Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008 |
Resumo: | Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo. |
id |
UNB_7c3ae1471588123b2b360139bb2223e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27547 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distânciaTrainee characteristics and barriers towards the conclusion of a distance courseEnsino a distânciaEvasão escolarClientela - característicaEsta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.This research was subdivided into two studies: Study 1 aimed at the development and validation of the Personal Barriers towards the Conclusion of a Course scale (N=541). In Study 2, the aim was at verifying the explanation of variables of trainee characteristics in personal barriers towards the conclusion of a distance course. This study, in cooperation with SEBRAE, is part of the assessment of the IPGN course. The data was collected on the web, by digitalized instruments and hosted on internet and has been made in two stages: the first with drop outs, containing open questions on the reason why they were quitting the course; the second, after the course, the personal barrier instrument was used at the end of the course with who had dropped out. The instrument presented satisfactory psychometrical indexes. The results of standard multiple regression analyses had a low explicatory power.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T04:52:13Z2017-12-07T04:52:13Z2009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008Psico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessBrauer, SamuelAbbad, Gardênia da SilvaZerbini, Thaísporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/27547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância Trainee characteristics and barriers towards the conclusion of a distance course |
title |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
spellingShingle |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância Brauer, Samuel Ensino a distância Evasão escolar Clientela - característica |
title_short |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
title_full |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
title_fullStr |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
title_full_unstemmed |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
title_sort |
Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância |
author |
Brauer, Samuel |
author_facet |
Brauer, Samuel Abbad, Gardênia da Silva Zerbini, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Abbad, Gardênia da Silva Zerbini, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brauer, Samuel Abbad, Gardênia da Silva Zerbini, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Evasão escolar Clientela - característica |
topic |
Ensino a distância Evasão escolar Clientela - característica |
description |
Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12 2017-12-07T04:52:13Z 2017-12-07T04:52:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008 |
identifier_str_mv |
BRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508376924618752 |