Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juciléia Rezende
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27740
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200006
Resumo: Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.
id UNB_8e3851ede3da02f6a0830b51b8951040
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27740
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologiaTherapeutic effectiveness of a psychoeducational group intervention: an exploratory study in oncologyCopingDistressOncologiaPsicologia educacionalQualidade de vidaEste estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.The following study evaluated the effectiveness of a psychoeducational group intervention designed to promote adaptive coping abilities, minimize distress and improve quality of life in oncology patients during the initial phase of chemotherapy. Three women made up the intervention group, organized into six weekly meetings and they were evaluated before, immediately following and three months after the intervention. The Ways of Coping Scale; WHOQOL-BREF and the Psychological Screening Tool for Cancer Patients were used as evaluation instruments. Another patient, who did not attend the group, had her results compared to the others. Immediately after the intervention, a significant improvement was observed in the group members: increase in problem-focused coping strategies, search for social support and quality of life, as well as a reduction in symptoms of anxiety and depression. The patient who did not participate in the intervention group obtained less favorable results. In the reevaluations, these results were maintained, indicating that the psychoeducational group intervention achieved its therapeutic goals.Em processamentoPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T04:53:55Z2017-12-07T04:53:55Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfEstud. psicol. (Campinas),v.27,n.2,p.147-159,2010http://repositorio.unb.br/handle/10482/27740https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200006porSouza, Juciléia RezendeAraújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-28T16:19:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/27740Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-28T16:19:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
Therapeutic effectiveness of a psychoeducational group intervention: an exploratory study in oncology
title Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
spellingShingle Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
Souza, Juciléia Rezende
Coping
Distress
Oncologia
Psicologia educacional
Qualidade de vida
title_short Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
title_full Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
title_fullStr Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
title_full_unstemmed Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
title_sort Eficácia terapêutica de intervenção em grupo psicoeducacional: um estudo exploratório em oncologia
author Souza, Juciléia Rezende
author_facet Souza, Juciléia Rezende
Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
author_role author
author2 Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juciléia Rezende
Araújo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Coping
Distress
Oncologia
Psicologia educacional
Qualidade de vida
topic Coping
Distress
Oncologia
Psicologia educacional
Qualidade de vida
description Este estudo avaliou a eficácia de uma intervenção psicoeducacional em grupo destinada a promover habilidades adaptativas de enfrentamento, minimizar o distress e melhorar a qualidade de vida entre pacientes oncológicos em início de quimioterapia. Da intervenção, composta por seis encontros, participaram três mulheres, que foram avaliadas antes, logo após e três meses depois da participação, utilizando-se a Escala de Modos de Enfrentamento, o questionário WHOQOL-bref e a Psychological Screening Tool for Cancer Patients. Uma outra paciente, que não participou do grupo, teve seus resultados comparados aos das demais. Imediatamente após, houve melhora significativa para as integrantes do grupo: aumento de estratégias focalizadas no problema, busca de suporte social e qualidade de vida, bem como redução de ansiedade e depressão. A paciente que não participou da intervenção grupal obteve indicadores menos favoráveis. Nas reavaliações, os resultados se mantiveram, indicando que o grupo psicoeducacional atingiu seus objetivos terapêuticos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-12-07T04:53:55Z
2017-12-07T04:53:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Estud. psicol. (Campinas),v.27,n.2,p.147-159,2010
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27740
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200006
identifier_str_mv Estud. psicol. (Campinas),v.27,n.2,p.147-159,2010
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27740
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580713447096320