaRaciocínio (Psicologia)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013.Estudos que fornecem evidências de validade dos escores de um teste são essenciais para assegurar uma interpretação correta dos seus resultados. Assim, este estudo investigou a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 6-40 com dois outros testes que medem nteligência: o SON-R 2½-7[a] e a forma A da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). O SON-R 6-40 é um teste não-verbal de inteligência para pessoas entre 6 e 40 anos de idade que foi publicado na Holanda em 2010. O teste foi normatizado e validado para Holanda e Alemanha. O SON-R 2½-7[a] é um teste não-verbal de inteligência para crianças entre 2 anos e 6 meses e 7 anos e 11 meses que foi normatizado para o Brasil em 2009. Ambos os testes SON-R foram desenvolvidos para medir a inteligência fluida, assim reduzindo a influência de fatores socioeconômicos no desempenho do teste. O teste BPR-5 é uma bateria de provas que avaliam cinco diferentes tipos de raciocínio: Raciocínio Verbal (RV), Raciocínio Abstrato (RA), Raciocínio Espacial (RE), Raciocínio Numérico (RN) e Raciocínio Mecânico (RM). No presente estudo, entretanto, foram aplicados apenas quatro subtestes: o subteste que avalia raciocínio mecânico não foi aplicado. A forma A da BPR-5 destina-se a alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e foi normatizado para o Brasil em 2000. No total, 112 alunos do Distrito Federal de escolas públicas participaram no presente estudo: 44 alunos com idades entre 6 e 7 anos no primeiro estudo de validade com o SON-R 2½-7[a] e 68 alunos entre 12 anos e 16 anos no segundo estudo de validade com o BPR-5. A correlação corrigida para atenuação encontrada entre o SON-R 6-40 e o SON-R 2½-7[a] foi igual a 0,75 e entre o SON-R 6-40 e a BPR-5 foi de 0,72. Como esperado, as correlações mais altas foram encontradas entre o SON-R 6-40 e os subtestes de Raciocínio Abstrato e Raciocínio Espacial do BPR-5 uma vez que estes subtestes também medem a inteligência fluida (r = 0,68 para ambos os subtestes). Correlações mais baixas foram encontradas entre o SON-R 6-40 e os subtestes de Raciocínio Verbal e Numérico da BPR-5 que medem a inteligência cristalizada (r = 0,62 e r = 0,44 respectivamente). Os resultados da presente pesquisa justificam a conclusão que evidências satisfatórias de validade convergente do teste SON-R 6-40 foram obtidas para a faixa de idade investigada. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTStudies that provide validity evidence of tests scores are essential to assure a correct interpretation of the outcomes of a test. In this context, the present study investigated the convergent validity of the SON-R 6-40 administering it together with two other instruments that measure intelligence: the SON-R 2½-7[a] and form A of the Battery of Reasoning Tests (BPR-5). The SON-R 6-40 is a nonverbal test of intelligence intended for persons with ages ranging from 6 to 40 years and that was published in 2010. Normatization and validation studies of the SON-R 6-40 has been undertaken in The Netherlands and in Germany. The SON-R 2½-7[a] is a nonverbal test of intelligence for children with ages varying from 2 years and 6 months to 7 years and 11 months. The normatization and validation studies of the SON-R 2½-7[a] for Brazil were concluded in 2009. Both SON-R tests were developed to measure fluid intelligence to reduce the influence of socioeconomic factors on the test performance. The BPR-5 is a battery of reasoning subtests that assess five different reasoning types: Verbal Reasoning (VR), Abstract Reasoning (AR), Spatial Reasoning (SR), Numerical Reasoning (NR) and Mechanical Reasoning (MR). In the present study, however, the Mechanical Reasoning subtest was not administered. Brazilian norms of the BPR-5 were established in 2000 th th thfor students of the 6 ,7 and 8 grades of elementary school. Altogether, 112 students of public schools from the Distrito Federal (Brazil) participated in the present research: 44 students with ages between 6 and 7 years in the first validation study and 68 students between 12 and 16 years in the second validation study. The results of these two studies indicate a correlation corrected for attenuaton between the SON-R 6-40 and the SON-R 2½-7[a] of .75 and of .74 between the SON-R 6-40 and form A of the BPR-5. As expected, the highest correlations were found between the SON-R 6-40 and the Abstract and Spatial Reasoning subtests of the BPR-5 since these also measure fluid intelligence (r =.72 and r=.73, respectively). Lower correlations were encountered between the SON-R 6-40 and the Verbal and Numerical Reasoning subtests of the BPR-5 which measure crystalized intelligence (r=.65 and r=.47, respectively). The results of the present research justify the conclusion that satisfactory evidence of the convergent validity of the SON-R 6-40 has been obtained for the investigated age group.Laros, Jacob ArieAlmeida, Gabriel Olimpio Nascimento de2013-10-21T12:32:18Z2013-10-21T12:32:18Z2013-10-212013-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Gabriel Olimpio Nascimento de. Evidências de validade convergente do SON-R 6-40, um teste não-verbal de inteligência. 2013. ix, 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14378A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/14378Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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