A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Celiamar Costa Simões
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11024
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
id UNB_8b427d18bf0d1575c764f1e58c4f6c01
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11024
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalhoEducação de jovens e adultosFormação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.A educação de jovens e adultos no Brasil tem sido tema de muitos estudos e debates, uma vez que esse assunto envolve uma parcela muito grande da sociedade que por falta de escolaridade e qualificação ficam excluídas de um trabalho que possa garantir uma vida com qualidade. Na busca de uma inserção no mundo do trabalho, muitos jovens e adultos retornam as escolas através de estudos da EJA em busca de uma educação que oportunize essa qualificação e possam conciliar família, estudo e trabalho. Essa pesquisa possui como objetivo analisar a opção de alunos em cursar o EJA como formação propedêutica de conclusão do ensino médio e o PROEJA com a formação integrada do ensino médio e a formação profissional, visando sua inserção ao mundo do trabalho. Nessa perspectiva, utilizamos como procedimentos metodológicos da pesquisa os aspectos qualitativos da investigação. Para a coleta de dados optamos pela entrevista semi-estruturada que foram realizadas com seis alunos, sendo três alunos da EJA e três alunos do PROEJA buscando investigar o retorno às instituições, a opção pelo curso, a contribuição do curso para inserção no mundo do trabalho e como as instituições vem contribuindo para essa formação. Os resultados, na visão dos alunos, apontam para três pontos fundamentais: i) conclusão mais rápida de estudos; ii) a possibilidade de ingresso no mundo do trabalho; iii) promover condição melhor de vida. Os estudos apontaram como melhor a conclusão do ensino médio integrado com a formação profissional do PROEJA, pois este oferece uma qualificação mais embasada para o ingresso no mundo do trabalho e para melhores salários, visto que a formação propedêutica ainda necessita de alguns cursos para uma melhor qualificação profissional para um mercado de trabalho muito exigente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe youth and adults education in Brazil has been the subject of many studies and discussion, once this subject involves a very large portion of society that, due the lack of education and qualification, are excluded from a job that can guarantee a quality life. In pursuit of a better place in the labor market, many young people and adults returning to school through studies of adult education in search of an education which takes advantage of this qualification and can combine family, work and study. This research has aimed to analyze the option of students to attend the EJA as propaedeutics formation of high school graduation and PROEJA as integrated formation of high school and professional formation, aiming at their integration into the labor market. From this perspective, we have used as instruments of research, the qualitative aspects of investigation. To collect the informations we chose semi-structured interviews realized with six students, being three students from EJA and three students from PROEJA, seeking to investigate the return to institutions, option for the course, contribution of the course for entry into the labor market and how the institutions has contributed for this formation. The results in view of the students pointed to three key points: i) faster conclusion of studies; ii) the possibility of faster entry into the labor market and iii) a better way of life. The studies pointed as the best the conclusion of high school integrated with professional formation from PROEJA, because it offers a more informed qualification for entry into the labor market and better salaries, since the propaedeutic formation still needs some courses for a better professional qualification for a very demanding labor market.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKipnis, BernardoMoreira, Celiamar Costa Simões2012-07-30T11:48:21Z2012-07-30T11:48:21Z2012-07-302011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Celiamar Costa Simões. A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho. 2011. xiv, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11024A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-12T12:01:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/11024Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-12T12:01:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
title A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
spellingShingle A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
Moreira, Celiamar Costa Simões
Educação de jovens e adultos
Formação profissional
title_short A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
title_full A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
title_fullStr A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
title_full_unstemmed A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
title_sort A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho
author Moreira, Celiamar Costa Simões
author_facet Moreira, Celiamar Costa Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kipnis, Bernardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Celiamar Costa Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Formação profissional
topic Educação de jovens e adultos
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
2012-07-30T11:48:21Z
2012-07-30T11:48:21Z
2012-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Celiamar Costa Simões. A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho. 2011. xiv, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11024
identifier_str_mv MOREIRA, Celiamar Costa Simões. A opção dos educandos pela formação na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio – EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho. 2011. xiv, 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508236808650752