TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Donizete Moreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43397
Resumo: Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2021.
id UNB_8a1850429d371bb7887950e56f7a9348
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43397
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distânciaAgentes comunitários de saúdeEducação permanenteEducação a distânciaTecnologia da informação e da comunicaçãoDissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2021.Este estudo, descritivo e de abordagem quantitativa, tem como objetivo geral analisar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Para se responder a esse objetivo, foram analisados, a partir da avaliação dos participantes, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o material didático, os exercícios elaborados pela equipe conteudista e a tutoria do Observatório de Saúde Mental (OBSAM) em um curso oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) como estratégia para a Educação Permanente em Saúde (EPS). O objetivo específico foi traçar o perfil sociodemográfico e o perfil de inclusão digital dos ACS participantes do curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para Ações Preventivas ao Uso de Álcool e Outras Drogas, realizado nos meses de novembro e dezembro de 2019, oferecido e desenvolvido pelo OBSAM. A mediação do curso se deu pelas TICs, com acompanhamento de tutores que estimularam os ACS participantes da ação educativa a ser protagonistas de seu aprendizado. A investigação aconteceu por meio de questionários online desenvolvidos no Google Forms e enviados aos participantes do curso, e o recurso educacional utilizado para oferecer o curso foi o software livre de apoio à aprendizagem, Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), por meio do AVA do OBSAM. No que se refere ao perfil dos participantes do curso, os resultados mostraram que a maioria era do sexo feminino e se autodeclarava parda. Sobre a formação acadêmica, os resultados revelaram que a maioria possuía nível de escolaridade acima do exigido para exercer a profissão, com destaque para o ensino superior completo, o incompleto e a pós-graduação, que juntos somavam mais da metade dos participantes da ação educativa. Os resultados indicaram que o curso atendeu às expectativas; que a tutoria foi essencial no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na orientação e no esclarecimento de dúvidas; que o uso do ambiente virtual de aprendizagem do curso não gerou dificuldades; e que as TICs, ao serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, foram uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do curso e o fortalecimento das ações de educação permanente em saúde.This descriptive and quantitative study has the purpose of analyzing the contributions of the Information and Communication Technologies (ICTs) in the training of Community Health Agents (CHA). In order to respond to this objective, we analyzed, based on the evaluation of the participants, the Virtual Learning Environment (VLE), the didactic material, the exercises developed by the content team and the mentoring of the Mental Health Observatory (OBSAM) from a course in the form of Distance Education (DE) as a strategy for Permanent Health Education (PHE). The specific objective was to trace the sociodemographic profile and the digital inclusion profile of the CHAs participating in the Community Health Agents Training Course for Preventive Actions against the Use of Alcohol and Other Drugs, held in November and December 2019, offered and developed by OBSAM. The course was mediated by ICTs, accompanied by tutors who encouraged the CHA participants in the educational action to be protagonists of their learning. The investigation took place through online questionnaires developed in Google Forms and sent to the course participants, and the educational resource used to offer the course was the free software to support learning, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), through the OBSAM VLE. With regard to the profile of the course participants, the results showed that the majority were female and self-declared brown. Regarding academic training, the results revealed that the majority had a level of education above that required to practice the profession, with emphasis on complete higher education, incomplete higher education, and graduate studies, which together accounted for more than half of the participants in the educational action. The results indicated that the course met expectations; that tutoring was essential in the teaching-learning process, helping to guide and clarify doubts; that the use of the virtual learning environment of the course did not generate difficulties; and that the ICTs, when used in the teaching-learning process, were an effective strategy for the development of the course and the strengthening of the actions of permanent education in health.Tavares, Noemia Urruth LeãoOliveira, Donizete Moreira de2022-04-12T18:58:29Z2022-04-12T18:58:29Z2022-04-122020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Donizete Moreira de. TICS na formação dos agentes comunitários de saúde: avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43397A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T18:12:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/43397Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T18:12:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
title TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
spellingShingle TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
Oliveira, Donizete Moreira de
Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Educação a distância
Tecnologia da informação e da comunicação
title_short TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
title_full TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
title_fullStr TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
title_full_unstemmed TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
title_sort TICS na formação dos agentes comunitários de saúde : avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância
author Oliveira, Donizete Moreira de
author_facet Oliveira, Donizete Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Noemia Urruth Leão
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Donizete Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Educação a distância
Tecnologia da informação e da comunicação
topic Agentes comunitários de saúde
Educação permanente
Educação a distância
Tecnologia da informação e da comunicação
description Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Brasília, 2021.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
2022-04-12T18:58:29Z
2022-04-12T18:58:29Z
2022-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Donizete Moreira de. TICS na formação dos agentes comunitários de saúde: avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43397
identifier_str_mv OLIVEIRA, Donizete Moreira de. TICS na formação dos agentes comunitários de saúde: avaliação dos participantes em curso na modalidade a distância. 2021. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508352747601920