Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbad, Gardênia da Silva
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Borges-Andrade, Jairo Eduardo, Sallorenzo, Lucia Henriques, Gamas, Ana Lídia Gomes, Morandine, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1277
Resumo: Esta pesquisa investiga o relacionamento de variáveis de Suporte Organizacional, Suporte à Transferência de Treinamento e Características dos Treinandos com as variáveis-critério Reação, Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho. A pesquisa abrangeu 2.907 participantes de 226 cursos oferecidos por uma organização pública. A aplicação da escala de 12 itens de Impacto ocorreu em duas ocasiões: após duas semanas e após três meses do treinamento. Análises de regressão múltiplastepwise mostraram que os escores dos treinandos no pré-teste, a qualidade do material instrucional, o cargo, a motivação para o treinamento e a natureza dos objetivos instrucionais explicam 5% da variabilidade dos pós-testes de Aprendizagem (R = 0,24). O desempenho do instrutor, a motivação, o pré-teste, a área do curso e o suporte gerencial explicam 60% da variabilidade de Reação (R = 0,76). Suporte psicossocial à transferência, Reação e motivação explicam 47% da variabilidade de Impacto do Treinamento (R = 0,69). Aprendizagem não está diretamente relacionada com Reação nem com Impacto. Características do treinamento influenciam Aprendizagem e Reação, mas não Impacto. O treinamento sozinho parece não ser capaz de produzir efeitos duradouros sobre o comportamento do participante porque a transferência de aprendizagem para o trabalho depende do contexto pós-treinamento. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8aaa8b8f8ec9a669d2e363123ef7868d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1277
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalhoInstructional plan, learning, satisfaction with training and self-evaluation of the impact of training at workAvaliação de treinamentoTransferência de treinamentoAprendizagem organizacionalPessoal - treinamentoPsicologia organizacionalEsta pesquisa investiga o relacionamento de variáveis de Suporte Organizacional, Suporte à Transferência de Treinamento e Características dos Treinandos com as variáveis-critério Reação, Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho. A pesquisa abrangeu 2.907 participantes de 226 cursos oferecidos por uma organização pública. A aplicação da escala de 12 itens de Impacto ocorreu em duas ocasiões: após duas semanas e após três meses do treinamento. Análises de regressão múltiplastepwise mostraram que os escores dos treinandos no pré-teste, a qualidade do material instrucional, o cargo, a motivação para o treinamento e a natureza dos objetivos instrucionais explicam 5% da variabilidade dos pós-testes de Aprendizagem (R = 0,24). O desempenho do instrutor, a motivação, o pré-teste, a área do curso e o suporte gerencial explicam 60% da variabilidade de Reação (R = 0,76). Suporte psicossocial à transferência, Reação e motivação explicam 47% da variabilidade de Impacto do Treinamento (R = 0,69). Aprendizagem não está diretamente relacionada com Reação nem com Impacto. Características do treinamento influenciam Aprendizagem e Reação, mas não Impacto. O treinamento sozinho parece não ser capaz de produzir efeitos duradouros sobre o comportamento do participante porque a transferência de aprendizagem para o trabalho depende do contexto pós-treinamento. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research inyestigates the relationship of variables of Organizational Support, Support Transfer of Training, and Trainees' Characteristics with criterion variables of Reaction, Learning and Training Impact at Work. The research included 2907 participants from 226 courses offered by a public organization. The 12-item impact scale was administered in two occasions: two weeks and three mounts after training. Stepwise multiple regression analysis indicated that the trainees' scores in the pretest, the quality of the instructional material, job, motivation for training and the nature of the course objectives account for 5% of the variability of the trainees' grade in the leaming posttest (R == 0.24). The instructor performance, morívation, scores of the pretest, field of the course and managerial support account for 609é of the Reaction variability (R == 0.76). Psychosocial support for transfer, reaction and motivation account for 47% ofthe Impact variability (R == 0.69). Learning is neither directly associated with Reaction nor with Impact. Training characteristics influence on Learning and Reaction, but not on Impact. Training itself is not able to produce effects on trainee's behavior for a long time. This is because transfer of learning to the work depends on the posttraining contexto.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2009-02-18T12:06:30Z2009-02-18T12:06:30Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfABBAD, Gardênia et al. Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Santa Catarina, v. 1, n. 2, p. 129-161, jul./dez. 2001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1277Abbad, Gardênia da SilvaBorges-Andrade, Jairo EduardoSallorenzo, Lucia HenriquesGamas, Ana Lídia GomesMorandine, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:29:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/1277Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:29:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
Instructional plan, learning, satisfaction with training and self-evaluation of the impact of training at work
title Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
spellingShingle Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
Abbad, Gardênia da Silva
Avaliação de treinamento
Transferência de treinamento
Aprendizagem organizacional
Pessoal - treinamento
Psicologia organizacional
title_short Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
title_full Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
title_fullStr Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
title_full_unstemmed Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
title_sort Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho
author Abbad, Gardênia da Silva
author_facet Abbad, Gardênia da Silva
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Sallorenzo, Lucia Henriques
Gamas, Ana Lídia Gomes
Morandine, Daniela
author_role author
author2 Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Sallorenzo, Lucia Henriques
Gamas, Ana Lídia Gomes
Morandine, Daniela
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbad, Gardênia da Silva
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Sallorenzo, Lucia Henriques
Gamas, Ana Lídia Gomes
Morandine, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de treinamento
Transferência de treinamento
Aprendizagem organizacional
Pessoal - treinamento
Psicologia organizacional
topic Avaliação de treinamento
Transferência de treinamento
Aprendizagem organizacional
Pessoal - treinamento
Psicologia organizacional
description Esta pesquisa investiga o relacionamento de variáveis de Suporte Organizacional, Suporte à Transferência de Treinamento e Características dos Treinandos com as variáveis-critério Reação, Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho. A pesquisa abrangeu 2.907 participantes de 226 cursos oferecidos por uma organização pública. A aplicação da escala de 12 itens de Impacto ocorreu em duas ocasiões: após duas semanas e após três meses do treinamento. Análises de regressão múltiplastepwise mostraram que os escores dos treinandos no pré-teste, a qualidade do material instrucional, o cargo, a motivação para o treinamento e a natureza dos objetivos instrucionais explicam 5% da variabilidade dos pós-testes de Aprendizagem (R = 0,24). O desempenho do instrutor, a motivação, o pré-teste, a área do curso e o suporte gerencial explicam 60% da variabilidade de Reação (R = 0,76). Suporte psicossocial à transferência, Reação e motivação explicam 47% da variabilidade de Impacto do Treinamento (R = 0,69). Aprendizagem não está diretamente relacionada com Reação nem com Impacto. Características do treinamento influenciam Aprendizagem e Reação, mas não Impacto. O treinamento sozinho parece não ser capaz de produzir efeitos duradouros sobre o comportamento do participante porque a transferência de aprendizagem para o trabalho depende do contexto pós-treinamento. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2009-02-18T12:06:30Z
2009-02-18T12:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ABBAD, Gardênia et al. Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Santa Catarina, v. 1, n. 2, p. 129-161, jul./dez. 2001.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1277
identifier_str_mv ABBAD, Gardênia et al. Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Santa Catarina, v. 1, n. 2, p. 129-161, jul./dez. 2001.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580719250964480