Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francisco Deivison Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10703
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
id UNB_8488621b31e8fac215ebd04ac1285e79
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10703
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximasMaterial didático - língua portuguesa - estudo e ensinoLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosLinguística aplicadaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.A busca por materiais didáticos e metodologias específicas para o ensino de português para falantes de espanhol tem demandado uma produção científica que não tem acompanhado as necessidades geradas pelo contexto. O material didático disponível no mercado atualmente não contempla as necessidades específicas deste grupo de aprendizes, pois na sua maioria são elaborados para aqueles aprendizes oriundos de idiomas distantes e acabam por tornar as aulas mais lentas seguindo uma progressão gramatical não adequada aos hispanofalantes. Tal gradação leva em consideração aspectos de uma gramática mais normativa e menos descritiva. Mostrar o funcionamento da língua, amparados por uma gramática mais pedagógica e descritiva, nos levaria a resultados mais positivos. Assim, este estudo teve por objetivos fornecer subsídios que possam servir para o desenho de um curso voltado especificamente para este público-alvo; elaborar um material didático que sirva de suporte ao professor e que esteja de acordo com as necessidades dos aprendizes, levando em consideração as dificuldades específicas além de buscar o desenvolvimento da interlíngua do aprendiz. A pesquisa foi realizada num curso, com duração de cinco aulas, elaborado a partir de uma observação prévia de aulas de português para hispanofalantes e oferecido aos estudantes de um programa de português para estrangeiros. Teve a participação efetiva de três estudantes naturais de países hispanofalantes e como foco o modo subjuntivo, este tópico apresentou grandes dificuldades na aquisição por parte do público-alvo observado previamente, por isso optamos por trabalhá-lo neste curso. Dos resultados obtidos podemos inferir que um material didático de português para hispanofalantes precisa partir de uma análise contrastiva dos dois idiomas que sirva como recurso para detectar os usos de formas similares e díspares (como os usos do modo subjuntivo), que devem estar presentes na escolha do conteúdo gramatical para este público-alvo. Já as formas díspares necessitariam de uma maior explicitação e de explicações mais pontuais no material à luz de aspectos da gramática pedagógica, evitando o excesso da metalinguagem gramatical. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe search for specific teaching materials and methodologies for teaching Portuguese to Spanish speakers has demanded a scientific production that has not followed the needs of the context. The teaching material available nowadays does not address in details the specifics needs of these group of apprentice, because the materials are produced in major for apprentices from originally other languages. By this reason the material that has been used end up making the classes slowly and following a grammatical progression not suitable to Spanish-speakers. The grammatical gradation takes in count the traditional grammar that is less descriptive. To show the workings of Portuguese language based on a Pedagogical Grammar should lead us to more rounded and accurate outcomes. Thus, this study aims to provide subsidies that can be used for the design a course plan catering to this kind of public, and elaborate teaching material that may support the teacher which must be in accordance with generally necessities of the students, taking care of the specific issues in addition to also improving the students’ interlanguage. The research was done in a five classes course offered to students of Portuguese language for foreigners, created after a previously observation of classes of Portuguese to Spanish-speakers The course had effective participation of three Spanish-speakers students. The course was focused in the subjunctive mood. This topic shown itself hard for the acquisition by the classes which was observed, by this fact we took it as an subject in this course. From the achievements is possible to infer that a teaching material of Portuguese to Spanish speakers has to starts of a contrastive analyses between the languages that may be function as tools for detecting the similar and different forms of uses( as the uses of subjunctive mode). Both of forms that should be presents in the grammatical contents choice for these target public with communicative means. Now, the different form of use needs a precisely work of explanation in the material based in aspects from the pedagogical grammar avoiding the excess of grammar metalanguage.Ortíz Alvarez, Maria LuisaCarvalho, Francisco Deivison Sousa2012-06-14T13:20:08Z2012-06-14T13:20:08Z2012-06-142012-01-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Francisco Deivison Sousa. Procurando o fim do arco-íris: elaboração de um material para o ensino de línguas próximas. 2012. xii, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10703info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/10703Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
title Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
spellingShingle Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
Carvalho, Francisco Deivison Sousa
Material didático - língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Linguística aplicada
title_short Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
title_full Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
title_fullStr Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
title_full_unstemmed Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
title_sort Procurando o fim do arco-íris : elaboração de um material para o ensino de línguas próximas
author Carvalho, Francisco Deivison Sousa
author_facet Carvalho, Francisco Deivison Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francisco Deivison Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático - língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Linguística aplicada
topic Material didático - língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Linguística aplicada
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-14T13:20:08Z
2012-06-14T13:20:08Z
2012-06-14
2012-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Francisco Deivison Sousa. Procurando o fim do arco-íris: elaboração de um material para o ensino de línguas próximas. 2012. xii, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10703
identifier_str_mv CARVALHO, Francisco Deivison Sousa. Procurando o fim do arco-íris: elaboração de um material para o ensino de línguas próximas. 2012. xii, 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580707947315200