Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazário, Neander da Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mendes, Paulo César de Melo, Botelho, Ducineli Régis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14502
Resumo: A falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão que fazem sobre a Contabilidade e a Legislação Tributária são uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Desse modo, o objetivo da pesquisa é identificar o grau de importância que o estudante de graduação em Ciências Contábeis do Distrito Federal atribui aos assuntos tributários em suas Instituições de Ensino Superior (IES). O trabalho será conduzido pelo método de estudo de campo, utilizando-se o processo de amostragem não probabilística e com aplicação de questionário nas instituições de ensino superior com maior tradição do ensino contábil no Distrito Federal. Será feita a análise dos dados e, em seguida, explicado os resultados encontrados, demonstrando o destaque dado pelos estudantes ao conteúdo tributário. Os resultados da pesquisa demonstram que os alunos têm interesse pelo assunto, porém, não o vêem como mais importante para seu futuro profissional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_7dd30d6f3e671e0c070d51ec1fa12b5b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14502
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empíricoPerceptions of students regarding the importance of knowledge of tax accounting in institutions of higher education in the Federal District : an empirical studyEnsino superiorContabilidade tributáriaInstituições de ensino superiorA falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão que fazem sobre a Contabilidade e a Legislação Tributária são uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Desse modo, o objetivo da pesquisa é identificar o grau de importância que o estudante de graduação em Ciências Contábeis do Distrito Federal atribui aos assuntos tributários em suas Instituições de Ensino Superior (IES). O trabalho será conduzido pelo método de estudo de campo, utilizando-se o processo de amostragem não probabilística e com aplicação de questionário nas instituições de ensino superior com maior tradição do ensino contábil no Distrito Federal. Será feita a análise dos dados e, em seguida, explicado os resultados encontrados, demonstrando o destaque dado pelos estudantes ao conteúdo tributário. Os resultados da pesquisa demonstram que os alunos têm interesse pelo assunto, porém, não o vêem como mais importante para seu futuro profissional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe lack of knowledge among undergraduate accounting students concerning tributary topics and the confusion that they have regarding about accounting and tributary legislation is an increasing reality in higher education teaching. Studies indicate that a motivated student tends to attach more importance to the content learned and thus have more interest in retaining the material. In this way, the purpose of this research is to identify how accounting students in the Federal District rate the importance of tributary topics in their Institutions of Higher Education (IES). The work was carried out by the field research method, making use of a non- probabilistic sampling process and a questionnaire applied in those institutes of higher education with the most tradition in teaching accounting in the Federal District. Data analyses will be made, followed by explanation of results, providing evidence of the prominence given to tributary topics by the students. The research results show that the students are interested in the topic but do not see it as the most important to their professional future.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade Regional de Blumenau2013-11-04T16:54:57Z2013-11-04T16:54:57Z2008-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNAZÁRIO, Neander da Silva; MENDES, Paulo César de Melo; AQUINO, Ducineli Régis Botelho de. Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal: um estudo empírico. Revista universo contábil, Blumenau, v.4, n.3, p.64-81, jul./set. 2008. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/981/735>. Acesso em: 04 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14502Revista universo contábil - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0)). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/981/735. Acesso em: 31 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessNazário, Neander da SilvaMendes, Paulo César de MeloBotelho, Ducineli Régisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:25:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/14502Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:25:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
Perceptions of students regarding the importance of knowledge of tax accounting in institutions of higher education in the Federal District : an empirical study
title Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
spellingShingle Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
Nazário, Neander da Silva
Ensino superior
Contabilidade tributária
Instituições de ensino superior
title_short Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
title_full Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
title_fullStr Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
title_full_unstemmed Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
title_sort Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal : um estudo empírico
author Nazário, Neander da Silva
author_facet Nazário, Neander da Silva
Mendes, Paulo César de Melo
Botelho, Ducineli Régis
author_role author
author2 Mendes, Paulo César de Melo
Botelho, Ducineli Régis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazário, Neander da Silva
Mendes, Paulo César de Melo
Botelho, Ducineli Régis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Contabilidade tributária
Instituições de ensino superior
topic Ensino superior
Contabilidade tributária
Instituições de ensino superior
description A falta de conhecimento dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis sobre assuntos tributários e a confusão que fazem sobre a Contabilidade e a Legislação Tributária são uma realidade crescente do ensino superior. Estudos indicam que um aluno motivado tem tendência a proporcionar maior importância ao conteúdo aprendido e assim ter maior interesse na captação da matéria. Desse modo, o objetivo da pesquisa é identificar o grau de importância que o estudante de graduação em Ciências Contábeis do Distrito Federal atribui aos assuntos tributários em suas Instituições de Ensino Superior (IES). O trabalho será conduzido pelo método de estudo de campo, utilizando-se o processo de amostragem não probabilística e com aplicação de questionário nas instituições de ensino superior com maior tradição do ensino contábil no Distrito Federal. Será feita a análise dos dados e, em seguida, explicado os resultados encontrados, demonstrando o destaque dado pelos estudantes ao conteúdo tributário. Os resultados da pesquisa demonstram que os alunos têm interesse pelo assunto, porém, não o vêem como mais importante para seu futuro profissional. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07
2013-11-04T16:54:57Z
2013-11-04T16:54:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAZÁRIO, Neander da Silva; MENDES, Paulo César de Melo; AQUINO, Ducineli Régis Botelho de. Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal: um estudo empírico. Revista universo contábil, Blumenau, v.4, n.3, p.64-81, jul./set. 2008. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/981/735>. Acesso em: 04 nov. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14502
identifier_str_mv NAZÁRIO, Neander da Silva; MENDES, Paulo César de Melo; AQUINO, Ducineli Régis Botelho de. Percepção dos discentes quanto à importância do conhecimento em contabilidade tributária em instituições de ensino superior do Distrito Federal: um estudo empírico. Revista universo contábil, Blumenau, v.4, n.3, p.64-81, jul./set. 2008. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/981/735>. Acesso em: 04 nov. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional de Blumenau
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508244845985792