Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbad, Gardênia da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zerbini, Thaís, Souza, Daniela Borges Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14126
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009
Resumo: O investimento em treinamento, desenvolvimento e educação continua sendo um diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. O presente estudo se insere nesse conjunto de reflexões. Seu objetivo é descrever brevemente o contexto e o foco das pesquisas sobre treinamentos a distância (TAD) no Brasil, no período de 2003 a 2009, a partir de pesquisa bibliográfica e de dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAED). A revisão da produção de conhecimentos em EAD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação corporativa, qualificação profissional e avaliação. O ritmo das pesquisas é incompatível com o acelerado crescimento desse tipo de aprendizagem em organizações. Outras considerações são realizadas e uma agenda de pesquisa é proposta. _________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8763a4715bc4e94929340a0132303126
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14126
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Abbad, Gardênia da SilvaZerbini, ThaísSouza, Daniela Borges Lima de2013-09-12T12:02:19Z2013-09-12T12:02:19Z2010-12ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís; SOUZA, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estud. psicol., Natal, v. 15, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14126http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009O investimento em treinamento, desenvolvimento e educação continua sendo um diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. O presente estudo se insere nesse conjunto de reflexões. Seu objetivo é descrever brevemente o contexto e o foco das pesquisas sobre treinamentos a distância (TAD) no Brasil, no período de 2003 a 2009, a partir de pesquisa bibliográfica e de dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAED). A revisão da produção de conhecimentos em EAD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação corporativa, qualificação profissional e avaliação. O ritmo das pesquisas é incompatível com o acelerado crescimento desse tipo de aprendizagem em organizações. Outras considerações são realizadas e uma agenda de pesquisa é proposta. _________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTInvestment in training, development and education is a competitive advantage for organizations. In this context, distance learning education (EAD) is regarded as a viable possibility in the construction of mechanisms which encourage continuous learning and acquirement of skills throughout life. The present study is within the set of reflections. Its goal is to briefly describe the context and focus of research on distance training in Brazil, from 2003 to 2009, based on literature and data review at the Brazilian Statistical Yearbook of Education Open and Distance (ABRAED). The production review of knowledge in distance education in Brazil shows the need for more research in corporate education, professional training, and evaluation. The pace of research is incompatible with the rapid growth of this type of learning in organizations. Other considerations are taken and a research agenda is proposed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoPrograma de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do NorteEstudos de Psicologia (Natal) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 set. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessPanorama das pesquisas em educação a distância no BrasilOverview of researches in distance education in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaTreinamentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PanoramaPesquisasEducacao.pdfARTIGO_PanoramaPesquisasEducacao.pdfapplication/pdf9962997http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14126/1/ARTIGO_PanoramaPesquisasEducacao.pdfda4788b7a3ea2c84c34911995a710c94MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain269http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14126/2/license.txtd15a8438802dafcc9dbe3660c5defcb0MD52open access10482/141262023-10-19 15:22:27.602open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14126TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEd1aW1hcmFlcyBKYWNxdWVsaW5lIChqYWNxdWVsaW5lLmd1aW1hcmFlc0BiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEzLTA5LTEyVDEyOjAxOjQ4WiAoR01UKToKClN1Ym1pc3PDo28gZWZldGl2YWRhIHBvciBpbnRlZ3JhbnRlIGRhIGVxdWlwZSBkbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbkIgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:22:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Overview of researches in distance education in Brazil
title Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
spellingShingle Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
Abbad, Gardênia da Silva
Ensino a distância
Treinamento
title_short Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
title_full Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
title_fullStr Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
title_full_unstemmed Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
title_sort Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil
author Abbad, Gardênia da Silva
author_facet Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
Souza, Daniela Borges Lima de
author_role author
author2 Zerbini, Thaís
Souza, Daniela Borges Lima de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbad, Gardênia da Silva
Zerbini, Thaís
Souza, Daniela Borges Lima de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Ensino a distância
Treinamento
topic Ensino a distância
Treinamento
description O investimento em treinamento, desenvolvimento e educação continua sendo um diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. O presente estudo se insere nesse conjunto de reflexões. Seu objetivo é descrever brevemente o contexto e o foco das pesquisas sobre treinamentos a distância (TAD) no Brasil, no período de 2003 a 2009, a partir de pesquisa bibliográfica e de dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAED). A revisão da produção de conhecimentos em EAD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação corporativa, qualificação profissional e avaliação. O ritmo das pesquisas é incompatível com o acelerado crescimento desse tipo de aprendizagem em organizações. Outras considerações são realizadas e uma agenda de pesquisa é proposta. _________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-12T12:02:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-12T12:02:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís; SOUZA, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estud. psicol., Natal, v. 15, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14126
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009
identifier_str_mv ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís; SOUZA, Daniela Borges Lima de. Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil. Estud. psicol., Natal, v. 15, n. 3, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2010000300009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 set. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14126
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2010000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14126/1/ARTIGO_PanoramaPesquisasEducacao.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14126/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv da4788b7a3ea2c84c34911995a710c94
d15a8438802dafcc9dbe3660c5defcb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864159036440576