Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424 |
Resumo: | O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional. |
id |
UNB_80093ad08657a365b73c5592fadcc28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33397 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelaçãoObservational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modelingAprendizagemVideomodelaçãoMonitoramentoAutismo - criançasO presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.This study investigated the establishment of monitoring responses via video modeling of two children with autism spectrum disorder and whether those responses stimulate observational learning of tacts and textual behavior for these children. Pre-and post-tests of observational learning via video modeling were performed. Then, monitoring responses were trained in three steps: (1) teaching of monitoring responses; (2) establishment of stimulus control by the model´s behavior and (3) establishment of stimulus control by the consequences of the model´s behavior. The two participants acquired monitoring responses in four sessions. One participant acquired tacts and textual behavior via observational learning. We discuss the potential of video modeling as a tool to train precurrent behavior necessary for observational learning.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2019-01-02T13:51:17Z2019-01-02T13:51:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBrasilense, Izabel Cristina da SilvaFlores, Eileen PfeifferBarros, Romariz da SilvaSouza, Carlos Barbosa Alves deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/33397Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação Observational learning in children with autism: effects of teaching monitoring responses via video modeling |
title |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
spellingShingle |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação Brasilense, Izabel Cristina da Silva Aprendizagem Videomodelação Monitoramento Autismo - crianças |
title_short |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
title_full |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
title_fullStr |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
title_sort |
Aprendizagem observacional em crianças com autismo : efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação |
author |
Brasilense, Izabel Cristina da Silva |
author_facet |
Brasilense, Izabel Cristina da Silva Flores, Eileen Pfeiffer Barros, Romariz da Silva Souza, Carlos Barbosa Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Eileen Pfeiffer Barros, Romariz da Silva Souza, Carlos Barbosa Alves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasilense, Izabel Cristina da Silva Flores, Eileen Pfeiffer Barros, Romariz da Silva Souza, Carlos Barbosa Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Videomodelação Monitoramento Autismo - crianças |
topic |
Aprendizagem Videomodelação Monitoramento Autismo - crianças |
description |
O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:51:17Z 2019-01-02T13:51:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424 |
identifier_str_mv |
BRASILENSE, Izabel Cristina da Silva et al. Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 34, e3424, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722018000100303&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 jan. 2019. Epub Nov 29, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33397 http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508385063665664 |