Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Josiane Siqueira Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37454
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_8422134ddd3c5ae6ad4b6a48217f6624
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37454
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental IEducação ambientalEnsino fundamentalPertencimentoExperiências vivenciaisParque Olhos D`Água (DF)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.Reconhecemos primeiro uma disjunção nos modos de conhecer o mundo. O conhecimento produzido em caixas separadas não contempla a complexidade dos diversos aspectos da vida e do mundo que compartilhamos. Estamos cada vez mais imersos em informações e cada vez menos munidos de conhecimentos. Nesse cenário, a Educação Ambiental comumente praticada em escolas está baseada na transmissão de informações técnicas, científicas e em práticas restritas a mudanças de comportamento. O acesso a essas informações, no entanto, não tem conseguido produzir mudanças nas relações entre os estudantes e a natureza. Assim, defendemos que metodologias baseadas em vivências com a natureza, que a partir do corpo e dos sentidos estimulam o desenvolvimento da afetividade, contribuam com a ampliação da noção de pertencimento de crianças aos espaços compartilhados e, mais amplamente, ao meio ambiente, promovendo novas formas de estar no mundo. Desse modo, a presente pesquisa, realizada com alunos de 4º ano do Ensino Fundamental I em uma escola do Plano Piloto, em Brasília/ DF, buscou conhecer a noção de pertencimento dos estudantes, além de promover e analisar a viabilidade de intervenções educativas pautadas em experiências vivenciais na natureza para ampliar a noção de pertencer. As pistas sobre a noção de pertencimento identificadas por meio de metodologia qualitativa e interpretativa de pesquisa foram: afetividade, origem, permanência, formação e lugar experienciado. Os estudantes indicaram, por meio de suas experiências, elementos que são próprios ao sentimento de pertencimento. Além disso, as vivências em ambiente natural, realizadas no Parque Olhos D` Água, se mostraram um possível caminho para ampliação do sentimento de pertencer, cujas atividades revelaram grande potencial a ser explorado na Educação Ambiental especialmente com crianças, que estão mais abertas a vínculos afetivos e à ludicidade.First, we acknowledge a disjunction in the forms of knowing the world. Knowledge produced in separate boxes does not contemplate the complexity of several aspects of life and of the world that we share. We are more and more immerse in information and less and less equipped with knowledge. In this scenario, the Environmental Education typically practiced in schools is based on the diffusion of technical, scientific information, and of practices restricted to changes in behavior. The access to this information, however, has not been able to produce changes in the relationships between students and Nature. Therefore, we advocate that methodologies based on experiences with nature, which encourage the development of an affection that stems from both body and senses, contribute with widening the notion of belonging in children concerning shared spaces, and more broadly, the environment, thus fostering new ways of being in the world. Hence, the aim of the present study, carried out with 4th grade students of an Elementary School in the Plano Piloto of Brasília/DF, was to become familiar with students' notion of belonging, as well as to encourage and analyze the feasibility of educational interventions based on life experiences with Nature to broaden this notion of belonging. The cues on the notion of belonging identified using a qualitative and interpretative research methodology were the following: affection, origin, permanence, education, and the place experienced. Students indicated, through their experiences, elements that are intrinsic to the feeling of belonging itself. In addition, experiences in natural environments were shown as a potential way to widen this feeling of belonging, as the activities showed great potential to be exploited in Environmental Education, especially with children, who are more open to affectionate bonds and to playfulness.Avanzi, Maria RitaQuintas, Josiane Siqueira Silva2020-04-13T16:40:08Z2020-04-13T16:40:08Z2020-04-132019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUINTAS, Josiane Siqueira Silva. Noção de pertencimento: uma experiência em educação ambiental com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37454A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/37454Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
title Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
spellingShingle Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
Quintas, Josiane Siqueira Silva
Educação ambiental
Ensino fundamental
Pertencimento
Experiências vivenciais
Parque Olhos D`Água (DF)
title_short Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_full Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_fullStr Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_sort Noção de pertencimento : uma experiência em Educação Ambienta com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I
author Quintas, Josiane Siqueira Silva
author_facet Quintas, Josiane Siqueira Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avanzi, Maria Rita
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Josiane Siqueira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino fundamental
Pertencimento
Experiências vivenciais
Parque Olhos D`Água (DF)
topic Educação ambiental
Ensino fundamental
Pertencimento
Experiências vivenciais
Parque Olhos D`Água (DF)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-28
2020-04-13T16:40:08Z
2020-04-13T16:40:08Z
2020-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUINTAS, Josiane Siqueira Silva. Noção de pertencimento: uma experiência em educação ambiental com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37454
identifier_str_mv QUINTAS, Josiane Siqueira Silva. Noção de pertencimento: uma experiência em educação ambiental com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2019. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580711583776768