J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Arthur Alfaix
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29318
https://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609
Resumo: A teoria da história desenvolvida por Johann Gustav Droysen (1808-1884) distingue-se, entre outros aspectos, pela sua consistente preocupação com temas didáticos. Além de investigar os princípios que regem o método de trabalho dos historiadores e de perscrutar os motivos que nos levam a considerar como "históricas" certas porções do passado, ela também fornece respostas à pergunta "por que escrever, estudar e aprender história?". Em linhas gerais, Droysen propõe que a finalidade do estudo da história não deve ser nem a assimilação de exemplos práticos, nem a memorização de fatos particulares, mas o aprendizado do que designou "pensamento histórico". Com esse argumento, Droysen contribuiu, penso eu, para uma redefinição importante da função didática da historiografia. O presente texto caracteriza e contextualiza tal redefinição, discutindo também seus potenciais e limites.
id UNB_83de438e83f6b017d821952a8754c66f
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29318
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Assis, Arthur Alfaix2017-12-07T05:07:37Z2017-12-07T05:07:37Z2014ASSIS, Arthur Alfaix. J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 ago. 2019. Epub Aug 26, 2014. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ASSIS, Arthur Alfaix. A didática da história de J. G. Droysen: constituição e atualidade. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2019. Epub Aug 26, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29318https://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609A teoria da história desenvolvida por Johann Gustav Droysen (1808-1884) distingue-se, entre outros aspectos, pela sua consistente preocupação com temas didáticos. Além de investigar os princípios que regem o método de trabalho dos historiadores e de perscrutar os motivos que nos levam a considerar como "históricas" certas porções do passado, ela também fornece respostas à pergunta "por que escrever, estudar e aprender história?". Em linhas gerais, Droysen propõe que a finalidade do estudo da história não deve ser nem a assimilação de exemplos práticos, nem a memorização de fatos particulares, mas o aprendizado do que designou "pensamento histórico". Com esse argumento, Droysen contribuiu, penso eu, para uma redefinição importante da função didática da historiografia. O presente texto caracteriza e contextualiza tal redefinição, discutindo também seus potenciais e limites.The historical theory developed by Johann Gustav Droysen (1808-1884) stands out partly due to its consistent orientation towards didactical issues. Besides investigating the principles governing the historical method and the reasons that lead us to attribute the quality of being "historical" to certain portions of the past, it also devised answers to the question: "why should one write, study, and learn history?". In short, Droysen argues that the main goal of studying history should be neither the assimilation of practical examples nor the memorization of particular facts, but rather the learning of what he called "historical thinking". I believe that Droysen's argument set in motion a very significant redefinition of historiography's didactical function. This article characterizes and contextualizes such redefinition, underlining some of its current potentials and limits.La teoría histórica desarrollada por Johann Gustav Droysen (1808-1884) se distingue, entre otras cosas, por su preocupación constante con temas didácticos. Además de investigar los principios que rigen el método de trabajo de los historiadores y examinar las razones que nos llevan a considerar como "históricos" ciertos pasados, ella también ofrece respuestas a la pregunta "¿por qué escribir, estudiar y aprender la historia?". En resumen, Droysen sostiene que el objetivo principal del estudio de la historia no debe ser ni la asimilación de ejemplos prácticos ni la memorización de hechos particulares, sino el aprendizaje de lo que él llama "pensamiento histórico". Con este argumento, Droysen contribuyó, creo, a una redefinición importante de la función didáctica de la escritura de la historia. Este trabajo caracteriza y contextualiza tal redefinición, discutiendo también su actualidad y límites.La théorie de l'histoire développée par Johann Gustav Droysen (1808-1884) se distingue par sa inquiétude quant aux thèmes didactiques. En plus d'investiguer les principes régissant la méthode de travail des historiens et d'étudier les raisons qui nous fait considérer certaines parties du passé comme "historiques", elle fournit des réponses à la question "Pourquoi écrire, étudier et aprendre l'histoire?". Généralement, Droysen propose que l'étude de l'histoire ne doit être par assimilation des exemples pratiques ni par mémorisation de certains événements, mais plutôt par l'apprentissage de ce qui a désigné la "pensée historique". Sur la base de cet argument, Droysen a contribué à la redéfinition de la fonction didactique de l'historiographie. Le présent texte caractérise et replace cette redéfinition et indique ses éventuelles limites.EdUFF - Editora da UFFJ. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentnessLa didáctica de la historia de J. G. Droysen : constitución y actualidadLa didactique de l'histoire de J. G. Droysen : constitution et actualitéA didática da história de J. G. Droysen : constituição e atualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleTeoria da históriaHistória - estudo e ensinoHistoriografia alemã - século XIXinfo:eu-repo/semantics/openAccessengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_ JGDroysen'sDidactics.pdfARTIGO_ JGDroysen'sDidactics.pdfapplication/pdf379880http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29318/1/ARTIGO_%20JGDroysen%27sDidactics.pdf6aad5b6e131afc6977c3f7d224294ea3MD51open accessARTIGO_DidaticaHistoriaJGDroysen.pdfARTIGO_DidaticaHistoriaJGDroysen.pdfapplication/pdf387876http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29318/2/ARTIGO_DidaticaHistoriaJGDroysen.pdfc2036d56d3a79ef77a613caa435af462MD52open access10482/293182023-05-26 21:36:38.356open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29318Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:36:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
dc.title.alternative.none.fl_str_mv La didáctica de la historia de J. G. Droysen : constitución y actualidad
La didactique de l'histoire de J. G. Droysen : constitution et actualité
A didática da história de J. G. Droysen : constituição e atualidade
title J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
spellingShingle J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
Assis, Arthur Alfaix
Teoria da história
História - estudo e ensino
Historiografia alemã - século XIX
title_short J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
title_full J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
title_fullStr J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
title_full_unstemmed J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
title_sort J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness
author Assis, Arthur Alfaix
author_facet Assis, Arthur Alfaix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Arthur Alfaix
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Teoria da história
História - estudo e ensino
Historiografia alemã - século XIX
topic Teoria da história
História - estudo e ensino
Historiografia alemã - século XIX
description A teoria da história desenvolvida por Johann Gustav Droysen (1808-1884) distingue-se, entre outros aspectos, pela sua consistente preocupação com temas didáticos. Além de investigar os princípios que regem o método de trabalho dos historiadores e de perscrutar os motivos que nos levam a considerar como "históricas" certas porções do passado, ela também fornece respostas à pergunta "por que escrever, estudar e aprender história?". Em linhas gerais, Droysen propõe que a finalidade do estudo da história não deve ser nem a assimilação de exemplos práticos, nem a memorização de fatos particulares, mas o aprendizado do que designou "pensamento histórico". Com esse argumento, Droysen contribuiu, penso eu, para uma redefinição importante da função didática da historiografia. O presente texto caracteriza e contextualiza tal redefinição, discutindo também seus potenciais e limites.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ASSIS, Arthur Alfaix. J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 ago. 2019. Epub Aug 26, 2014. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSIS, Arthur Alfaix. A didática da história de J. G. Droysen: constituição e atualidade. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2019. Epub Aug 26, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29318
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609
identifier_str_mv ASSIS, Arthur Alfaix. J. G. Droysen's didactics of history: constitution and currentness. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 ago. 2019. Epub Aug 26, 2014. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSIS, Arthur Alfaix. A didática da história de J. G. Droysen: constituição e atualidade. Tempo, Niterói, v. 20, ago. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042014000100202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2019. Epub Aug 26, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29318
https://dx.doi.org/10.5533/TEM-1980-542X-2014203609
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
publisher.none.fl_str_mv EdUFF - Editora da UFF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29318/1/ARTIGO_%20JGDroysen%27sDidactics.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29318/2/ARTIGO_DidaticaHistoriaJGDroysen.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6aad5b6e131afc6977c3f7d224294ea3
c2036d56d3a79ef77a613caa435af462
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863804499263488