Trabalho formativo nas unidades produtivas de base familiar no meio rural : a percepção dos/as adolescentes do assentamento Maceió-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto, Antônio Lacerda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39226
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2020.
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spelling Trabalho formativo nas unidades produtivas de base familiar no meio rural : a percepção dos/as adolescentes do assentamento Maceió-CETrabalhoAdolescênciaAgricultura familiarDesenvolvimento ruralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2020.O foco de interesse desta dissertação é a percepção dos/as adolescentes sobre o trabalho formativo no âmbito das unidades produtivas de base familiar no meio rural. Para tanto, optou-se por fazer um estudo de caso no Assentamento Maceió, no município de Itapipoca, estado do Ceará. A investigação parte das várias significações da categoria “trabalho” ao longo do tempo e da configuração histórica do trabalho de adolescentes no mundo e no Brasil. Ao se contextualizar o trabalho infantil no Brasil, vamos buscar na nossa formação histórica e social as raízes das mais variadas concepções de infância e adolescência, que foram se configurando no tempo e cuja história é a da infância pobre, marcada pelo abandono, vulnerabilidade, marginalidade, “em situação irregular”, e por uma estreita relação com o trabalho. Para o aprofundamento teórico-metodológico recorremos à leitura dos autores e autoras que dão sustentação teórica para um melhor entendimento das categorias trabalho, trabalho infantil, infância e adolescência, agricultura familiar e agricultura camponesa, pluriatividade e economia de base familiar. Esses estudos foram importantes para a compreensão das transformações que se operam no meio rural e que vão formatando novas configurações do mundo rural. Essas mudanças trazem consequências para a vida das pessoas e implicam, sobretudo, na forma de produzir e nas relações de trabalho no campo. No decorrer da pesquisa foi verificada a presença dos/as adolescentes em todas as atividades desenvolvidas nas unidades produtivas de base familiar no Assentamento. As falas dos/as adolescentes revelaram duas situações: de um lado, eles/as compreendem esse trabalho como uma ajuda à família, de outro, chamam a atenção dos pais para os casos em que o trabalho dificulta a participação deles/as em atividades culturais e de lazer. Da análise das falas identificou-se que na relação da percepção dos/as adolescentes com a valorização da cultura camponesa e sucessão familiar no meio rural a cultura aparece como um elemento importante, mas não determinante para a permanência no campo. Com relação ao conflito entre a percepção dos/as adolescentes sobre o trabalho e o marco legal sobre trabalho infantil, constatou-se que a legislação é importante e necessária, sem ela, há o risco da naturalização do trabalho infantil. Contudo, em alguns aspectos evidencia-se a necessidade de ajustes para atender as especificidades dos povos do campo.The focus of interest in this dissertation is the perception of adolescents about child labor within the productive units of family base in the rural environment. For this purpose, we chose to do a case study in the Maceió Settlement, in the municipality of Itapipoca, state of Ceará. The investigation starts from the various meanings of the working category over time and the historical configuration of child labor in the world and in Brazil. By contextualizing child labor in Brazil, we will seek in our historical and social formation the roots of the most varied conceptions of childhood and adolescence, which were configuring in time and whose history is that of poor childhood, marked by abandonment, vulnerability, marginality, “irregular situation”, and by a close relationship with work. For the methodological deepening we used the reading of authors who give theoretical support to this work for a better understanding of the categories work, child labor, childhood and adolescence, family agriculture and peasant agriculture, pluriactivity and family-based economy. These studies were important for understanding the transformations that operate in rural areas and that are formatting new configurations of the rural world. These changes have consequences for people's lives and imply, above all, in the way they produce and in working relationships in the field. During the research, the presence of adolescents was observed in all activities developed in the family-based production units in the Settlement. The adolescents’ statements revealed two situations: on the one hand they understand this work as a help to the family, on the other hand, they draw the attention of parents to cases in which work makes it difficult to participate in cultural and leisure activities. From the analysis of the statements, it was identified that in the relationship of the perception of adolescents with the valorization of peasant culture and family succession in rural areas culture appears as an important element, but not determinant. Regarding the conflict between the perception of adolescents and the legal framework for child labor, it was found that legislation is important and necessary. Without it, there is a risk of naturalization of child labor. However, in some respects, the need for adjustments is important to meet the specificities of people living in the field.Duarte, Laura Maria GoulartSouto, Antônio Lacerda2020-07-08T14:07:17Z2020-07-08T14:07:17Z2020-07-082020-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUTO, Antônio Lacerda. Trabalho formativo nas unidades produtivas de base familiar no meio rural: a percepção dos/as adolescentes do assentamento Maceió-CE. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39226A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:35:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/39226Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:35:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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