O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Ferreira de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Fonseca, Marília, Toschi, Mirza Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26378
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100006
Resumo: O presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, imprimindo uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial (PDE) e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade (PPP). Mostra que alguns estados tendem a privilegiar o PDE, em detrimento do projeto político-pedagógico da escola (PPP).
id UNB_80a3e9db4886953a5a9c5b985c3dc5ef
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/26378
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Oliveira, João Ferreira deFonseca, MaríliaToschi, Mirza Seabra2017-12-07T04:42:14Z2017-12-07T04:42:14Z2005Educ. Soc.,v.26,n.90,p.127-147,2005http://repositorio.unb.br/handle/10482/26378https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100006O presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, imprimindo uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial (PDE) e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade (PPP). Mostra que alguns estados tendem a privilegiar o PDE, em detrimento do projeto político-pedagógico da escola (PPP).This text presents the impacts of Fundschool "Fundescola" Program (Fund for School Development). This Program applies to administration of elementary schools in the North, Northeast and Central East regions of Brazil. This investigation analyses the impact of these experiences on administration and organization of the school work. It shows how the Fundschool Program happened in Goiás (Brazil). It was implemented in an administrative "strategic" view, centered on rationalization of expenses and operational efficiency. This investigation also shows that within public governmental sphere, there are two opposite conceptions of educational administration. The first one has "managerial characteristics" (School Development Plan), the other which signals the aspiration of educational community for a more autonomous and high standards school (Politic-Pedagogical Project). Some schools tend to give privilege to School Development Plan in opposition to Politic-Pedagogical Project.Em processamentoCentro de Estudos Educação e Sociedade - CedesO programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicasThe fundschool program: conceptions, objectives, components and range - the perspective of administration system improvement and of the private schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGestão de escolas fundamentaisPolíticas públicas e financiamento da educaçãoPolítica educacionalPlanejamento escolarAdministration of elementary schoolPublic politics and financing in educationEducational policyScholarship planninginfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa06v2690.pdfapplication/pdf166473http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26378/1/a06v2690.pdf8492c524539c5f52ef79fdcd6d7f3db7MD51open access10482/263782023-10-11 12:56:12.982open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/26378Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T15:56:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
The fundschool program: conceptions, objectives, components and range - the perspective of administration system improvement and of the private schools
title O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
spellingShingle O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
Oliveira, João Ferreira de
Gestão de escolas fundamentais
Políticas públicas e financiamento da educação
Política educacional
Planejamento escolar
Administration of elementary school
Public politics and financing in education
Educational policy
Scholarship planning
title_short O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
title_full O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
title_fullStr O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
title_full_unstemmed O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
title_sort O programa FUNDESCOLA: concepções, objetivos, componentes e abrangência - a perspectiva de melhoria da gestão do sistema e das escolas públicas
author Oliveira, João Ferreira de
author_facet Oliveira, João Ferreira de
Fonseca, Marília
Toschi, Mirza Seabra
author_role author
author2 Fonseca, Marília
Toschi, Mirza Seabra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Ferreira de
Fonseca, Marília
Toschi, Mirza Seabra
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Gestão de escolas fundamentais
Políticas públicas e financiamento da educação
Política educacional
Planejamento escolar
Administration of elementary school
Public politics and financing in education
Educational policy
Scholarship planning
topic Gestão de escolas fundamentais
Políticas públicas e financiamento da educação
Política educacional
Planejamento escolar
Administration of elementary school
Public politics and financing in education
Educational policy
Scholarship planning
description O presente texto apresenta os impactos do Programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), voltado para a gestão das escolas fundamentais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A investigação analisa o impacto dessas experiências na gestão e na organização do trabalho escolar. Mostra como o FUNDESCOLA materializou-se no Estado de Goiás, imprimindo uma visão gerencial "estratégica", centrada na racionalização de gastos e na eficiência operacional. Mostra que, dentro da esfera governamental pública, convivem duas concepções antagônicas de gestão educacional. Uma de caráter gerencial (PDE) e outra que sinaliza a aspiração da comunidade educativa por uma escola mais autônoma e de qualidade (PPP). Mostra que alguns estados tendem a privilegiar o PDE, em detrimento do projeto político-pedagógico da escola (PPP).
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:42:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:42:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Educ. Soc.,v.26,n.90,p.127-147,2005
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/26378
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100006
identifier_str_mv Educ. Soc.,v.26,n.90,p.127-147,2005
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26378
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/26378/1/a06v2690.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8492c524539c5f52ef79fdcd6d7f3db7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573688819253248