Análise da apresentação da informação em PDAs : um estudo ergonômico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3094 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006. |
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Análise da apresentação da informação em PDAs : um estudo ergonômicoEngenharia humanaCogniçãoErgonomia cognitivaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.No Brasil, é crescente a popularização dos artefatos portáteis, como telefones celulares e Personal Digital Assistants – PDAs e seu uso na navegação em páginas de Internet. A concepção das interfaces desses sistemas tecnológicos assenta-se numa visão tecnocêntrica. A dificuldade de operação associada aos altos custos do equipamento acaba levando muitos usuários potenciais a desistirem da aquisição ou do uso desses artefatos. Uma das alternativas para minimizar esses efeitos é adaptar as páginas de Internet de forma a contemplar as necessidades e a lógica de navegação dos usuários, contribuindo para que os serviços, produtos e informações se tornem acessíveis. Neste contexto se insere o presente estudo, que tem como objetivo analisar o impacto de duas formas de apresentação da informação na interface para navegação de usuários experientes via PDA. O referencial teórico se apóia nos conceitos de competências, estratégias e modos operatórios e representações para ação, oriundos da Ergonomia Cognitiva. No delineamento do estudo procedeu-se a uma adaptação dos procedimentos propostos pela Tecnologia de Avaliação e (Re) Concepção de Interfaces, adaptada da Análise Ergonômica do Trabalho e da Análise Cognitiva da Tarefa. Os dados foram coletados por meio de observações sistemáticas, entrevistas semi-estruturadas e questionário. Participaram da pesquisa 28 usuários experientes em Internet e em PDAs, sendo 19 do sexo masculino e 9 do feminino, com idade entre 20 e 35 anos. A maior parte dos sujeitos (n=16) possui o nível superior completo e o restante (n=12) o está cursando. Foram comparados dois modelos de apresentação das informações da interface, o modelo tradicional e o linearizado sendo o experimento composto por duas tarefas. O grupo submetido ao modelo tradicional obteve melhor desempenho na execução da tarefa inicial. Na execução da segunda tarefa o desempenho entre os grupos foi similar. Os resultados obtidos apontam que as interfaces não devem perder a sua organização e estrutura original, mas os conteúdos textuais e imagens devem adequar-se ao dimensionamento do PDA de forma a evitar o uso constante das barras de rolagens. Além disso, não só as habilidades de manipulação do artefato, mas outros conhecimentos anteriores à ação, podem favorecer a busca de informação dos usuários de forma a tornar a navegação mais efetiva. A interface tradicional mantém as pistas que permitem ao usuário estruturar melhor o problema da navegação, facilitando a categorização da informação apresentada e, assim, agir por meio de modos operatórios efetivos. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn Brazil there is an increased popularity of portable devices, such as mobile phones and Personal Digital Assistants – PDAs, as also its use to navigate in the Internet. These devices have a techno centric conceptualization of their interfaces. However either the purchase or the use of these devices is reduced due to the difficulties in their operational use and its high costs. An alternative to diminish these problems is to adapt websites according to the necessities and logic of their users, contributing to make services, goods and information more accessible. In relation to this problematic, the goal of this research is to analyze the impacts of two forms of information display on the use oh interfaces by experienced users of PDA. The scope of the analytical framework lies in the Cognitive Ergonomics referring to concepts of competencies, strategic and operational modes and representations. The research design is drawn on an adaptation of procedures from the Interfaces Evaluation and (Re) Conceptualization Technologies, adapted from the Ergonomic Evaluation of Labor and Task Cognitive Analysis. The data was gathered by systematic observation, semi-structured interviews and questionnaires. Participated in the research 28 experienced Internet users and PDA users. From this sample 19 were men and 9 were women, with ages in between 20 and 35 years old. The majority of the users (n=16) has a degree and the others are currently enrolled in a university. Two models of information display of interfaces were compared, the traditional and the linear models. The experiment encompasses two tasks. The group submitted to the traditional model had a better performance on the first task. In the second task both groups had a similar performance. The results of the research indicate that interfaces should not change its original structure and organization. Nonetheless the textual information and images should adapt to the dimension of the PDA with the purpose of avoid the frequent use of scroll bars. In addition, not only the ability in manipulating the device, but also the knowledge acquired before the action, may facilitate the search for information by the users in a more effective way. The traditional interface maintains evidences that enable the user to better structure his/her navigation, facilitating the categorization of the information display thus enabling them to act through effective operational modes.Abrahão, Júlia IssySilva, Tiago Barros Pontes e2010-01-11T16:59:38Z2010-01-11T16:59:38Z2010-01-112006-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Tiago Barros Pontes e. Análise da apresentação da informação em PDAs: um estudo ergonômico. 2006. 66 f. 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