Entre gregos e troianos : culturas escolares nas memórias de infância de Francisco Macedo (Campo Largo-Paraná, 1883)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36758
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n59a2016-p233a263
Resumo: Dialogando com Geertz (2008), Chartier (2002; 2009), Julia (2001) e Certeau (2002), este artigo, de cunho historiográfi co, opera com a hipótese de que a cultura escolar é uma teia de práticas signifi cadas por alunos e professores em um determinado momento histórico, cuja lógica é passível de análise e interpretação por parte do historiador. Tomando por fontes as memórias de infância de Francisco Macedo, o objetivo é identifi car e compreender a lógica que presidia as práticas escolares na 1ª cadeira do sexo masculino da Vila de Campo Largo (Paraná), em 1883, e a cultura escolar que ela produzia.
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