O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagumo, Estevon
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Teles, Lucio França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30449
http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642
Resumo: A sociedade contemporânea vivencia a era da conexão, mobilidade e ubiquidade na comunicação humana, desencadeando novas formas de interação e colaboração em redes e ambientes on-line. Neste contexto, há uma disseminação crescente e acelerada do uso de aparelhos móveis, e inevitavelmente esse uso começa a ocorrer com mais frequência na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada (Glaser; Strauss, 1999) e os dados foram obtidos por meio de interações no Twitter, questionário e entrevistas on-line com estudantes que estivessem acessando a internet na escola por meio de um aparelho móvel. Com base nos dados coletados, foram elaboradas quatro categorias explanatórias do uso do celular na escola por estudantes: regras, uso didático, motivação e consequências. A partir da análise dos dados, nota-se que, em geral, as escolas tendem a proibir o uso, contudo, os estudantes costumam transgredir, utilizando seus celulares em virtude do tempo livre na escola ou do tédio nas aulas. Além disso, relata-se o uso com a finalidade de acesso às redes sociais, de distração e de pesquisa de conteúdo relacionado às disciplinas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas à cibercultura dos jovens e perceba o fenômeno como uma oportunidade de aproximação e aprendizagem mútua.
id UNB_8ec3dee293281be68f88e4d63fa8cb0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30449
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentosThe use of mobile phones by students at school : reasons and consequencesInternet - usoJuventudeAcesso à tecnologiaTecnologia educacionalA sociedade contemporânea vivencia a era da conexão, mobilidade e ubiquidade na comunicação humana, desencadeando novas formas de interação e colaboração em redes e ambientes on-line. Neste contexto, há uma disseminação crescente e acelerada do uso de aparelhos móveis, e inevitavelmente esse uso começa a ocorrer com mais frequência na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada (Glaser; Strauss, 1999) e os dados foram obtidos por meio de interações no Twitter, questionário e entrevistas on-line com estudantes que estivessem acessando a internet na escola por meio de um aparelho móvel. Com base nos dados coletados, foram elaboradas quatro categorias explanatórias do uso do celular na escola por estudantes: regras, uso didático, motivação e consequências. A partir da análise dos dados, nota-se que, em geral, as escolas tendem a proibir o uso, contudo, os estudantes costumam transgredir, utilizando seus celulares em virtude do tempo livre na escola ou do tédio nas aulas. Além disso, relata-se o uso com a finalidade de acesso às redes sociais, de distração e de pesquisa de conteúdo relacionado às disciplinas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas à cibercultura dos jovens e perceba o fenômeno como uma oportunidade de aproximação e aprendizagem mútua.Contemporary society experiences the era of connection, mobility and ubiquity in human communication, unleashing new forms of interaction and collaboration in networks and online environments. In this context, there is a growing and rapid expansion of the use of mobile devices, which inevitably begins to occur more frequently in schools. The aim of this research was to understand the reasons and consequences of the use of cell phones by students in school. The methodology adopted was the Grounded Theory (Glaser; Strauss, 1999) and data were obtained through interactions on Twitter, online questionnaires and interviews with students who were using a mobile device at school to access the internet. Based on the collected data, four explanatory categories related to the use of cell phones by students at school were created: rules, didactic use, motivation, and consequences. Through the process of data analysis, it is noted that, in general, schools tend to prohibit cell phones' use, however; students often transgress this prohibition and utilize their phones due to having free time at school or to being bored in class. In addition, the need to access social networks for entertainment and to search for something related to the subjects is reported. In this scenario, it is pointed out that schools should try to comprehend the social and cultural issues related to the cyberculture and the youth, as well as realize the phenomenon as an opportunity of approaching students and of mutual learning.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira2017-12-07T05:19:24Z2017-12-07T05:19:24Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 246, p. 356-371, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200356&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30449http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200356&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessNagumo, EstevonTeles, Lucio Françaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:37:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/30449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:37:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
The use of mobile phones by students at school : reasons and consequences
title O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
spellingShingle O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
Nagumo, Estevon
Internet - uso
Juventude
Acesso à tecnologia
Tecnologia educacional
title_short O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
title_full O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
title_fullStr O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
title_full_unstemmed O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
title_sort O uso do celular por estudantes na escola : motivos e desdobramentos
author Nagumo, Estevon
author_facet Nagumo, Estevon
Teles, Lucio França
author_role author
author2 Teles, Lucio França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nagumo, Estevon
Teles, Lucio França
dc.subject.por.fl_str_mv Internet - uso
Juventude
Acesso à tecnologia
Tecnologia educacional
topic Internet - uso
Juventude
Acesso à tecnologia
Tecnologia educacional
description A sociedade contemporânea vivencia a era da conexão, mobilidade e ubiquidade na comunicação humana, desencadeando novas formas de interação e colaboração em redes e ambientes on-line. Neste contexto, há uma disseminação crescente e acelerada do uso de aparelhos móveis, e inevitavelmente esse uso começa a ocorrer com mais frequência na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada (Glaser; Strauss, 1999) e os dados foram obtidos por meio de interações no Twitter, questionário e entrevistas on-line com estudantes que estivessem acessando a internet na escola por meio de um aparelho móvel. Com base nos dados coletados, foram elaboradas quatro categorias explanatórias do uso do celular na escola por estudantes: regras, uso didático, motivação e consequências. A partir da análise dos dados, nota-se que, em geral, as escolas tendem a proibir o uso, contudo, os estudantes costumam transgredir, utilizando seus celulares em virtude do tempo livre na escola ou do tédio nas aulas. Além disso, relata-se o uso com a finalidade de acesso às redes sociais, de distração e de pesquisa de conteúdo relacionado às disciplinas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas à cibercultura dos jovens e perceba o fenômeno como uma oportunidade de aproximação e aprendizagem mútua.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2017-12-07T05:19:24Z
2017-12-07T05:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 246, p. 356-371, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200356&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30449
http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642
identifier_str_mv NAGUMO, Estevon; TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 246, p. 356-371, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000200356&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30449
http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508187608416256