Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbucci, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26191
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000300003
Resumo: O presente texto aborda o financiamento da educação superior no Brasil, tendo como recorte temporal o início da década de 1990 até o presente. Parte-se do pressuposto de que esse período refletiu, em alguma medida, o esgotamento dos modelos político e econômico vigentes até a primeira metade dos anos de 1980, para se analisar o papel atribuído à educação superior nos programas de governo da década seguinte. Discorre sobre o avanço do setor privado a partir de meados dos anos de 1990, além de tratar da suposta dicotomia entre educação superior e educação básica. No que se refere ao financiamento stricto sensu, analisa a participação dos entes públicos e privados, e compara a situação brasileira com a de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda sobre o tema, analisa as possibilidades de autofinanciamento das instituições federais de ensino superior, a partir de estudo de caso realizado no âmbito da Universidade de Brasília (UNB). Por fim, apresenta as primeiras medidas que integram a proposta de reforma da educação superior, que tem sido coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). À guisa de conclusão, aventa possíveis implicações e desdobramentos das políticas de financiamento da educação superior, implementadas nos últimos anos.
id UNB_8931904f09284e93e65d8c932e784fed
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26191
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reformaFinancing and democratizing the access to higher education in Brazil: from State desertion to the reform projectEducação superiorFinanciamento e gastosDemocratização do acessoProjeto de reformaO presente texto aborda o financiamento da educação superior no Brasil, tendo como recorte temporal o início da década de 1990 até o presente. Parte-se do pressuposto de que esse período refletiu, em alguma medida, o esgotamento dos modelos político e econômico vigentes até a primeira metade dos anos de 1980, para se analisar o papel atribuído à educação superior nos programas de governo da década seguinte. Discorre sobre o avanço do setor privado a partir de meados dos anos de 1990, além de tratar da suposta dicotomia entre educação superior e educação básica. No que se refere ao financiamento stricto sensu, analisa a participação dos entes públicos e privados, e compara a situação brasileira com a de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda sobre o tema, analisa as possibilidades de autofinanciamento das instituições federais de ensino superior, a partir de estudo de caso realizado no âmbito da Universidade de Brasília (UNB). Por fim, apresenta as primeiras medidas que integram a proposta de reforma da educação superior, que tem sido coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). À guisa de conclusão, aventa possíveis implicações e desdobramentos das políticas de financiamento da educação superior, implementadas nos últimos anos.This text deals with the financing of higher education in Brazil, focusing on the period from the early 90s to present. It assumes that, to some extent, this period has reflected the collapse of the political and economical models in force up to the mid-80s so as to analyze the role assigned to higher education in government programs from the following decade. It then discusses the advance of the private sector from the mid-90s onwards and the supposed dichotomy between higher education and basic schooling. With regard to stricto sensu financing, this paper analyses the share of public and private entities, respectively, and compares the Brazilian situation to that of other countries from the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). Furthermore, based on a case study carried out at the University of Brasília (UNB), it looks into the possibility of self-funding for Federal higher education institutions. Finally, it presents the first measures that integrate the higher education reform proposal coordinated by the Department of Education (MEC). As a conclusion, it foresees possible implications and shortcomings of the higher education financing policies implemented these last years.Em processamentoCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2017-12-07T04:39:20Z2017-12-07T04:39:20Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfEduc. Soc.,v.25,n.88,p.677-701,2004http://repositorio.unb.br/handle/10482/26191https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000300003porCorbucci, Paulo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:21:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/26191Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:21:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
Financing and democratizing the access to higher education in Brazil: from State desertion to the reform project
title Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
spellingShingle Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
Corbucci, Paulo Roberto
Educação superior
Financiamento e gastos
Democratização do acesso
Projeto de reforma
title_short Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
title_full Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
title_fullStr Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
title_full_unstemmed Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
title_sort Financiamento e democratização do acesso à educação superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma
author Corbucci, Paulo Roberto
author_facet Corbucci, Paulo Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbucci, Paulo Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Financiamento e gastos
Democratização do acesso
Projeto de reforma
topic Educação superior
Financiamento e gastos
Democratização do acesso
Projeto de reforma
description O presente texto aborda o financiamento da educação superior no Brasil, tendo como recorte temporal o início da década de 1990 até o presente. Parte-se do pressuposto de que esse período refletiu, em alguma medida, o esgotamento dos modelos político e econômico vigentes até a primeira metade dos anos de 1980, para se analisar o papel atribuído à educação superior nos programas de governo da década seguinte. Discorre sobre o avanço do setor privado a partir de meados dos anos de 1990, além de tratar da suposta dicotomia entre educação superior e educação básica. No que se refere ao financiamento stricto sensu, analisa a participação dos entes públicos e privados, e compara a situação brasileira com a de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda sobre o tema, analisa as possibilidades de autofinanciamento das instituições federais de ensino superior, a partir de estudo de caso realizado no âmbito da Universidade de Brasília (UNB). Por fim, apresenta as primeiras medidas que integram a proposta de reforma da educação superior, que tem sido coordenada pelo Ministério da Educação (MEC). À guisa de conclusão, aventa possíveis implicações e desdobramentos das políticas de financiamento da educação superior, implementadas nos últimos anos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2017-12-07T04:39:20Z
2017-12-07T04:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Educ. Soc.,v.25,n.88,p.677-701,2004
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26191
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000300003
identifier_str_mv Educ. Soc.,v.25,n.88,p.677-701,2004
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26191
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369048764416