A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28895
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013
Resumo: O artigo analisa o fenômeno recente de mercantilização da educação superior brasileira, por meio do crescimento das IES lucrativas e da adoção de estratégias de mercado na direção da financeirização, oligopolização e internacionalização. Seguindo a tendência internacional, além das táticas adotadas para atrair a demanda, houve transformações no âmbito dos negócios. Destacam-se a profissionalização da gestão e a transfiguração de universidades e centros universitários em conglomerados ou holdings. Outra estratégia consiste na venda parcial dos estabelecimentos nacionais ao capital estrangeiro, tanto por meio das aquisições realizadas por fundos private equity como pela abertura de capital das empresas educacionais na bolsa de valores (IPOs). Conclui-se que o processo de mercantilização é elemento central na análise dos limites e das possibilidades da política pública educacional, e, ao mesmo tempo, mostra-se incompatível com os princípios que norteiam o processo educativo.
id UNB_8119c907974734365bc40c71e802d8dc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/28895
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativasThe commodification of higher education and the market strategies of for-profit institutionsLa mercantilización de la educación superior brasileña y las estrategias de mercado de las instituciones lucrativasEnsino superiorMercantilizaçãoInstituições de ensino lucrativasO artigo analisa o fenômeno recente de mercantilização da educação superior brasileira, por meio do crescimento das IES lucrativas e da adoção de estratégias de mercado na direção da financeirização, oligopolização e internacionalização. Seguindo a tendência internacional, além das táticas adotadas para atrair a demanda, houve transformações no âmbito dos negócios. Destacam-se a profissionalização da gestão e a transfiguração de universidades e centros universitários em conglomerados ou holdings. Outra estratégia consiste na venda parcial dos estabelecimentos nacionais ao capital estrangeiro, tanto por meio das aquisições realizadas por fundos private equity como pela abertura de capital das empresas educacionais na bolsa de valores (IPOs). Conclui-se que o processo de mercantilização é elemento central na análise dos limites e das possibilidades da política pública educacional, e, ao mesmo tempo, mostra-se incompatível com os princípios que norteiam o processo educativo.The article analyzes the recent phenomenon of commodification of Brazilian higher education, through the growth of for-profit Higher Education Institutes and the adoption of market strategies in the direction of financialization, oligopolization and internationalization. Following the international trend, in addition to the tactics adopted to attract demand, there have been changes within the business. Noteworthy are the professionalization of management and the transfiguration of universities and university centers into conglomerates or holding companies. Another strategy involves the partial sale of domestic institutions to foreign capital, both through acquisitions by private equity funds and through the IPO of education companies on the stock market. We conclude that the process of commodification is the central element in analyzing the limits and possibilities of public education policy and, at the same time, it is incompatible with the principles that guide the educational process.El artículo analiza el reciente fenómeno de la mercantilización de la educación superior brasileña, mediante el crecimiento de las IES lucrativas y la adopción de estrategias de mercado en la dirección de la financialización, la oligopolización y la internacionalización. Siguiendo la tendencia internacional, además de las tácticas adoptadas para atraer a la demanda, se han producido cambios dentro de la empresa. Sobresalen la profesionalización de la gestión y la transfiguración de las universidades y los Centros Universitarios en conglomerados o holdings. Otra estrategia consiste en la venta parcial de las instituciones nacionales al capital extranjero, tanto a través de adquisiciones por fondos de private equity como por la apertura de capital de las empresas educativas en bolsa (IPO). Se concluye que el proceso de mercantilización es el elemento central en el análisis de los límites y posibilidades de la política pública educativa, y, al mismo tiempo se muestra incompatible con los principios que guían el proceso educativo.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-12-07T05:03:07Z2017-12-07T05:03:07Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 761-776, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28895https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013Revista Brasileira de Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242013000400002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Cristina Helena Almeida deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:26:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/28895Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:26:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
The commodification of higher education and the market strategies of for-profit institutions
La mercantilización de la educación superior brasileña y las estrategias de mercado de las instituciones lucrativas
title A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
spellingShingle A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
Carvalho, Cristina Helena Almeida de
Ensino superior
Mercantilização
Instituições de ensino lucrativas
title_short A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
title_full A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
title_fullStr A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
title_full_unstemmed A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
title_sort A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas
author Carvalho, Cristina Helena Almeida de
author_facet Carvalho, Cristina Helena Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina Helena Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Mercantilização
Instituições de ensino lucrativas
topic Ensino superior
Mercantilização
Instituições de ensino lucrativas
description O artigo analisa o fenômeno recente de mercantilização da educação superior brasileira, por meio do crescimento das IES lucrativas e da adoção de estratégias de mercado na direção da financeirização, oligopolização e internacionalização. Seguindo a tendência internacional, além das táticas adotadas para atrair a demanda, houve transformações no âmbito dos negócios. Destacam-se a profissionalização da gestão e a transfiguração de universidades e centros universitários em conglomerados ou holdings. Outra estratégia consiste na venda parcial dos estabelecimentos nacionais ao capital estrangeiro, tanto por meio das aquisições realizadas por fundos private equity como pela abertura de capital das empresas educacionais na bolsa de valores (IPOs). Conclui-se que o processo de mercantilização é elemento central na análise dos limites e das possibilidades da política pública educacional, e, ao mesmo tempo, mostra-se incompatível com os princípios que norteiam o processo educativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2017-12-07T05:03:07Z
2017-12-07T05:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 761-776, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28895
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013
identifier_str_mv CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 54, p. 761-776, jul./set. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 ago. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28895
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580867178823680