O conceito de coprodução na educação : o papel do aluno na oferta de disciplinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Olívia Fernanda Rocha de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31997
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2018.
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Para alcançar esse objetivo foram combinadas pesquisas empíricas qualitativas e quantitativas. Os dados foram coletados em documentos oficiais da Universidade, por meio de entrevistas com coordenadores e ex-coordenadores dos cursos investigados, por meio da aplicação de um questionário junto aos alunos da graduação e, por fim, por meio de grupo focal com alunos representantes dos Centros Acadêmicos (CA’s). Os resultados mostram que os documentos oficiais da Universidade incentivam a participação dos discentes em todos os serviços prestados e em todos os processos institucionais, sendo que essa participação deve ocorrer preponderantemente via representação. Não obstante, a preocupação principal dos coordenadores consiste em atender às diretrizes institucionais que tratam dos fluxos de cada curso. Os coordenadores se mostram disponíveis para atender os alunos individualmente, mas entendem que os centros acadêmicos são os canais adequados para se solicitar determinadas demandas. Estes sujeitos defendem a participação dos alunos no processo de elaboração da oferta de disciplinas, mas acreditam que, no atual modelo, existem muitas barreiras, como o cronograma, a falta de pessoal para o atendimento, a resistência do corpo docente e o próprio interesse do aluno. Por outro lado, os alunos entendem que o processo deveria ser mais transparente, com informação antecipada das etapas, o que facilitaria a participação. Os alunos apontaram como facilitadores da participação: o interesse do aluno, a realização de pesquisas e a atuação do CA. Implicações teóricas e práticas dos resultados são oferecidas no final do trabalho. Com base nos resultados, é proposto um redesenho voltado para reforçar a participação dos alunos na prestação do serviço investigado nesta pesquisa.According to the coproduction concept, the role of users in public services goes beyond the passive role, in which participation is limited to receiving the service, evolving to another in which the user participates in the processes of production and delivery of the service. Based on this concept, the present study investigates the provision of an educational service of central importance for undergraduate courses: the elaboration of the class offer. The purpose of this study is to describe the role of students in the elaboration of the class offer in undergraduate courses at the University of Brasília. Qualitative and quantitative empirical research was carried out to achieve this objective. The data were collected in official documents of the University, in interviews with coordinators and ex-coordinators of the courses, application of questionnaire with the students, and, focal group with students representing the Academic Centers (CA’s). The results show that the official discourse of the university encourages the participation of the students in all services provided by the University. Nevertheless, the main concern of the coordinators is to meet the institutional guidelines that deal with the process flows of each course. The coordinators advocate the participation of students in the process of elaborating the class offer, but believe that in the current model, there are many barriers, such as the schedule, lack of staff, resistance of the professor and the student's self interest. On the other hand, students understand that the process should be more transparent and with advance information of the stages. The students pointed out how to facilitate participation, the student's interest and the CA’s performance. Based on the results, a new model is proposed aimed at reinforcing the involvement and participation of the students in the provision of the service investigated in this research.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração PúblicaGomes, Adalmir de OliveiraDias, Olívia Fernanda Rocha de Oliveira2018-05-29T19:15:41Z2018-05-29T19:15:41Z2018-05-292018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Olívia Fernanda Rocha de Oliveira. O conceito de coprodução na educação: o papel do aluno na oferta de disciplinas. 2018. xii, 124 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração)— Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31997A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-25T19:58:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/31997Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-25T19:58:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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