Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Niederauer, Marcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29231
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008
Resumo: Este texto aborda um dos critérios adotados na Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): a competência interacional, mais especificamente o uso de estratégias comunicativas. Para tanto, partindo-se de estudos realizados por Fulcher (2003), Luoma (2005) e McNamara (1997), sobre avaliação da produção e compreensão oral em língua adicional, por Young (2000a, 2000b), sobre competência interacional, e por Dörnyei e Scott (1997), sobre estratégias comunicativas, é analisado um dos aspectos que caracterizam, conforme a Ficha de Avaliação da interação face a face utilizada pelo avaliador-observador do Exame, a competência. Com base na análise dos dados e nas discussões empreendidas a partir dos estudos com os quais este texto dialoga, o artigo conclui que a forma como essas estratégias são operacionalizadas na grade de avaliação em questão e as orientações disponibilizadas no Manual do Avaliador do Celpe-Bras e no Guia do Examinando - Versão Eletrônica Simplificada não permitem que se aproveite a capacidade avaliativa que tais recursos interacionais oferecem. Além disso, a análise revelou algumas inconsistências em relação ao que se espera nos diferentes níveis de proficiência em termos de uso e de necessidade de uso de estratégias comunicativas durante a entrevista para avaliação da proficiência oral nesse Exame.
id UNB_7c7b5dfb4b2a2f29f7b711fa5efc2d17
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29231
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Niederauer, Marcia2017-12-07T05:07:19Z2017-12-07T05:07:19Z2014NIEDERAUER, Marcia. Competência interacional: critério para avaliação da produção oral em língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 2, p. 403-424, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000200008&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 05 dez. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29231https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008Este texto aborda um dos critérios adotados na Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): a competência interacional, mais especificamente o uso de estratégias comunicativas. Para tanto, partindo-se de estudos realizados por Fulcher (2003), Luoma (2005) e McNamara (1997), sobre avaliação da produção e compreensão oral em língua adicional, por Young (2000a, 2000b), sobre competência interacional, e por Dörnyei e Scott (1997), sobre estratégias comunicativas, é analisado um dos aspectos que caracterizam, conforme a Ficha de Avaliação da interação face a face utilizada pelo avaliador-observador do Exame, a competência. Com base na análise dos dados e nas discussões empreendidas a partir dos estudos com os quais este texto dialoga, o artigo conclui que a forma como essas estratégias são operacionalizadas na grade de avaliação em questão e as orientações disponibilizadas no Manual do Avaliador do Celpe-Bras e no Guia do Examinando - Versão Eletrônica Simplificada não permitem que se aproveite a capacidade avaliativa que tais recursos interacionais oferecem. Além disso, a análise revelou algumas inconsistências em relação ao que se espera nos diferentes níveis de proficiência em termos de uso e de necessidade de uso de estratégias comunicativas durante a entrevista para avaliação da proficiência oral nesse Exame.This paper discusses one of the criteria adopted in face to face interaction of Celpe-Bras Exam, the interactional competence, more specifically, one of the characteristic of this competence: the use of communication strategies. For this purpose, I analyze the grade scheme of face to face interaction - examiner - (2013 /2), taking into account the studies by Fulcher (2003), Luoma (2005), and McNamara (1997), about speaking and listening assessment, by Young (2000a, 2000b), about interactional competence, and by Dörnyei and Scott (1997), about communication strategies in additional language. Based on the discussions undertaken from such studies and on the data analysis, this paper concludes that the way these strategies are operationalized in this grade scheme and in the guidelines for providing information to examiners and to candidates of Celpe-Bras do not allow to availing the evaluative capacity that such interactional resources offer. Furthermore, the analysis has shown some inconsistencies concerning to what is expected at different levels of proficiency in terms of need and use of communication strategies during the interview for the assessment of oral proficiency.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicionalInteractional competence : criterion for assessing additional language oral productioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProficiência oral - avaliaçãoCompetência comunicativaLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CompetenciaInteracionalCriterio.pdfARTIGO_CompetenciaInteracionalCriterio.pdfapplication/pdf167533http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29231/1/ARTIGO_CompetenciaInteracionalCriterio.pdfdaa7c0a14615b0f2a4b766afbb8188a4MD51open access10482/292312023-05-26 21:47:17.851open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29231Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:47:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Interactional competence : criterion for assessing additional language oral production
title Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
spellingShingle Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
Niederauer, Marcia
Proficiência oral - avaliação
Competência comunicativa
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
title_short Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
title_full Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
title_fullStr Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
title_full_unstemmed Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
title_sort Competência interacional : critério para avaliação da produção oral em língua adicional
author Niederauer, Marcia
author_facet Niederauer, Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Niederauer, Marcia
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Proficiência oral - avaliação
Competência comunicativa
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
topic Proficiência oral - avaliação
Competência comunicativa
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
description Este texto aborda um dos critérios adotados na Parte Oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): a competência interacional, mais especificamente o uso de estratégias comunicativas. Para tanto, partindo-se de estudos realizados por Fulcher (2003), Luoma (2005) e McNamara (1997), sobre avaliação da produção e compreensão oral em língua adicional, por Young (2000a, 2000b), sobre competência interacional, e por Dörnyei e Scott (1997), sobre estratégias comunicativas, é analisado um dos aspectos que caracterizam, conforme a Ficha de Avaliação da interação face a face utilizada pelo avaliador-observador do Exame, a competência. Com base na análise dos dados e nas discussões empreendidas a partir dos estudos com os quais este texto dialoga, o artigo conclui que a forma como essas estratégias são operacionalizadas na grade de avaliação em questão e as orientações disponibilizadas no Manual do Avaliador do Celpe-Bras e no Guia do Examinando - Versão Eletrônica Simplificada não permitem que se aproveite a capacidade avaliativa que tais recursos interacionais oferecem. Além disso, a análise revelou algumas inconsistências em relação ao que se espera nos diferentes níveis de proficiência em termos de uso e de necessidade de uso de estratégias comunicativas durante a entrevista para avaliação da proficiência oral nesse Exame.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NIEDERAUER, Marcia. Competência interacional: critério para avaliação da produção oral em língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 2, p. 403-424, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000200008&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 05 dez. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29231
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008
identifier_str_mv NIEDERAUER, Marcia. Competência interacional: critério para avaliação da produção oral em língua adicional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 2, p. 403-424, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132014000200008&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 05 dez. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29231
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132014000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29231/1/ARTIGO_CompetenciaInteracionalCriterio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv daa7c0a14615b0f2a4b766afbb8188a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573391038349312