Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Marcus Vinícius Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43711
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.
id UNB_90aae06d909facc0190849e1942e9dd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43711
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de MatemáticaOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)Sequências (Matemática)Teoria dos númerosBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.O objetivo deste trabalho é analisar as diretrizes postas pela Base Nacional Comum Curricular quanto aos conteúdos da teoria dos números, especialmente as Sequências Numéricas, assim como destacar o espaço que o documento dá para a maior valorização das olimpíadas de matemática. O trabalho se inclina a mostrar como os assuntos pertinentes à aritmética dos números inteiros são frequentes nas provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sugerindo então, àqueles interessados na preparação para tal prova, alguns dos assuntos principais e resultados importantes a serem compreendidos. Além disso, dada a análise da Base Nacional Comum Curricular, o trabalho visa dar apoio aos professores da Educação Básica que buscam aproximar sua atividade docente daquilo proposto pela nova estrutura curricular. Com esse trabalho, busca-se fornecer material àqueles professores que buscam introduzir a seus estudantes temas outrora pertinentes apenas às disciplinas de Ensino Superior que versavam sobre aritmética.The goal of this work is to analyze the guidelines set by the Common National Curricular Base regarding the contents of number theory, especially number sequences, as well as highlighting the space that the document gives for the greater appreciation of mathematical olympiads. The work shows how the pertinent themes to the arithmetic of whole numbers are frequent in the tests of the Brazilian Mathematical Olympiad for Public Schools, suggesting then, to those interested in preparing for such tests, some of the main subjects and important results to be understood. In addition, given the analysis of the Common National Curricular Base, the work aims to support teachers of Basic Education who seek to bring their teaching activity closer to what is proposed by the new curricular structure. This work seeks to provide material to those teachers who seek to introduce their students to topics that were once only pertinent to the disciplines of Higher Education that dealt with arithmetic.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalSouza, Matheus Bernardini deDutra, Marcus Vinícius Gonçalves2022-05-13T21:44:01Z2022-05-13T21:44:01Z2022-05-132022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUTRA, Marcus Vinícius Gonçalves. Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática. 2022. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43711A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:58:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/43711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:58:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
title Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
spellingShingle Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
Dutra, Marcus Vinícius Gonçalves
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Sequências (Matemática)
Teoria dos números
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_short Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
title_full Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
title_fullStr Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
title_full_unstemmed Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
title_sort Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática
author Dutra, Marcus Vinícius Gonçalves
author_facet Dutra, Marcus Vinícius Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Matheus Bernardini de
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Marcus Vinícius Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Sequências (Matemática)
Teoria dos números
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
topic Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Sequências (Matemática)
Teoria dos números
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-13T21:44:01Z
2022-05-13T21:44:01Z
2022-05-13
2022-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, Marcus Vinícius Gonçalves. Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática. 2022. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43711
identifier_str_mv DUTRA, Marcus Vinícius Gonçalves. Análise de temas recorrentes sobre Sequências Numéricas nas Olimpíadas de Matemática. 2022. 46 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508410165526528