Comportamento Suicida em Acadêmicos de Enfermagem : um estudo à luz do Modelo de Sistemas de Betty Neuman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Roberto Nascimento de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39768
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2020.
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Nesse estudo optou-se por explorar o comportamento suicida de jovens universitários do curso de Enfermagem e o conteúdo da fala dos sujeitos foi interpretado à luz da Teoria do Modelo de Sistemas proposto por Betty Neuman. OBJETIVO: Analisar o processo do comportamento suicida de estudantes de Enfermagem à luz da Teoria de Enfermagem do Modelo de Sistemas de Betty Neuman. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter misto dividida em duas fases. A primeira consistiu da aplicação de quatro questionários com 1567 estudantes: Questionário Sociodemográfico; Avaliação do Estresse do Estudante de Enfermagem; Mini-RTM e; Escala de Ideação Suicida de Beck. A segunda fase consistiu de entrevista em profundidade com seis estudantes que já vivenciaram tentativas de suicídio. RESULTADO: Identificou-se que comportamento suicida entre acadêmicos de enfermagem tem sua maior magnitude entre os estudantes mais jovens, mulheres durante os primeiros dois anos do curso. Entretanto, não se pode desconsiderar o risco também detectado no período relativo ao início das atividades práticas continuadas. A integração dos resultados entre as duas fases permitiu afirmar que a multifatoriedade do comportamento suicida nos jovens contribuiu para o desenvolvimento da ideação, do planejamento e do ato suicida. Além disso, detectou-se que o risco de novas tentativas de suicídio entre os jovens que já intentaram contra a própria vida permaneceu elevado, já que os mesmos apresentaram dados significados de traços de depressão, estresse, ansiedade, detectados tanto na primeira quanto na segunda fase do estudo. CONCLUSÃO: Conclui-se que a magnitude detectada é preocupante, pois, trata-se de jovens em processo de formação, além de ser um preditor importante para a adoção de medidas preventivas visando a redução das possibilidades de êxito nas tentativas de suicídio. Espera-se que as universidades incorporem ações de promoção da saúde e valorização da vida como um componente essencial e rotineiro em suas funções educacionais. O reconhecimento da problemática do comportamento suicida entre os jovens já é o primeiro passo para prevenir o suicídio ou novas tentativas. A detecção precoce e o manejo adequado dos diversos estressores explicitados neste estudo são elementos-chave para a criação de novos programas de prevenção do suicídio no âmbito universitário. Além disso, o Modelo de Teoria de Sistemas de Betty Neuman comprovou ser uma ferramenta eficiente na compreensão do comportamento suicida.INTRODUCTION: Suicide is a worldwide public health problem and it is estimated that more than 800 thousand people die annually due to this reason. For the World Health Organization, suicide among young people aged 15 to 29 is the second leading cause of death, behind only external causes. This study decided to explore the suicidal behavior of young university students in the Nursing course, and the content of the subjects’ speech was interpreted based on the Systems Model Theory proposed by Betty Neuman. OBJECTIVE: To analyze the suicidal behavior of nursing students in the light of the Nursing Theory of the Betty Neuman Systems Model. METHOD: This is an exploratory research, with a mixed character divided into two phases. The first consisted of the application of four questionnaires to 1,567 students: Sociodemographic Questionnaire; Nursing Student Stress Assessment; Mini-RTM and; Beck's Suicidal Ideation Scale. The second phase consisted of an in-depth interview with six students who had gone through suicide attempts. RESULT: It was identified that suicidal behavior among nursing students has its greatest magnitude among younger students, women during the first two years of the course. However, the risk also detected in the period related to the beginning of continuous practical activities cannot be disregarded. The integration of results from the two phases allowed us to affirm that the multifactorial nature of suicidal behavior in young people contributed to the development of ideation, planning and the suicidal act. In addition, the risk of new suicide attempts among young people who have already tried to commit suicide remained high, as they presented significant data on traits of depression, stress, anxiety in both the first and second phases of the study. CONCLUSION: This study concluded that the magnitude detected is worrisome, since it is about young people in the process of being graduated, besides the fact that it is an important predictor for the adoption of preventive measures aimed at reducing the chances of success in suicide attempts. Universities are expected to incorporate actions to promote health and value life as an essential and routine component of their educational role. Recognizing the problem of suicidal behavior among young people is already the first step in preventing suicide or further attempts. Early detection and proper management of the various stressors explained in this study are key elements for the creation of new suicide prevention programs at the university level. In addition, Betty Neuman's Systems Theory Model was an efficient tool for understanding suicidal behaviorFaculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em EnfermagemBorges, Moema da Silvaalbuquerque.roberto@gmail.comAlbuquerque, Roberto Nascimento de2020-12-22T12:23:40Z2020-12-22T12:23:40Z2020-12-222020-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALBUQUERQUE, Roberto Nascimento de. Comportamento Suicida em Acadêmicos de Enfermagem: um estudo à luz do Modelo de Sistemas de Betty Neuman. 2020. 196 f., il. Tese (Doutorado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39768A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T21:19:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/39768Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T21:19:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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