Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Ormezinda Maria, Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080
Resumo: Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos(as) de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998(a), (b); ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos(às) professores(as) em formação. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8e6bddff3e1a1ee969d0e15abdae47e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12080
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-açãoPesquisa-ação em educaçãoExtensão universitáriaProfessores - formaçãoNeste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos(as) de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998(a), (b); ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos(às) professores(as) em formação. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this article, we discuss the results of a research-action initiative regarding reading and creative writing extension courses ministered to high school students in Brasilia and outskirts. As part of their internship activities and under the professors’ guidance, Supervised Internship students taking Portuguese at the University of Brasilia planned and ministered extension courses in 2011. The latest theories in the field of modern Linguistics, which are studied in the Languages-Portuguese course, were put into practice and substantiate national educational guidelines (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998a, b; ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). This research shows the potential of extension activities in promoting reflective spaces of theory-practice for teachers in training.Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília2013-02-14T18:24:17Z2013-02-14T18:24:17Z2012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRAMALHO, Viviane Cristina Vieira Sebba; RIBEIRO, Ormezinda Maria; RODRIGUES, Ulisdete Rodrigues de Souza. Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna: uma experiência de pesquisa-ação. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6322/5860>. Acesso em: 8 fev. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080Revista Participação - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/about. Acesso em: 7 fev. 2013info:eu-repo/semantics/openAccessRamalho, Viviane Cristina Vieira SebbaRibeiro, Ormezinda MariaRodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:47:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/12080Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:47:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
title Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
spellingShingle Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Pesquisa-ação em educação
Extensão universitária
Professores - formação
title_short Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
title_full Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
title_fullStr Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
title_full_unstemmed Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
title_sort Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna : uma experiência de pesquisa-ação
author Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
author_facet Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Ribeiro, Ormezinda Maria
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
author_role author
author2 Ribeiro, Ormezinda Maria
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
Ribeiro, Ormezinda Maria
Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação em educação
Extensão universitária
Professores - formação
topic Pesquisa-ação em educação
Extensão universitária
Professores - formação
description Neste artigo, discutimos resultados de uma pesquisa-ação organizada a partir da oferta de cursos de extensão de leitura e produção de textual a alunos(as) de Ensino Médio das escolas de Brasília e entorno. Como atividade parcial de estágio, estudantes de Estágio Supervisionado em Português da Universidade de Brasília planejaram e ministraram cursos de extensão em 2011, sob supervisão das professoras, buscando colocar em prática as teorias mais recentes da linguística moderna, que fundamentam as diretrizes educacionais nacionais e que são estudadas no curso de Letras-Português (BAGNO, 2004; BORTONE; MARTINS, 2008; BRASIL, 1998(a), (b); ELIAS, 2011; KOCH, 2009; MARCUSCHI, 2008; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006, e no prelo; RIBEIRO, 2008; SOUZA RODRIGUES, 2010; VOESE, 2004). A pesquisa mostra a potencialidade das atividades de extensão para promover espaços reflexivos de prática-teórica aos(às) professores(as) em formação. ________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2013-02-14T18:24:17Z
2013-02-14T18:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMALHO, Viviane Cristina Vieira Sebba; RIBEIRO, Ormezinda Maria; RODRIGUES, Ulisdete Rodrigues de Souza. Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna: uma experiência de pesquisa-ação. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6322/5860>. Acesso em: 8 fev. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080
identifier_str_mv RAMALHO, Viviane Cristina Vieira Sebba; RIBEIRO, Ormezinda Maria; RODRIGUES, Ulisdete Rodrigues de Souza. Práticas de extensão na formação do(a) professor(a) de Português como língua materna: uma experiência de pesquisa-ação. Participação, Brasília, n. 20, set. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/view/6322/5860>. Acesso em: 8 fev. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508211558940672