Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alcides do Nascimento
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7640
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
id UNB_83f9d0fb0bbd4e94b27f34a153e355cc
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7640
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da UnitinsEnsino a distânciaTelevisão na educaçãoMídia digitalAvaliação educacional - ensino a distânciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.Esta dissertação é resultado de uma investigação do modelo pedagógico de EAD da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, por meio da percepção docente e discente sobre a mídia televisiva e do AVA. A partir de documentos institucionais e bibliográficos, apresenta um pequeno histórico da origem da universidade e alguns dos motivos que a levaram a optar pelo modelo pedagógico de educação a distância por meio da mídia televisiva e do ambiente virtual de aprendizagem a partir da percepção docente e discente, para assim compreender a logística da instituição para o processo de ensino-aprendizagem com a utilização da televisão e AVA na prática docente e nas atividades discentes para transmissão das teleaulas e interatividade online. A pesquisa foi realizada na Unitins, com a participação de oito professores que foram entrevistados com questões semiestruturadas de acordo com Flick (2004), sobre o modelo pedagógico de EAD da universidade, sobretudo no que se refere a mídia televisiva e online usadas pela instituição. Dez discentes, dois de cada região do país, ou seja, norte, sul, sudeste, centro-oeste e nordeste, respondendo o questionário que foi enviado via e-mail em conformidade com Gunther (1999) com perguntas abertas e fechadas, para se coletar os dados a partir da percepção dos discentes sobre o modelo pedagógico de EAD da universidade no que se refere a utilização da televisão e do ambiente virtual de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, segundo Bogdan e Biklen (1998), e foi aplicado o método de estudo de caso baseado em Yin (2005), seguindo a técnica de análise de conteúdo segundo Franco (2007). Os resultados das percepções docentes e discentes foram sistematizados em grupos temáticos, nos quais demonstraram os pontos positivos e negativos do modelo pedagógico da instituição advindos dessas percepções. Entre os desejos de aperfeiçoamento do modelo pedagógico de EAD da Unitins constatou-se a preocupação da instituição com as questões pedagógicas no sentido de atender os objetivos dos cursos no processo de ensino-aprendizagem, por meio das mídias televisiva e online, sendo colocado como ponto mais importante a competência dos docentes para a elaboração das teleaulas a serem veiculada pela televisão e dos conteúdos didático-pedagógicos para a formação de seus alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation is the result of an investigation of the pedagogical model of distance education Foundation University of Tocantins - UNITINS, through faculty and student perceptions about the television medium and the AVA. From institutional documents and bibliographies, a brief history of the origin of the university and some of the reasons which led it to choose the educational model of distance education through the medium of television and the virtual learning environment from the faculty and student perception , in order to understand the logistics of the institution for the teaching-learning with the use of television and AVA in teaching practice and student activities for the transmission of teleaulas and interactivity online. The survey was conducted in Unitins, with the participation of eight teachers who were interviewed with semi-structured questions according to Flick (2004), on the pedagogical model of distance education at the university, especially with regard to television and online media used by institution. Des students, two from each region of the country, namely North, South, Southeast, Midwest and Northeast, answering the questionnaire was sent via e-mail in accordance with Gunther (1999) with open and closed questions, to collect data from the perception of students about the pedagogical model of distance education from the University regarding the use of television and virtual learning environment. This is a qualitative research in education Bogdan and Biklen (1998), and the same methodology of case study based on Yin (2005), following the technique of content analysis, second Franco (2007). the results of the perceptions teachers and students were organized in thematic groups, in which demonstrated the strengths and weaknesses of the institution's educational model derived from these perceptions. Among the desires of improving the pedagogical model of distance education was found to concern UNITINS with pedagogical issues in order to meet the objectives of the courses in the teaching and learning through television and online media, and placed at the most important the competence of teachers for the preparation of teleaulas to be conveyed by television and content of didactic and pedagogic training for their students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaMoreira, Alcides do Nascimento2011-05-10T13:42:51Z2011-05-10T13:42:51Z2011-05-102009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Alcides do Nascimento. Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem: o caso da Unitins. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7640info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:13:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/7640Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:13:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
title Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
spellingShingle Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
Moreira, Alcides do Nascimento
Ensino a distância
Televisão na educação
Mídia digital
Avaliação educacional - ensino a distância
title_short Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
title_full Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
title_fullStr Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
title_full_unstemmed Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
title_sort Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem : o caso da Unitins
author Moreira, Alcides do Nascimento
author_facet Moreira, Alcides do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Alcides do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Televisão na educação
Mídia digital
Avaliação educacional - ensino a distância
topic Ensino a distância
Televisão na educação
Mídia digital
Avaliação educacional - ensino a distância
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-05-10T13:42:51Z
2011-05-10T13:42:51Z
2011-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Alcides do Nascimento. Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem: o caso da Unitins. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7640
identifier_str_mv MOREIRA, Alcides do Nascimento. Percepção docente e discente do modelo pedagógico de EAD - mídia televisiva e ambiente virtual de aprendizagem: o caso da Unitins. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508188912844800