Infância e leitura na memória de escritores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coenga, Rosemar Eurico
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9801
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literaturas, 2011.
id UNB_84b3d73a29288962b3cf6d83233b4817
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9801
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Infância e leitura na memória de escritoresNava, Pedro, 1903-1984 - livros e leituraVeríssimo, Érico, 1905-1975 - livros e leituraCrianças - livros e leituraTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literaturas, 2011.Trata-se de uma pesquisa que investiga as histórias de leitura de Erico Verissimo (1905-1975) e Pedro Nava (1903-1984), tendo como eixo teórico a Sociologia da Leitura, particularmente os estudos de Jean-Claude Pompougnac e Jean Hébrard, sobre a constituição do leitor, as contribuições da abordagem autobiográfica e dos estudos de Roger Chartier e Pierre Bourdieu, que compreendem a leitura como prática cultural. Nessa perspectiva, este estudo pretende apresentar como esses escritores se constituíram leitores. Analisam-se as redes de sociabilidade que propiciaram o contato de Erico Verissimo e Pedro Nava como leitores: pessoas, família, ambientes, situações, bem como suas imagens sobre leitura, literatura e leitor focalizando mais particularmente o itinerário dos autores, a partir da mediação familiar, buscando compreender como a família pode desempenhar durante o processo de formação do leitor uma relação positiva entre eles e a leitura. A leitura é uma arte que se transmite, mais do que se ensina, é o que demonstram vários estudos como os de François de Singly (2009); Pierre Bourdieu (1998); Lahire (2004). Estes revelam que a transmissão no seio da família permanece a mais frequente. Pedro Nava e Erico Verissimo iniciaram suas participações nas culturas do escrito, transformando uma herança cultural que lhes foi disponibilizada pela família ao longo das primeiras décadas do século XX. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe research presented in this paper investigates the reading histories of the authors Erico Verissimo (1905-1975) and Pedro Nava (1903-1984), having as theoretical axis the Sociology of Readin, particularly the works of Jean-Claude Pompougnac and Jean Hébrard, about the constitution of the reader, the contributions of the autobiographical approach and of the studies of Roger Chartier and Pierre Bourdieu, that comprehend reading as a cultural practice. Under that perspective, this study intends to show how these readers became writers. The social networks that allowed Erico Verissimo and Pedro Nava to be in touch with reading were analysed: people, family, environment, situations, characters, proses and poetries, as well as their images of reading, literatures and readers. The itineraries of Erico and Pedro were particularly focused on, through family mediation, seeking to understand how the family can influence a positive relationship between readers and reading during the process of constitution of the reader. Reading is an art to be passed forward, more than to be taught, it is what many studies demonstrate, like the ones by François de Singly (2009); Pierre Bourdieu (1998); Lahire (2004). These works reveal that the transmission in the family circle remains the most frequent. Pedro Nava and Erico Verissimo began their writing activities transforming a cultural inheritance presented to them by their families throughout the first of the 20 century.Hazin, ElizabethCoenga, Rosemar Eurico2012-01-02T14:10:26Z2012-01-02T14:10:26Z2012-01-022011-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOENGA, Rosemar Eurico. Infância e leitura na memória de escritores. 2011. 170 f. Tese(Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9801info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T14:59:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/9801Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T14:59:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e leitura na memória de escritores
title Infância e leitura na memória de escritores
spellingShingle Infância e leitura na memória de escritores
Coenga, Rosemar Eurico
Nava, Pedro, 1903-1984 - livros e leitura
Veríssimo, Érico, 1905-1975 - livros e leitura
Crianças - livros e leitura
title_short Infância e leitura na memória de escritores
title_full Infância e leitura na memória de escritores
title_fullStr Infância e leitura na memória de escritores
title_full_unstemmed Infância e leitura na memória de escritores
title_sort Infância e leitura na memória de escritores
author Coenga, Rosemar Eurico
author_facet Coenga, Rosemar Eurico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hazin, Elizabeth
dc.contributor.author.fl_str_mv Coenga, Rosemar Eurico
dc.subject.por.fl_str_mv Nava, Pedro, 1903-1984 - livros e leitura
Veríssimo, Érico, 1905-1975 - livros e leitura
Crianças - livros e leitura
topic Nava, Pedro, 1903-1984 - livros e leitura
Veríssimo, Érico, 1905-1975 - livros e leitura
Crianças - livros e leitura
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literaturas, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-29
2012-01-02T14:10:26Z
2012-01-02T14:10:26Z
2012-01-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COENGA, Rosemar Eurico. Infância e leitura na memória de escritores. 2011. 170 f. Tese(Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9801
identifier_str_mv COENGA, Rosemar Eurico. Infância e leitura na memória de escritores. 2011. 170 f. Tese(Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580799772164096