Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Raoni Machado Moraes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34318
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2018.
id UNB_860660ee547a4d3f2375e224da2b63ed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34318
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmicoPensamento decolonialPensamento moderno ocidentalInterculturalidadeTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2018.A presente pesquisa busca colaborar com o fortalecimento da interculturalidade na docência e na produção de conhecimento no ensino superior dentro do âmbito latino-americano. Em um primeiro momento, é desenvolvida uma revisão bibliográfica para refletir criticamente sobre a conformação do pensamento moderno ocidental hegemônico e do campo científico, e a sua relação com as atuais questões étnico-raciais na América Latina, especialmente no Brasil e na Colômbia. Busca-se problematizar, nesse processo, a posição “dominador-dominado” que os docentes latino-americanos ocupam dentro da estrutura de produção de conhecimento. No segundo momento, a análise feita anteriormente é aplicada ao campo do Pensamento Decolonial, de forma que se perceba a posição dos seus intelectuais nessa estrutura. Após apresentar valiosas ideias do grupo Modernidade/Colonialidade, é realizada uma análise do discurso da obra El Giro Decolonial (2007). A intenção é contribuir para o aperfeiçoamento desse campo, especialmente pela evidência dos possíveis intervalos entre o “giro decolonial” e um giro epistêmico efetivo. Na última etapa, através de uma revisão da bibliografia sobre experiências relevantes, a educação intercultural é abordada como o paradigma para potenciais giros epistêmicos. O projeto Encontro de Saberes é tomado como estudo de caso, com destaque para a sua realização na Universidade de Brasília - onde o campo foi efetivamente realizado, durante 2017 - e na Pontíficia Universidad Javeriana, onde o projeto ocorreu em 2012. Nessa última a pesquisa foi feita por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas à distância.The present research seeks to strengthen the interculturality in teaching and in the production of knowledge in higher education within the Latin American scope. At first, a literature review is developed to reflect critically on the conformation of modern hegemonic western thinking and the scientific field, and its relationship with the current ethnic-racial issues in Latin America, especially in Brazil and Colombia. In this process, I seek to problematize the "dominator-dominated" position that Latin American scholars occupy within the structure of knowledge production. In the second moment, the analysis done previously is applied to the field of Decolonial Thinking, so that one can perceive the position of its intellectuals in this structure. After the presention of valuable ideas from the Modernity / Coloniality group, a discourse analysis of the work El Giro Decolonial (2007) is developed. The intention is to contribute to the improvement of this field, especially by the evidence of possible gaps between "decolonial turn" and an effective epistemic turn. In the last step, through a literature review on relevant experiences, intercultural education is approached as the paradigm for potential epistemic turns. The project Encontro de Saberes is taken as a case study, especially at the Universidade de Brasília - where the field work was effectively held, during 2017 - and at the Pontíficia Universidad Javeriana, where the project took place in 2012. For the latter, the research was done through bibliographical survey and remote interviews.Ibáñez de Novión, Martin-Léon-JacquesJardim, Raoni Machado Moraes2019-04-03T20:10:34Z2019-04-03T20:10:34Z2019-04-032018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfJARDIM, Raoni Machado Moraes. Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes: do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico. 2018. 389 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34318A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:31:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/34318Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:31:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
title Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
spellingShingle Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
Jardim, Raoni Machado Moraes
Pensamento decolonial
Pensamento moderno ocidental
Interculturalidade
title_short Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
title_full Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
title_fullStr Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
title_full_unstemmed Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
title_sort Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes : do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico
author Jardim, Raoni Machado Moraes
author_facet Jardim, Raoni Machado Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ibáñez de Novión, Martin-Léon-Jacques
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Raoni Machado Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento decolonial
Pensamento moderno ocidental
Interculturalidade
topic Pensamento decolonial
Pensamento moderno ocidental
Interculturalidade
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
2019-04-03T20:10:34Z
2019-04-03T20:10:34Z
2019-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JARDIM, Raoni Machado Moraes. Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes: do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico. 2018. 389 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34318
identifier_str_mv JARDIM, Raoni Machado Moraes. Educação intercultural e o Projeto Encontro de Saberes: do giro decolonial ao efetivo giro epistêmico. 2018. 389 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580732063514624