Análise da prova da primeira fase da OBMEP como subsídio para orientar a prática docente
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20316 http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.20316 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015. |
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Análise da prova da primeira fase da OBMEP como subsídio para orientar a prática docenteOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Matemática - educaçãoAprendizagem significativaMatemática - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma avaliação de larga escala oferecida anualmente desde 2005 aos estudantes do ensino básico, que tem como objetivo descobrir novos talentos matemáticos e contribuir para a melhoria do ensino da matemática nessa etapa da escolaridade. Este projeto governamental inclui ações e programas que contribuem muito para o aprendizado da Matemática, principalmente para os alunos premiados. Este estudo vem contribuir para a ampliação dos objetivos deste certame, com a análise da construção do instrumento de avaliação da primeira fase do nível dois da OBMEP de 2014. O questionamento que motivou o estudo aqui apresentado foi: este instrumento de larga escala pode ser usado como subsídio de uma aprendizagem significativa? E a resposta foi investigada à luz dos pressupostos teóricos relacionados a avaliação da aprendizagem e análise do erro, a partir de uma amostra, que compreendia os alunos de cinco escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, com o objetivo de fazer um estudo do comportamento das marcações dos estudantes. A metodologia utilizada no trabalho englobou análise de dados e conteúdo. Realizou-se uma análise dos itens da prova, a partir de resultados oriundos da aplicação da Teoria Clássica dos Testes e também das técnicas recomendadas pela Engenharia de Construção de Itens. Foi inferida e categorizada a natureza dos erros apresentados pelo grupo de estudantes pesquisado, diante da escolha dos distratores de cada questão objetiva da prova, de forma a dar suporte para uma tomada de atitude dos professores frente aos obstáculos da aprendizagem apresentados na realização das situações-problema propostas.The Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools – BMOPS is a large-scale government evaluation offered annually since 2005 for Students of primary education, which aims to discover young mathematical talents and contributes to the quality of education. This government project includes actions and programs in order to improve mathematical learning, especially for the awarded students. Also, this study contributes to enlarge the objectives of this evaluation process, with one analysis of the assessment’s construction as the instrument of the first phase of BMOPS of 2014, in the second level. The main question that underwrote this study was: Can this large-scale’s instrument be used as a subsidy for a significant learning? The answer was investigated according to theoretical assumptions related in the assessment for apprenticeship and Analysis Error, with a sample including students of five schools from Federal District, with the purpose of making one study behavior on the markings of these students. The methodology used has encompassed analysis of data and contents. One Analysis of the test items was done as well according to the Classical Theory of Tests – CTT and the techniques recommended by the Engineering Items construction. The nature of the errors of the researched students was inferred and categorized, based on the choices of the distractors presented in every question in the written test, in order to give teachers support to one decision in a problem-situation and overcome the obstacles into the learning process.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalRabelo, Mauro LuizCosta, Regiane Quezia Gomes da2016-05-19T20:45:24Z2016-05-19T20:45:24Z2016-05-192015-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Regiane Quezia Gomes da. Análise da prova da primeira fase da OBMEP como subsídio para orientar a prática docente. 2015. 212 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20316http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.20316A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:59:41Zoai:repositorio.unb.br:10482/20316Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:59:41Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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