A mediatização da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6619
Resumo: Tese (doutorado)— Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.
id UNB_902d77223e7588920d134fde78be662b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6619
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A mediatização da arteMeios de comunicaçãoArteComunicação de massaTese (doutorado)— Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.Esta tese trata da relação entre arte e meios de comunicação, que se estreita a partir do final do século XIX, quando artistas europeus começam a responder a críticas e publicar artigos, ensaios, diários e livros, intelectualizando-se. O trabalho propõe uma abordagem a partir de um modelo teórico pelo qual a arte é apreendida em sua historicidade através de quatro dimensões de análise – reflexão, realização, difusão e fruição. Observa como a arte passa por um processo de intelectualização, no qual a obra de arte começa a depender de um texto que a explique, a justifique ou a interprete, tanto para o grande público, quanto para os especialistas (críticos, pares, teóricos, historiadores, profissionais de instituições que apóiam projetos artísticos). Para ter seu trabalho reconhecido no circuito regulado pela indústria cultural, o artista deve comunicar suas finalidades e motivações, deve falar da sua arte e o faz através dos meios de comunicação. Neste processo de contato com os meios de comunicação, a arte é problematizada e discutida socialmente, tanto pelo artista, como pelo grande público; passa a contar com outras possibilidades de realização (suportes, métodos, tecnologias...); e passa a depender de um sistema de difusão já instituído, que tem influência na fruição e no entendimento do que é a arte. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis is about the relationship established between art and the communication media, which intensifies itself at the end of the 19th Century, when European artists started answering their critics and publishing papers, essays, journals and books, intellectualizing themselves. This work proposes an approach based on a theoretical model from which art is taken in its historicity trough four analytic dimensions – reflection, realization, diffusion and fruition. It observes how art enters in a process of intellectualization: the art work depends on a text that explains, justifies or interprets itself, for the public and also for the specialists (critics, artists, theoreticians, historians, professionals of sponsoring institutions). To have his work recognized by the circuit controlled by the cultural industry, the artist has to convey his intentions and motivations. He/she has to talk about his/her art and he/she does it trough the media. In this process of contact with the media art is socially discussed by the artist and by the great public; art can also be made with other supports, methods and technologies, and starts to depend on a system of diffusion that influences the fruition and the understanding of what art is.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoMartino, Luiz CláudioBarroso, Ana Beatriz de Paiva Costa2011-01-26T17:36:03Z2011-01-26T17:36:03Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARROSO, Ana Beatriz de Paiva Costa. A mediatização da arte. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6619info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T16:44:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/6619Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T16:44:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediatização da arte
title A mediatização da arte
spellingShingle A mediatização da arte
Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Meios de comunicação
Arte
Comunicação de massa
title_short A mediatização da arte
title_full A mediatização da arte
title_fullStr A mediatização da arte
title_full_unstemmed A mediatização da arte
title_sort A mediatização da arte
author Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
author_facet Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martino, Luiz Cláudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Arte
Comunicação de massa
topic Meios de comunicação
Arte
Comunicação de massa
description Tese (doutorado)— Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-01-26T17:36:03Z
2011-01-26T17:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROSO, Ana Beatriz de Paiva Costa. A mediatização da arte. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6619
identifier_str_mv BARROSO, Ana Beatriz de Paiva Costa. A mediatização da arte. 2007. 333 f. Tese (Doutorado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580821709422592