Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macena, Matheus Sousa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43174
Resumo: Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.
id UNB_7eb42f09af5c9fc03a46271dbf2459fa
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43174
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmicoPopulação LGBTTrajetórias educacionaisPandemiaCronotoposCovid-19Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.O objetivo do estudo foi analisar a produção de significados nas interpretações de si, do outro e do mundo de graduandos LGBT em suas trajetórias educacionais na experiência liminar da pandemia de COVID-19. A pandemia resultou no fechamento dos espaços físicos das universidades, levando os alunos a novas condições de socialização e aprendizagem, envolvendo mudanças nas trajetórias de vida e uma fase transitória de liminaridade. Foi realizado um estudo longitudinal durante a pandemia com dois estudantes universitários por meio da produção de semanários e de duas entrevistas narrativas, analisando os dados por meio de Análise Dialógica Temática. Os resultados mostram a pandemia como uma crise em continuidade e uma experiência liminar marcada por transições e ambivalências. Os sentidos são produzidos a partir da negociação entre o conhecido e o novo, voltada para a busca de um cotidiano equilibrado no contexto do distanciamento social. Isso apresenta incertezas sobre o futuro profissional e gera processos reflexivos sobre o cotidiano, as alternativas e possibilidades, e novas dinâmicas de agência e autorregulação. Em relação à questão LGBT, há uma negociação de posições na mudança do cronotopo, com interações que buscam a harmonia entre o estar em casa com a família e o contato com os amigos no espaço universitário.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This study aimed to analyze the meaning production in the interpretations of self, the other and the world of LGBT undergraduates in their educational trajectories in the liminal experience in the COVID-19 pandemic. The pandemic resulted in the closure of the physical spaces of universities, leading students to new conditions of socialization and learning, implying changes in the courses of life and a transitional phase of liminality. During the pandemic, the longitudinal study was carried out with two university students through the weekly production and two narrative interviews, analyzing the data through Dialogic Thematic Analysis. Results indicated that changes in meaning production and ambivalences marked his interpretation of self, other and extended ongoing event. Meaning orientations were guided by the negotiation between the known and the new focused on the search for a balanced routine in the context of social distancing with uncertainties regarding the professional future, generating processes of reflexivity about daily life, alternatives, and possibilities, prompting by new dynamics of agency and self-regulation. As LGBT, positions were negotiated in a changing chronotope, oriented to harmonize being at home with family, friends, and university space.Barbato, Silviane Bonaccorsimatheus_sm5@live.comMacena, Matheus Sousa de2022-03-29T18:57:34Z2022-03-29T18:57:34Z2022-03-292021-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACENA, Matheus sousa de. Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43174info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:37:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/43174Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:37:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
title Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
spellingShingle Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
Macena, Matheus Sousa de
População LGBT
Trajetórias educacionais
Pandemia
Cronotopos
Covid-19
title_short Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
title_full Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
title_fullStr Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
title_full_unstemmed Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
title_sort Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico
author Macena, Matheus Sousa de
author_facet Macena, Matheus Sousa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbato, Silviane Bonaccorsi
matheus_sm5@live.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Matheus Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv População LGBT
Trajetórias educacionais
Pandemia
Cronotopos
Covid-19
topic População LGBT
Trajetórias educacionais
Pandemia
Cronotopos
Covid-19
description Dissertação — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Escolar, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
2022-03-29T18:57:34Z
2022-03-29T18:57:34Z
2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACENA, Matheus sousa de. Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43174
identifier_str_mv MACENA, Matheus sousa de. Interpretações de si nas experiências de graduandos LGBTs em contexto pandêmico. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508398930034688