Proposição de uma ferramenta computacional de gerenciamento de riscos da fadiga humana para controladores de tráfego aéreo
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48526 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2023. |
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Proposição de uma ferramenta computacional de gerenciamento de riscos da fadiga humana para controladores de tráfego aéreoGerenciamento de riscosFadigaTráfego aéreoDissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Brasília, 2023.Este trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta computacional de Gerenciamento de Riscos relacionados à Fadiga Humana, a partir da abordagem Fatigue Risk Management System - Sistema de Gerenciamento do Risco à Fadiga (FRMS), aplicado ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), de forma a minimizar os riscos concernentes à fadiga. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizou-se como técnica de coleta de dados documentos do Comando da Aeronáutica, legislações nacionais e internacionais, aplicação de questionário, brainstorming com especialistas das áreas de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, e controle de tráfego aéreo. Como resultado deste estudo, foi coletada a percepção dos operadores que atuam em órgãos operacionais. Os profissionais responderam um questionário com 44 questões objetivas, embasadas na literatura, relacionadas diretamente com o tema Fadiga Humana (FH), que podem influenciar o Desempenho Operacional (DO). Para tabular os dados resultantes, aplicou-se a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM), a qual revelou que conforme a resposta de 149 operadores, o modelo conceitual elaborado explica o desempenho operacional em 34,7%, as dimensões tempo de reação em 31,2% e estado de alerta em 29,9%. Na etapa de validação, foi apresentada a solução computacional aos especialistas e analistas, por meio de reuniões, objetivando uma validação do Sistema de Gerenciamento de Riscos da Fadiga (SGRF), avaliando a viabilidade de utilização da ferramenta pela instituição. O estudo revelou que, para a melhoria do desempenho operacional dos controladores de tráfego aéreo, deve-se realizar ações quanto à qualidade do sono e ao tempo de reação. Por fim, apresentou-se um protótipo de ferramenta computacional desenvolvido, testado e validado por especialistas da Organização, denominado Sistema de Gerenciamento de Riscos da Fadiga Humana (SGRF), visando contemplar todas as etapas essenciais do processo de gerenciamento de riscos da fadiga para o Air Traffic Controll Officer - Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO), segundo a abordagem Fatigue Risk Management System - Sistema de Gerenciamento do Risco à Fadiga (FRMS).This work aims to propose a computational tool for Risk Management related to Human Fatigue, based on the Fatigue Risk Management System - Sistema de Gerenciamento do Risco à Fadiga (FRMS) approach, applied to Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), in order to minimize the risks related to fatigue. To this end, exploratory, descriptive, applied research was carried out, with a qualitative and quantitative approach. Documents from the Air Force Command, national and international legislation, application of a questionnaire, brainstorming with specialists in the areas of investigation and prevention of aeronautical accidents, and air traffic control were used as a data collection technique. As a result of this study, the perception of operators who work in operational bodies was collected. The professionals answered a questionnaire with 44 objective questions, based on the literature, directly related to the Human Fatigue (FH) theme, which can influence Operational Performance (OD). To tabulate the resulting data, partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) was applied, which revealed that according to the response of 149 operators, the conceptual model elaborated explains the operational performance in 34.7%, the dimension reaction time in 31.2% and state of alert in 29.9%. In the validation stage, the computational solution was presented to specialists and analysts, through meetings, aiming at validating the Sistema de Gerenciamento de Riscos da Fadiga (SGRF) and evaluating the feasibility of using the tool by the institution. The study revealed that, in order to improve the operational performance of air traffic controllers, actions should be taken regarding sleep quality and reaction time. Finally, a prototype of a computational tool developed, tested, and validated by the Organization’s specialists, called the Sistema de Gerenciamento de Riscos da Fadiga (SGRF), was presented, aiming to contemplate all the essential stages of the fatigue risk management process for the Air Traffic Controll Officer (ATCO), according to the Fatigue Risk Management System (FRMS) approach.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Ciência da Computação (IE CIC)Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado ProfissionalMonteiro, Simone Borges SimãoGrubisic, Viviane Vasconcellos FerreiraGomes, Rodrigo Pereira2024-07-03T21:50:18Z2024-07-03T21:50:18Z2024-07-032023-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Rodrigo Pereira. Proposição de uma ferramenta computacional de gerenciamento de riscos da fadiga humana para controladores de tráfego aéreo. 2023. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48526porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-03T21:50:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/48526Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-03T21:50:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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