Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rozzett, Késia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Demo, Gisela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27616
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004
Resumo: Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre as empresas e seus clientes, este trabalho tem por objetivo validar um instrumento científico capaz de mensurar tal relacionamento, destacando a satisfação e a lealdade como pressupostos para a sua construção e manutenção. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou-se de Análise Fatorial Exploratória para a validação experimental do instrumento e de uma amostra de 627 clientes de diversas empresas. Os resultados encontrados mostram que a Escala de Relacionamento com o Cliente (ERC) possui uma estrutura unifatorial, explicando cerca de 64% da variância e com confiabilidade de 0,92 (α de Cronbach). O trabalho contribui com a produção científica nas áreas de marketing e afins, uma vez que a ERC pode ser utilizada em estudos diagnósticos e relacionais. Ademais, a contribuição do estudo estende-se à área organizacional, visto que o instrumento pode auxiliar gestores no sentido de incrementar o relacionamento que desenvolvem com seus clientes e melhorar os resultados organizacionais.
id UNB_8a94fe02da4a9bbec69ed0906df8db72
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/27616
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rozzett, KésiaDemo, Gisela2017-12-07T04:52:44Z2017-12-07T04:52:44Z2010-12ROZZETT, Késia; DEMO, Gisela. Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC). Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 4, p. 383-395, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902010000400004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27616https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre as empresas e seus clientes, este trabalho tem por objetivo validar um instrumento científico capaz de mensurar tal relacionamento, destacando a satisfação e a lealdade como pressupostos para a sua construção e manutenção. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou-se de Análise Fatorial Exploratória para a validação experimental do instrumento e de uma amostra de 627 clientes de diversas empresas. Os resultados encontrados mostram que a Escala de Relacionamento com o Cliente (ERC) possui uma estrutura unifatorial, explicando cerca de 64% da variância e com confiabilidade de 0,92 (α de Cronbach). O trabalho contribui com a produção científica nas áreas de marketing e afins, uma vez que a ERC pode ser utilizada em estudos diagnósticos e relacionais. Ademais, a contribuição do estudo estende-se à área organizacional, visto que o instrumento pode auxiliar gestores no sentido de incrementar o relacionamento que desenvolvem com seus clientes e melhorar os resultados organizacionais.Considering the importance of developing the relationship between companies and customers, the objective of this study is to validate a scientific instrument capable of measuring such a relationship, emphasizing satisfaction and loyalty as assumptions for its construction and maintenance. This quantitative research used exploratory factor analysis for the experimental validation of the instrument and of a sample of 627 customers from various companies. The results show that the Customer Relationship Scale (CRS) has a one-factor structure, which explains about 64% of the variance, and a reliability rating of 0.92 (Cronbach's α). The work makes a contribution to scientific production in the areas of marketing and the like, since the CRS can be used in diagnostic and relational studies. The study's contribution also extends to the organizational area, given that the instrument may help managers build relationships with customers and improve organizational results.Considerando la importancia del desarrollo de la relación entre las empresas y sus clientes, este trabajo tiene por objetivo validar un instrumento científico capaz de mensurar tal relación, destacando la satisfacción y la lealtad como presupuestos para su construcción y mantenimiento. La investigación, de naturaleza cuantitativa, utilizó el Análisis Factorial Exploratorio para la validación experimental del instrumento, y una muestra de 627 clientes de diversas empresas. Los resultados alcanzados muestran que la Escala de Relación con el Cliente (ERC) posee una estructura unifactorial, lo que explica cerca de 64% de la variancia con confiabilidad de 0,92 (α de Cronbach). El trabajo contribuye con la producción científica en las áreas de marketing y afines, puesto que la ERC puede ser utilizada en estudios diagnósticos y relacionales. Además, la contribución del estudio se extiende al área organizacional, visto que el instrumento puede auxiliar a los gestores en el sentido de incrementar la relación que desarrollan con sus clientes y mejorar los resultados organizacionales.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.PauloRevista de Administração de Empresas - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902010000400004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)Development and factor validation of the "Customer Relationship Scale" (CRS)Desarrollo y validación factorial de la Escala de Relación con Clientes (ERC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSatisfaçãoClientes - lealdadeMarketing de relacionamentoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoFatorial.pdfARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoFatorial.pdfapplication/pdf201492http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27616/1/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoFatorial.pdf87d6abc525c1d080699fa9928d25fdb7MD51open access10482/276162023-10-19 14:36:32.609open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27616Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T17:36:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Development and factor validation of the "Customer Relationship Scale" (CRS)
Desarrollo y validación factorial de la Escala de Relación con Clientes (ERC)
title Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
spellingShingle Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
Rozzett, Késia
Satisfação
Clientes - lealdade
Marketing de relacionamento
title_short Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
title_full Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
title_fullStr Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
title_sort Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC)
author Rozzett, Késia
author_facet Rozzett, Késia
Demo, Gisela
author_role author
author2 Demo, Gisela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rozzett, Késia
Demo, Gisela
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Satisfação
Clientes - lealdade
Marketing de relacionamento
topic Satisfação
Clientes - lealdade
Marketing de relacionamento
description Considerando a importância do desenvolvimento do relacionamento entre as empresas e seus clientes, este trabalho tem por objetivo validar um instrumento científico capaz de mensurar tal relacionamento, destacando a satisfação e a lealdade como pressupostos para a sua construção e manutenção. A pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou-se de Análise Fatorial Exploratória para a validação experimental do instrumento e de uma amostra de 627 clientes de diversas empresas. Os resultados encontrados mostram que a Escala de Relacionamento com o Cliente (ERC) possui uma estrutura unifatorial, explicando cerca de 64% da variância e com confiabilidade de 0,92 (α de Cronbach). O trabalho contribui com a produção científica nas áreas de marketing e afins, uma vez que a ERC pode ser utilizada em estudos diagnósticos e relacionais. Ademais, a contribuição do estudo estende-se à área organizacional, visto que o instrumento pode auxiliar gestores no sentido de incrementar o relacionamento que desenvolvem com seus clientes e melhorar os resultados organizacionais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T04:52:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T04:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROZZETT, Késia; DEMO, Gisela. Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC). Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 4, p. 383-395, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902010000400004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/27616
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004
identifier_str_mv ROZZETT, Késia; DEMO, Gisela. Desenvolvimento e validação fatorial da Escala de Relacionamento com Clientes (ERC). Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 4, p. 383-395, out./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902010000400004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27616
https://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27616/1/ARTIGO_DesenvolvimentoValidacaoFatorial.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87d6abc525c1d080699fa9928d25fdb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863928635981824