O teletrabalho durante a pandemia da covid-19 : indicadores da intensificação do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Danyela Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42351
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304
https://orcid.org/0000-0002-5267-2517
Resumo: Este artigo tem como objetivo de identificar os indicadores de intensificação do trabalho docente da rede pública do Distrito Federal durante a jornada de teletrabalho na pandemia da COVID-19.A partir da análise das respostas obtidas pela aplicação de questionário sobre o trabalho docente no período remoto, aos professores da rede pública, foi possível concluir sobre as consequências da junção entre trabalho remunerado e não remunerado no mesmo tempo e espaço: a sobrecarga de trabalho, intensificação –indicada pelo alongamento de tempo da jornada, pelo acúmulo de atividades e gestão de resultados com a autorresponsabilização sobre os processos de ensino e de aprendizagem influenciadas pelas dinâmicas atuais das políticas educacionais.Palavras-chave:Jornada de trabalho. Intensificação. Trabalho docente. Pandemia da COVID-19.
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spelling O teletrabalho durante a pandemia da covid-19 : indicadores da intensificação do trabalho docenteTeleworking during the covid-19 pandemic : indicators of intensification of teaching workTélétravail pendant la pandémie de covid-19 : indicateurs de l’intensification de l’activite enseignanteHorário de trabalhoTrabalho docenteEpidemiasCovid-19Este artigo tem como objetivo de identificar os indicadores de intensificação do trabalho docente da rede pública do Distrito Federal durante a jornada de teletrabalho na pandemia da COVID-19.A partir da análise das respostas obtidas pela aplicação de questionário sobre o trabalho docente no período remoto, aos professores da rede pública, foi possível concluir sobre as consequências da junção entre trabalho remunerado e não remunerado no mesmo tempo e espaço: a sobrecarga de trabalho, intensificação –indicada pelo alongamento de tempo da jornada, pelo acúmulo de atividades e gestão de resultados com a autorresponsabilização sobre os processos de ensino e de aprendizagem influenciadas pelas dinâmicas atuais das políticas educacionais.Palavras-chave:Jornada de trabalho. Intensificação. Trabalho docente. Pandemia da COVID-19.Abstract:This article aims to identify indicators of the intensification of the teaching work in the public network of the Distrito Federal during the teleworking journey in the COVID-19 pandemic. Based on the analysis of the responses acquired by applying a questionnaire about the teaching work in the remote period , for public school teachers, it was possible to conclude on the consequences of joining paid and unpaid work inthe same time and space: work overload, intensification -indicated by the lengthening of the workload, by the accumulation of activities and management of results with self-accountability for the teaching and learning processes influenced by the current dynamics of educational policies.Cet article veut identifier les indicateurs de l'intensification de l’activité d'enseignement dans le réseau de l’éducation publicdu Distrito Federal pendant le parcours du télétravail dans la pandémie de COVID-19. Sur la base de l'analyse des réponses obtenues en appliquant un questionnaire sur le travail d'enseignement en période du travail à distance , pour les éleves de l'enseignement public. Il a été possible de conclure sur les conséquences de la jonction du travail rémunéré et du travail non rémunéré dans le même temps et space: supplémente de main-d’oeuvre?, l’intensification du travail -signalée par l'allongement les heures de travail, par le cumul des activités de professeurs et la gestion des résultats avec auto-responsabilité pour les processus d'enseignement et d'apprentissage influencés par la dynamique actuelle des politiques éducatives.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPrograma de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia2021-11-10T16:23:32Z2021-11-10T16:23:32Z2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, Danyela Martins. O teletrabalho durante a pandemia da covid-19: indicadores da intensificação do trabalho docente. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1158-1171, set./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62304. Acesso em: 10 nov. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42351https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62304https://orcid.org/0000-0002-5267-2517(CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Danyela Martinsporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:37:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/42351Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:37:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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