Caracterização da operação de canais de inspeção de segurança aeroportuários : proposta de modelagem a partir de um caso real
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11243 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. |
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Caracterização da operação de canais de inspeção de segurança aeroportuários : proposta de modelagem a partir de um caso realOperational description of the airport checkpoint security screening : proposal of modeling from a real caseAeroportos - engenharia civilAeroportos - medidas de segurançaPlanejamento aeroportuárioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.Neufville e Odoni (2003) descrevem que administradores e projetistas de aeroportos usualmente fazem opções ineficientes para a configuração de terminais aeroportuários, por não reconhecerem, apropriadamente, a diversidade de requisitos que essas edificações devem atender. No cenário brasileiro, essa condição é agravada pelas representativas taxas de crescimento do transporte aéreo nacional, de forma que os terminais encontram-se em operação próxima aos limites de saturação. Para alteração dessa perspectiva, espera-se que esse trabalho tenha colaborado nos conhecimentos acerca do processamento de passageiros e bagagens de mão e da infraestrutura utilizada nesses procedimentos, sob o enfoque do canal de inspeção de segurança. Por meio do levantamento de estudos acerca desse componente e a realização de estudo de caso voltado ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi possível definir o perfil operacional dos passageiros nos procedimentos de segurança, estabelecer um modelo que representasse o funcionamento do módulo de inspeção, e realizar a simulação de cenários alternativos. Como configurações otimizadas, analisou-se o impacto da redução do tempo de processamento por passageiro, mediante provimento de informações prévias, e a utilização de um pórtico detector de metais para dois módulos de inspeção (equipamento de raios-X). ______________________________________________________________________________ ABSTRACTAcording to Neufville and Odoni (2003) managers and designers of airports usually choose inefficient options for the configuration of passenger terminals buildings, because they do not recognize, appropriately, the variety of requirements that these buildings must meet. In the Brazilian scenario, this condition is exacerbated by the representatives growth rates of the national air transportation, so that terminals are operated close to their limits. In order to change this perspective, it is expected that this work has contributed to the knowledge concerning the processing of passengers and carry-on luggage and the infrastructure used in these procedures, under the approach of the airport checkpoint security screening. Through the research of studies about this component and the development of the case study of the International Airport of São Paulo/Guarulhos, it was possible to define the operational profile of passengers on security procedures, establish a model that represents the inspection, and perform the simulation of alternative scenarios. The optimized configurations analyzed were the impact of reducing the processing time per passenger, by providing advance information, and the use of one walk-through metal detector serving two X-ray equipments.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesFonseca, Adelaida PallaviciniAmikura, Nancy Amélia Sanches2012-09-20T14:48:30Z2012-09-20T14:48:30Z2012-09-202012-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAMIKURA, Nancy Amélia Sanches. Caracterização da operação de canais de inspeção de segurança aeroportuários: proposta de modelagem a partir de um caso real. 2012. xv, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11243A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:15:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/11243Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:15:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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