A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elder Patrick Maia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4109
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.
id UNB_7c6b4d5be6e535e0e0a8567aa131094e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4109
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestinaCultura popularSertãoPolítica culturalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.Este trabalho tem como horizonte temático as transformações ocorridas no âmbito da produção simbólico-cultural contemporânea, notadamente no que diz respeito às novas faces e fases do processo de industrialização do simbólico com as políticas culturais públicas. Diante dessa temática, a pesquisa buscou objetivar precisamente as interfaces entre determinadas políticas culturais públicas e o advento de uma nova formação discursiva (o repertório discursivo UNESCO) para a estruturação de um mercado de bens e serviços culturais bastante específico, ancorado fundamentalmente no valor social conferido à categorias como tradição e "autenticidade". As interfaces entre os processos mencionados plasmaram uma rede de interdependências assaz complexa, integrada por distintos planos empíricos, tensões políticas e lutas culturais, além de processos intersubjetivos, como o consumo simbólico e a construção social do gosto. O objetivo do trabalho consiste, assim, em desvelar e compreender os principais eixos de tessitura dessa rede, composta simultaneamente por quatro processos: os impactos da intensificação do processo de industrialização do simbólico (hoje também digitalização do simbólico); o advento de uma nova formação discursiva em âmbito transnacional, tributária das lutas político-culturais em defesa da diversidade cultural, da identidade e das chamadas culturas tradicionais e populares, lutas essas marcadas pelas novas relações entre as categorias de cultura e desenvolvimento; a implementação de determinadas políticas culturais (como o Programa Cultura Viva e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial - PNPI), que atualizam e potencializam o valor social atribuído às categorias de tradição e "autenticidade", pondo em circulação alguns signos institucionais de distinção, como os pontos de cultura e o título de Patrimônio Cultural do Brasil, muitas vezes utilizados com objetivos políticos e econômicos; por fim, o consumo simbólico orientado pela busca da experiência de consumir bens e serviços culturais reputados como profundamente "autênticos" e tradicionais, como a literatura de cordel, os objetos de barro da arte figurativa e o forró/baião, presentes em determinadas linguagens artísticas, como o cinema, o teatro e a literatura. Esses quatro processos conjugados configuram a economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe thematic horizon of this paper focus on the transformations that occurred in the scope of the contemporary cultural-symbolic production mainly in matters of the new faces and phases of the industrialization of the symbolic process within the public cultural politics. Facing this theme, this research seeked to show precisely the interfaces between the definite public cultural politics and the advent of a new discourse formation (the discourse repertoire of UNESCO) for the structuring of a very specific cultural market of goods and services, anchored fundamentally in the given social value of the categories of tradition and “authenticity”. The interfaces between the mentioned processes has shaped a complex net of interdependences integrated by distinct empirical plans, political tensions and cultural fights beyond the inter-subjective processes as a symbolic consumption and the social construction of taste. The objective of this paper consists thus, in revealing and understanding the main axes of texture of this net, composed simultaneously by four processes ; The impacts of the intensification of the industrialization of the symbolic (today also called digitalization of the symbolic); The advent of a new discourse formation in the transnational scope, tributary of the cultural-political fights in the defense of the cultural diversity , identity and the so called traditional and popular cultures. These fights were marked by the new relations between the categories of culture and development, the implementation of certain cultural politics( such as the show called “Programa Cultura Viva”-Living Culture Show and “Programa Nacional do Patrimonio Imaterial - PNPI”- National Program of the Imaterial Patrimony), that have updated and potencialized the social value attributed to the cathegories of tradition and “authenticity” placing in circulation some distinguished institutional signs such as cultural points and the title of Brazillian Cultural Patrimony, many times used for economical or political purposes, and finally the symbolic consumption guided by the search of the experience to consume goods known as deeply “authentic” and traditional, such as Twine Literature (“Literatura de Cordel”),objects made of adobe from the figurative art and “Forró/Baião”dance, present in some determined artistic languages such as the movies, the theater and literature. These four conjugated processes configure the symbolic economy of the popular “sertanejo”- North.Santos, Mariza Veloso MottaAlves, Elder Patrick Maia2010-04-07T16:50:28Z2010-04-07T16:50:28Z2009-042009-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Elder Patrick Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. 2009. 385 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4109info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:45:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/4109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:45:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
title A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
spellingShingle A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
Alves, Elder Patrick Maia
Cultura popular
Sertão
Política cultural
title_short A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
title_full A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
title_fullStr A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
title_full_unstemmed A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
title_sort A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina
author Alves, Elder Patrick Maia
author_facet Alves, Elder Patrick Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Mariza Veloso Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elder Patrick Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Sertão
Política cultural
topic Cultura popular
Sertão
Política cultural
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04
2009-04
2010-04-07T16:50:28Z
2010-04-07T16:50:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Elder Patrick Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. 2009. 385 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4109
identifier_str_mv ALVES, Elder Patrick Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. 2009. 385 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508209640046592