Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263
Resumo: Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.
id UNB_81558ba0232cb6fb453e0d040c750e7b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36758
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)Entre griegos y troyanos : culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)Between greeks and trojans : school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)CulturaEscolas - séc. XIXParaná (Estado)Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.Discussing with Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) and Certeau (2002), this article of historiographical nature operates on the assumption that the school culture is a web of practices meant by students and teachers in a given historical moment whose logic is amenable to analysis and interpretation by the historian. With the childhood memories of Francisco Macedo as sources, it aims to identify and understand the logic presiding the school practices in the 1st primary education school for boys of Vila de Campo Largo (Paraná) in 1883 and the school culture produced by it.Dialogando con Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) y Certeau (2002), este artículo, de naturaleza historiográfi ca, opera con la hipótesis de que la cultura escolar es una maraña de prácticas signifi cadas por estudiantes y profesores en un determinado momento histórico, cuya lógica és posible de el análisis y la interpretación por ele historiador. Tomando por fuentes las memorias de la niñez de Francisco Macedo, el objetivo es identifi car y comprender la lógica detrás de las prácticas escolares en el 1ª cátedra masculina de Campo Largo (Paraná) en 1883 y la cultura escolar que produjo.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia2020-01-30T13:28:40Z2020-01-30T13:28:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883). Educação e Filosofia, v.30, n.59, p.233-263, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263Educação e Filosofia - ( CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T20:36:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/36758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T20:36:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
Entre griegos y troyanos : culturas escolares en las memorias de la niñez de Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)
Between greeks and trojans : school cultures in childhood memories of Francisco Macedo (Campo Largo – Paraná, 1883)
title Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
spellingShingle Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Cultura
Escolas - séc. XIX
Paraná (Estado)
title_short Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
title_full Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
title_fullStr Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
title_full_unstemmed Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
title_sort Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)
author Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_facet Anjos, Juarez José Tuchinski dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Juarez José Tuchinski dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Escolas - séc. XIX
Paraná (Estado)
topic Cultura
Escolas - séc. XIX
Paraná (Estado)
description Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-01-30T13:28:40Z
2020-01-30T13:28:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883). Educação e Filosofia, v.30, n.59, p.233-263, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263
identifier_str_mv ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Entre gregos e troianos: culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883). Educação e Filosofia, v.30, n.59, p.233-263, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24251. Acesso em: 30 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580894319116288