Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paoli, Joanna de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20188
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20188
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
id UNB_8659f1ef05b311f6a9f4ea69adff6672
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20188
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino MédioSuplementação nutricionalQuímica - estudo e ensino - ensino médioQuímica - material didáticoEnsino de ciênciasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.Apesar do culto ao corpo ser um movimento historicamente reconhecido, nos dias atuais, parece haver um aumento do número de pessoas que buscam o corpo idealizado pela mídia e por discursos de profissionais ligados a estética corporal. Ao que parece, a maioria das pessoas tem conhecimento limitado sobre a complexidade das relações entre corpo, natureza e cultura. Essa limitação torna as pessoas suscetíveis a adotarem práticas questionáveis em busca do corpo idealizado, colocando a saúde e até a vida em risco. Nossa preocupação concentra-se em como jovens alunos têm se esforçado para alcançar essa imagem idealizada. Essa inquietação foi motivada pela percepção do uso indiscriminado de Suplementação por alunos de Ensino Médio da escola onde trabalhei por anos. Portanto, no presente estudo temos por objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma proposição didática a partir da temática Suplementação Alimentar e investigar como o Ensino de Química com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode favorecer o letramento científico e o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes. Para isso, desenvolvemos um Módulo Didático para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal e aplicamos no primeiro semestre letivo de 2015. O processo investigativo priorizou analisar os aspectos qualitativos do contexto educacional, por meio do estudo de caso apresentado no formato de História em Quadrinhos (HQ). Coletamos dados de atividades formativas tais como vídeos, aulas expositivas, experimentos investigativos, HQ, gravação do debate e anotações do diário de observações do professor pesquisador. Para investigar a qualidade argumentativa, utilizamos o modelo de análise sociocientífica proposto por Sá, e para organizar os elementos que compõem os discursos dos estudantes, utilizamos a ferramenta didática proposta por Toulmin. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias, que envolveram conceitos científicos relacionados a Química Orgânica, favoreceram à reflexão e aprimoraram os discursos dos estudantes sobre as consequências do uso indiscriminado de Suplementos. Consideramos também que as experiências compartilhadas podem influenciar posicionamentos mais conscientes sobre suas escolhas alimentares e o uso de Suplementos Alimentares. Por fim, este estudo nos permite considerar que o confronto com os conhecimentos prévios e a prática argumentativa deve ser um contínuo e coletivo exercício da comunidade escolar, pois permite a incorporação de conceitos científicos, favorece a reflexão sobre posicionamentos e valores, possibilita o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões e a formação de cidadãos mais críticos.Despite the body cult be a historically recognized movement, nowadays it seems to increase the number of people seeking the idealized body by the media and professional discourses related to body aesthetics. Probably, most of the people have limited knowledge about the complexity of body, nature and culture. This limitation makes people susceptible to adopt questionable practices in pursuit of the idealized body, and they put the health and even life in danger. Our concern focuses on how young students have struggled to achieve the idealized body. The indiscriminate use of supplementation by students from the high school where I worked for years motivated this study. Therefore, in this study we engaged in developing, implementing and analyzing a proposal that use Food Supplementation as a theme. We investigated how teaching chemistry with Science, Technology and Society (STS) approach can promote scientific literacy and can develop students’ argumentative skills. Thereunto, we developed a didactic material to applied with senior students from a public school in Distrito Federal and applied this in the first semester of 2015. The process was analyzed the qualitative aspects of educational context, through the case study presented in the Comic Book format. We collected data from formative activities as videos, lectures, investigative experiments, comic books, debate and notes from teacher’s diary. We used the socio scientific analysis model proposed by Sá to investigate the quality of students’ arguments, and the tool proposed by Toulmin to organize the elements that make up students speeches. After we analyzed the data, it was possible to infer that the strategies pervaded by scientific concepts related to Organic Chemistry favored the reflection and improved the speeches of the students on the consequences of indiscriminate use of supplements. We also believe that our shared experiences can influence better their conscious positions on related the food choices and the use of dietary supplements. Finally, we believe that the previous knowledge confrontation and the argumentative practice should be a continuous and a collective exercise in the school community because they allows the incorporation of scientific knowledge; encourages attitudes and values reflection; develops skills for decisions making and helps to form more critical citizens.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteMachado, Patrícia Fernandes LootensPaoli, Joanna de2016-05-12T17:53:53Z2016-05-12T17:53:53Z2016-05-122015-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAOLI, Joanna de. Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar”: uma proposta para o Ensino Médio. 2015. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20188http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20188A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/20188Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
title Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
spellingShingle Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
Paoli, Joanna de
Suplementação nutricional
Química - estudo e ensino - ensino médio
Química - material didático
Ensino de ciências
title_short Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
title_full Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
title_fullStr Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
title_sort Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio
author Paoli, Joanna de
author_facet Paoli, Joanna de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Patrícia Fernandes Lootens
dc.contributor.author.fl_str_mv Paoli, Joanna de
dc.subject.por.fl_str_mv Suplementação nutricional
Química - estudo e ensino - ensino médio
Química - material didático
Ensino de ciências
topic Suplementação nutricional
Química - estudo e ensino - ensino médio
Química - material didático
Ensino de ciências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
2016-05-12T17:53:53Z
2016-05-12T17:53:53Z
2016-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAOLI, Joanna de. Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar”: uma proposta para o Ensino Médio. 2015. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20188
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20188
identifier_str_mv PAOLI, Joanna de. Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar”: uma proposta para o Ensino Médio. 2015. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20188
http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580764980412416