Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Diego Rosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35284
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
id UNB_7db6b56c6ece8dbe4dab7523b527cf96
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35284
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação socialComportamento - análiseInfluência socialViagensDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.Pauta recorrente na pesquisa internacional, a temática que relaciona comportamento de viagem e rede de interação social de um indivíduo é o escopo deste trabalho. A incorporação da dimenção social na pesquisa em comportamento de viagem permite verificar como o meio social influencia as escolhas de viagens que um indivíduo realiza e adiciona uma nova perspectiva junto a aspectos tradicionalmente considerados, como as características do ambiente urbano e o contexto pessoal do indivíduo. Dessa forma, busca-se definir um modelo comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem no contexto brasileiro. Para alcance de tal objetivo, realizou-se uma pesquisa no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, com a aplicação de um método de três etapas: i) delimitação da pesquisa; ii) coleta de dados, a partir da definição das variáveis, da estruturação do questionário e da definição da forma de coleta de dados sociais, feita pela abordagem egocentrada; iii) análise dos dados por meio da sua caracterização e análise exploratória, da definição de hipóteses de modelagem e da modelagem dos dados através de um modelo logit multinomial. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona. A probabilidade de um indivíduo usar um modo sustentável em relação ao carro é 76% maior quando a quantidade de contatos sociais que utilizam modos sustentáveis aumenta em 10%. A probabilidade de uso da carona em relação ao carro aumenta 27% junto ao aumento de 10% no total de contatos sociais adeptos à carona. Foi possível verificar ainda que, além da influência social, o uso do transporte público, da carona e de modos sustentáveis, em detrimento do automóvel, tem probabilidades maiores quando são considerados indivíduos jovens, de domicílios com menores taxas de motorização e localizados em áreas urbanas mais adensadas. A consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e compartilhadas.This dissertation comprehends the travel behavior and social network interaction theme, which has been an international research interest. The incorporation of the social view into travel behavior research allows us to establish a method of identifying and analyzing the social influence on travel choices, thus, adding a new perspective combined with traditional features such as built environment and personal characteristics. This research aims to define a behavioral model to verify whether there is a social influence on the travel mode choices in the Brazilian context. To achieve this goal, the research was carried out on the Darcy Ribeiro campus of the University of Brasília taking into account a three steps method: a) research delimitation; b) data collection, that consists of variables definition, a survey design, and a definition of social data collection, which was made by the egocentric approach; c) data analysis with the characterization and exploratory analysis, the definition of the hypotheses and a data modeling through a multinomial logit model. The results of the research reveal that there is social influence in the travel mode choice among students commuting to the University of Brasília, especially when considering sustainable modes (biking and walking) and carpooling. The odds of an ego using a sustainable mode are 76% higher if there is an increment of 10% in the proportion of alters that also use sustainable modes. The odds of an ego to carpool are 27% higher when their alter carpooling proportion increases 10%. Taking into account social influence, the odds of using public transportation, carpooling, and sustainable mode are higher when an ego is young, belongs to a household with lower motorization rates, and lives in denser neighborhood. The knowledge of social influence allows better perception of relevant factors of the decision-making process. Urban mobility policies must consider this perspective, especially those policies that aim to promote sustainable and shared travel modes as alternatives to great automobile use.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesGonzales Taco, Pastor WillyMota, Diego Rosa2019-08-15T17:56:15Z2019-08-15T17:56:15Z2019-08-152019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOTA, Diego Rosa. Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social. 2019. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35284A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:17:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/35284Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:17:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
title Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
spellingShingle Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
Mota, Diego Rosa
Comportamento - análise
Influência social
Viagens
title_short Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
title_full Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
title_fullStr Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
title_full_unstemmed Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
title_sort Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social
author Mota, Diego Rosa
author_facet Mota, Diego Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales Taco, Pastor Willy
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Diego Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento - análise
Influência social
Viagens
topic Comportamento - análise
Influência social
Viagens
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15T17:56:15Z
2019-08-15T17:56:15Z
2019-08-15
2019-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Diego Rosa. Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social. 2019. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35284
identifier_str_mv MOTA, Diego Rosa. Modelagem comportamental da escolha do modo de viagem sob influência da interação social. 2019. xiii, 154 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900871021330432