Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer, Samuel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva, Zerbini, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008
Resumo: Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.
id UNB_7c3ae1471588123b2b360139bb2223e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27547
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distânciaTrainee characteristics and barriers towards the conclusion of a distance courseEnsino a distânciaEvasão escolarClientela - característicaEsta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.This research was subdivided into two studies: Study 1 aimed at the development and validation of the Personal Barriers towards the Conclusion of a Course scale (N=541). In Study 2, the aim was at verifying the explanation of variables of trainee characteristics in personal barriers towards the conclusion of a distance course. This study, in cooperation with SEBRAE, is part of the assessment of the IPGN course. The data was collected on the web, by digitalized instruments and hosted on internet and has been made in two stages: the first with drop outs, containing open questions on the reason why they were quitting the course; the second, after the course, the personal barrier instrument was used at the end of the course with who had dropped out. The instrument presented satisfactory psychometrical indexes. The results of standard multiple regression analyses had a low explicatory power.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T04:52:13Z2017-12-07T04:52:13Z2009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008Psico-USF - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&tlng=pt. Acesso: 12 jan. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessBrauer, SamuelAbbad, Gardênia da SilvaZerbini, Thaísporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/27547Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
Trainee characteristics and barriers towards the conclusion of a distance course
title Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
spellingShingle Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
Brauer, Samuel
Ensino a distância
Evasão escolar
Clientela - característica
title_short Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_full Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_fullStr Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_full_unstemmed Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
title_sort Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância
author Brauer, Samuel
author_facet Brauer, Samuel
Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer, Samuel
Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Evasão escolar
Clientela - característica
topic Ensino a distância
Evasão escolar
Clientela - característica
description Esta pesquisa foi subdivida em dois estudos: o Estudo 1 objetivou a construção e validação de escala de Barreiras Pessoais à Conclusão do Curso (N=541). O Estudo 2 verificou o poder de explicação de variáveis antecedentes de características de clientela - dados demográficos - sobre barreiras pessoais à conclusão de um curso a distância. O estudo foi realizado junto ao SEBRAE e constituiu da avaliação do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio - IPGN. A coleta foi realizada via web, por meio de instrumentos digitalizados e hospedados na internet, e ocorreu em duas etapas: a primeira com evadidos, contendo questões abertas sobre motivos de evasão; a segunda, após o curso, aplicou o instrumento de barreiras pessoais à conclusão do curso para os evadidos das turmas. O instrumento apresentou índices psicométricos satisfatórios. Os resultados das análises de regressão múltipla padrão tiveram baixo poder explicativo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2017-12-07T04:52:13Z
2017-12-07T04:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008
identifier_str_mv BRAUER, Samuel; ABBAD, Gardênia; ZERBINI, Thaís. Características da clientela e barreiras à conclusão de um curso a distância. Psico-USF, Itatiba, v. 14, n. 3, p. 317-328, set./dez. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712009000300008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27547
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508376924618752