Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasilense, Izabel Cristina da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Eileen Pfeiffer, Barros, Romariz da Silva, Souza, Carlos Barbosa Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424
Resumo: O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.
id UNB_80093ad08657a365b73c5592fadcc28b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33397
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelaçãoObservational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modelingAprendizagemVideomodelaçãoMonitoramentoAutismo - criançasO presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2019-01-02T13:51:17Z2019-01-02T13:51:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBrasilense, Izabel Cristina da SilvaFlores, Eileen PfeifferBarros, Romariz da SilvaSouza, Carlos Barbosa Alves deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/33397Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
Observational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modeling
title Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
spellingShingle Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
Brasilense, Izabel Cristina da Silva
Aprendizagem
Videomodelação
Monitoramento
Autismo - crianças
title_short Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
title_full Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
title_fullStr Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
title_full_unstemmed Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
title_sort Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
author Brasilense, Izabel Cristina da Silva
author_facet Brasilense, Izabel Cristina da Silva
Flores, Eileen Pfeiffer
Barros, Romariz da Silva
Souza, Carlos Barbosa Alves de
author_role author
author2 Flores, Eileen Pfeiffer
Barros, Romariz da Silva
Souza, Carlos Barbosa Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasilense, Izabel Cristina da Silva
Flores, Eileen Pfeiffer
Barros, Romariz da Silva
Souza, Carlos Barbosa Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Videomodelação
Monitoramento
Autismo - crianças
topic Aprendizagem
Videomodelação
Monitoramento
Autismo - crianças
description O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:51:17Z
2019-01-02T13:51:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424
identifier_str_mv BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397
http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508385063665664