A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Sulian Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15473
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
id UNB_8c22fd276218955f59fc34da163aae30
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15473
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentaisThe question of style in the theater : theatrical texts approaches between western aesthetics traditionsRepresentação teatralTeatro (Literatura) - estiloTeatro - produção e direçãoAtoresTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.Esta tese propõe revisar a persistente formulação crítica, datada do início do século XX, que reconhece a existência de incompatibilidade entre o texto teatral e a encenação e aprofunda certa ruptura entre a voz, a palavra e a cena. Também propomos resgatar, a partir da própria tradição teatral ocidental, a proposta do ator, diretor e professor Michel Saint-Denis como potente referência para a redimensão de tal formulação, uma vez que o diretor considera o texto teatral a partir de sua materialidade e, baseando-se na noção de estilo como um espaço de negociação entre o texto teatral e a sua atualização, formula propostas de formação de atores na qual considera a palavra em cena em sua dimensão performática. O método cartográfico proposto a partir da pragmática dos teóricos do desejo Gilles Deleuze e Félix Guattari, os quais compreendem a esfera estética como uma prática política, permitiu que nos posicionássemos a partir de nossas experiências estéticas e pedagógicas, como estudante e como professora. O modo indisciplinar de tal proposta, nos motivou a reconhecer as dimensões de produção, reprodução e representação, propostas por Silvia Davini para a análise de objetos artísticos, como um modo eficaz de observar o texto teatral e a cena a fim de evidenciarmos as singularidades das relações entre ambos, considerando suas diferenças e potencialidades. A partir da necessidade de tematização de questões centrais para a nossa pesquisa como o texto teatral, a encenação teatral, a voz, a palavra, a letra, a forma, a produção de estilo e a formação de atores, considerando-as a partir de suas contingências e de seus agenciamentos, optamos por proceder a Análises de Discurso de textos específicos de autores como Friedrich Hegel, Antonin Artaud, Theodor Adorno e Michel Saint-Denis, a fim de avaliarmos suas perspectivas sobre as questões supracitadas. Com o objetivo de observarmos a mesma questão de uma perspectiva estética, realizamos a Análise Comparada de duas versões baseadas no texto teatral O Marinheiro de Fernando Pessoa, nas quais tivemos participação efetiva como atriz, diretora e produtora. As versões de 2000 e de 2010, intituladas respectivamente, O Marinheiro e O Naufrágio, basearam-se em pressupostos conceituais e metodológicos diferentes. Tal comparação viabilizou a verificação das diferentes articulações do texto teatral e da encenação e demais fatores que incidem nesta relação, que resultam na produção de estilo. A revisão de aspectos conceituais em ambas as perspectivas sobre a encenação e o texto nos permitiu identificar a importância de propostas críticas e metodológicas mais inclusivas e menos reativas para a análise e para práticas pedagógicas e estéticas que abrangem as relações entre o texto teatral e a encenação. Quando a linguagem da encenação teatral e o texto teatral são reconhecidos a partir do potencial material de suas relações, podemos considerar as suas diferenças, respectivamente, enquanto performance cênica e representação gráfica de proposta para a cena, e propor abordagens metodológicas no contexto da formação de atores e da produção teatral que possibilitem uma relação produtiva entre tais dimensões, valorizando a multiplicidade comunicativa da linguagem da cena. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis proposes to review the continuing critical formulation, dating from the early twentieth century, which recognizes the existence of a conflict between the text and the theatrical staging and deepens a certain break between the voice, the word and the scene. It also proposes to release, from the Western theatrical tradition itself, the proposal of the actor, director and professor Michel Saint-Denis as a powerful reference for the resizing of such a formulation, since the director considers the theatrical text from its materiality and, based on the notion of style as a space of negotiation between the theatrical text and its activation, formulates proposals for actors training on which considers the word on the scene in its performative dimension. The cartographic method proposed from the pragmatics of the desire theorists Gilles Deleuze and Félix Guattari, who understand the aesthetic sphere as a political practice, allowed us to positioning from our aesthetic and educational experiences as a student and teacher. The indisciplinary way of such a proposal, motivated us to recognize the dimensions of production, reproduction and representation, proposed by Silvia Davini for the analysis of art objects, as an effective way to observe the theatrical text and the scene in order to highlight the singularities of the relationship between them, considering their differences and potentials. From the need to thematize central issues to our research as the theatrical text, theatrical staging, voice, word, letter, shape, style production of actors training, considering them from their contingencies and their assemblages, we chose to carry out discourse analyzes of specific texts from authors such as Friedrich Hegel, Antonin Artaud, Theodor Adorno and Michel Saint-Denis, in order to evaluate their perspectives on the above issues. In order to observe the same question from an aesthetic perspective, we conducted a comparative analysis of two versions based on the theatrical text The Sailor by Fernando Pessoa, in which we had effective participation as an actress, director and producer. The 2000 and 2010 versions, respectively entitled, The Sailor and The Wreck, were based on different conceptual and methodological assumptions. This comparison allowed the verification of the different articulations between the theatrical text and the staging and other factors that affect this relationship, resulting in the style production. The conceptual issues review in both perspectives on the staging and text allowed us to identify the importance of critical and methodological proposes more inclusive and less reactive to the analysis and the pedagogical and aesthetic practices that encompass the relationship between text and theatrical staging. When the theatrical staging language and theatrical text are recognized from its relationships’ material potential, we can consider their differences, respectively, while scenic performance and graphical representation from a scene proposal, and suggest methodological approaches in actors training and theatrical production that enable a productive relationship between these dimensions, highlighting the communicative the multiplicity of the scene language.Matsumoto, Roberta KumasakaPacheco, Sulian Vieira2014-04-17T15:40:40Z2014-04-17T15:40:40Z2014-04-172013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPACHECO, Sulian Vieira. A questão do estilo no teatro: abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais. 2013. 226 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15473A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/15473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
The question of style in the theater : theatrical texts approaches between western aesthetics traditions
title A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
spellingShingle A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
Pacheco, Sulian Vieira
Representação teatral
Teatro (Literatura) - estilo
Teatro - produção e direção
Atores
title_short A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
title_full A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
title_fullStr A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
title_full_unstemmed A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
title_sort A questão do estilo no teatro : abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais
author Pacheco, Sulian Vieira
author_facet Pacheco, Sulian Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matsumoto, Roberta Kumasaka
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Sulian Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Representação teatral
Teatro (Literatura) - estilo
Teatro - produção e direção
Atores
topic Representação teatral
Teatro (Literatura) - estilo
Teatro - produção e direção
Atores
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2014-04-17T15:40:40Z
2014-04-17T15:40:40Z
2014-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PACHECO, Sulian Vieira. A questão do estilo no teatro: abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais. 2013. 226 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15473
identifier_str_mv PACHECO, Sulian Vieira. A questão do estilo no teatro: abordagens de textos teatrais entre tradições estéticas ocidentais. 2013. 226 f., il. Tese (Doutorado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508254416338944