Envolvimento em atos infracionais e com drogas como possibilidades para lidar com o papel de filho parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penso, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Sudbrack, Maria Fátima Olivier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26247
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642004000200003
Resumo: Este estudo busca compreender a contribuição da dinâmica familiar no processo de construção identitária de adolescentes que cometeram atos infracionais e são usuários de drogas, vivendo em situação de pobreza e exclusão social. Seu referencial teórico é a Teoria Sistêmica. Utiliza-se da metodologia qualitativa de pesquisa-intervenção com dez adolescentes em medida sócio-educativa de semiliberdade e suas famílias. Os resultados apontam para a função do uso de drogas e do cometimento de atos infracionais na adolescência, como uma das saídas encontradas pelo adolescente para lidar com o papel de filho parental, permitindo a resolução da crise identitária.
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spelling Envolvimento em atos infracionais e com drogas como possibilidades para lidar com o papel de filho parentalInvolvement in illegal acts and with drugs as possibilities to deal with the role of the parental childLa délinquance et la toxicomanie chez les adolescents comme possibilité de jouer le role de fils parentaliséFamíliaAdolescênciaDrogasIdentidade (Psicologia)Este estudo busca compreender a contribuição da dinâmica familiar no processo de construção identitária de adolescentes que cometeram atos infracionais e são usuários de drogas, vivendo em situação de pobreza e exclusão social. Seu referencial teórico é a Teoria Sistêmica. Utiliza-se da metodologia qualitativa de pesquisa-intervenção com dez adolescentes em medida sócio-educativa de semiliberdade e suas famílias. Os resultados apontam para a função do uso de drogas e do cometimento de atos infracionais na adolescência, como uma das saídas encontradas pelo adolescente para lidar com o papel de filho parental, permitindo a resolução da crise identitária.This study intends to comprehend the contribution of family dynamics to the construction of identity in adolescents who have committed illegal acts and are drug addicts living in a situation of poverty and social exclusion. Its approach is based on the Systemic Theory. The qualitative methodology of research-intervention is used with ten adolescents under social-educative committals of semi-liberty and also with their families. The results point out the use of drugs and the practice of illegal acts in adolescence as a means to deal with the role of the parental child, permitting the resolution of the identity crisis.Cette étude cherche à comprendre la contribution de la dynamique familiale dans le processus de construction identitaire chez les adolescents qui, à la fois, ont commis des infractions, font usage de drogues et vivent dans le contexte de pauvreté et d'exclusion sociale. Il s'agit des résultats partiels d'une "recherche action" (Thèse de Doctorat en Psychologie à l'Université de Brasília, soutenue par le premier auteur sous la direction du deuxième) dans l'approche théorique de la thérapie familiale systémique. Les sujets de la recherche ont été dix adolescents sous mesure judiciaire de semi-liberté et leurs familles. Les résultats de la recherche montrent à quel point les pratiques délinquantes chez les jeunes, aussi bien que l'usage de drogues, sont des symptômes dont la signification à le sens d'un comportement de passage à l'acte qui nous revèle le rôle de sujets au sein de leurs familles. Les adolescents apparaissent donc comme des enfants parentalisés, trouvant dans ce rôle un chemin de solution pour leurs crises identitaires.Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo2017-12-07T04:39:31Z2017-12-07T04:39:31Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPENSO, Maria Aparecida; SUDBRACK, Maria Fátima. Envolvimento em atos infracionais e com drogas como possibilidades para lidar com o papel de filho parental. Psicologia USP, v. 15, n. 3, p. 29-54, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642004000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusp/a/NmFwpMxFr5Jh8WrnZJPNYNq/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26247https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642004000200003Psicologia USP - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/pusp/a/NmFwpMxFr5Jh8WrnZJPNYNq/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessPenso, Maria AparecidaSudbrack, Maria Fátima Olivierporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:40:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/26247Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:40:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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